Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Luz e trevas; Os reinos do Norte

Livro: Luz e trevas.Os reinos do Norte, As três raças: O nascimeto da Valquiria
Editora: Amazon/Independente
Autor(a): Juliana Alves Baroni


Sinopse:
Na cidade de Pergginder começa a surgir uma estranha doença que começa a matar os seus habitantes, ao mesmo tempo que o seu rei parece ter ficado louco e começa a prender e mandar matar pessoas que este julgava ser seus inimigos, entre os seus inimigos estavam os reinos vizinhos, o reino dos anões na montanha de Miityk que vê a sua população também começar a adoecer e o mesmo acontecia no reino humano de Soltarei no meio disto o reino Élfico tentava amenizar a situação com da loucura do rei de Pergginder que queria iniciar uma guerra com os outros reinos.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, hoje eu trago para vocês uma obra de fantasia da querida Juliana. Venham comigo descobrir as minhas impressões à respeito da obra.
O universo fantástico de Juliana Baroni atravessa Reinos e cidades mágicos através de viagens que trazem a tona criaturas encantadas e já bem conhecidas dos enredos de fantasia como anões, elfos, príncipes e Reis, paladinos e valquirias. Entretanto, a criação das personagens da autora foi bem confeccionada e traz características singulares às suas criaturas que as deixam notáveis.

Desde o início, a estrutura montada pela autora para a história, segura o enredo de maneira sólida, fazendo várias analogias entre a realidade e a fantasia. A guerra acirrada entre o Reino do norte (dos anões) e do sul (dos humanos) deixa claro uma analogia a ambição, ao poder, como o de costume encontrado em obras dessa categoria, em que sempre haverá Reinos e guerras com a finalidade de posse.

Mesmo não sendo aficionado por fantasia, o enredo não é arrastado mas a leitura não flui de forma muito agradável por razão da quantidade absurda de erros de ortografia e concordância verbal, que impedem uma melhor experiência no processo, levando, às vezes, até ao não entendimento de algum trecho. Infelizmente não há como negar que este é um ponto muito fraco encontrado na obra.

Em contrapartida, a autora impressionou em mostrar domínio sobre o universo da fantasia, criando e recriando os Reinos, suas dimensões, suas espécies e todo um propósito entrelaçado por trás dos supostos objetivos de sua comitiva. Há personagens bem rememoraveis após o encerramento da leitura como covardes, corajosos, mentirosos, ambiciosos e por aí vai, cada qual com suas peculiaridades, assim como os ambientes apresentados.

Os trechos em que a representatividade das "Trevas" é mencionada, são bem marcantes e fazem o enredo ter mais coesão: "Em nossa terras, anão, elfo ou humano não duram nem uma semana com estas manchas e já firam um servo das trevas, mas estamos andando a um dia e a cada passo sinto menos as trevas de minha terra, aqui a luz reina com força, de onde venho a cidade inteira de você seria uma cidade das trevas, três semanas e vocês dois não sinto a peste em vocês...".

O próprio título da obra já deixa claro os principais acontecimentos do enredo da autora. Dentre eles, o nascimento da Valquíria é, sem dúvida, o fato mais marcante, e que fará com que todo o esqueleto da história tenha uma notoriedade ainda maior.

O capítulo 10 traz personagens muito interessantes das quais gostei muito, e uma espécie de conto dentro da história: as irmãs Sara e Rini, Luz e Trevas. Mediante a um ar bem obscuro, como um conto contado em uma noite na floresta, a autora entrelaça tópicos como as circunstâncias da vida, como visto no trecho: " No centro do galpão uma luz roxa chamou a atenção de Sara ela foi lá verificar mas aquela energia causava dor em Sara ela conseguiu apenas sentar e chorar, pois aquele era o resquício de magia das trevas, ela conjurou uma esfera de luz e jogou lá apagando a prova do que sua irmã havia se tornado".

Num geral, a obra é recomendada para o público que realmente tem afeição pelo universo fantástico. A autora não se intimida e mostra que sabe dominar muito bem as técnicas da criação fantástica. Se o desejo é se aventurar entre Reinos e raças é encontrar muitas reviravoltas no caminho, o livro é uma boa opção. Eu finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima.

Comentários

  1. UAU, eu amo fantasia. Me lembra do universo de Tolkien e dos jogos de RPG. É uma pena que uma leitura que tem tudo para ser maravilhosa, acabe sendo atrapalhada por erros de revisão.

    Abraço,
    Parágrafo Cult ★

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! A obra é sim muito boa, porém existe alguns erros ortográficos que certamente serão corrigidos numa revisão. Abraços!

      Excluir
    2. Larrisa então vaila no meu blog, onde a historia deste meu livro nasceu e muitas outras nasceram a partir desta historia.

      https://afesuafantasia.wordpress.com/

      Excluir
  2. Novamente me sinto honrada em receber um resenha em sue blog, ponto meus pontos fracos, realmente tenho seriosproblema na hora revisar desculpem , mas tambem apontando muito a historia agradeço pormais esta resenha em sus blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana eu que agradeço por confiar a mim sua obra. O seu livro é muitíssimo bom, só falta revisar esses pequenos erros ortográficos. O restante da trama é perfeita e encantadora. Abraços!

      Excluir
  3. Oiii Luciano

    Eu adoro fantasia, e sempre estou buscando novidades pra conferir. Neste ano pretendo ainda conhecer mais autores nacionais do gênero, vou anotar sua dica na minha listinha, quem sabe futuramente confira a obra.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! Anote sim, o livro é muitíssimo bom. Se ler irás amar a leitura. Beijos!

      Excluir
  4. Uauuuu bastante interessante, adoro fantasia obrigada pela passada no blog. Estou te seguindo para acompanhar de pertinho seu blog. retribuí por gentileza! Um beijooo

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia a obra mas achei muito interessante
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vinda. Obrigado por comentar no blog, leia o livro é muito bom. Beijos!

      Excluir
  6. Amoooo esse tipo de história, com certeza vou amar ler o livro também!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi
    não conhecia, gostei da dica, até porque gosto desse gênero apesar de andar lendo pouco dele, gostei da sua resenha.

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/2019/08/resenha-luz-e-trevas-os-reinos-do-norte.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog