Pular para o conteúdo principal

Um Até Breve...

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje eu venho avisar-lhes por meio desta postagem que darei uma pausa com o blogue. Motivo é que estou focado no meu novo livro, que inclusive é a continuação de MUDANÇAS DE UM DESTINO. Para os leitores que já leram este livro sabem que o final da história há um gancho para continuação, sendo assim aqui estou eu para continua-lo. Quero agradecer à vocês leitores por todo apoio, incentivo e carinho com este que vos escreve. Só tenho agradecer vocês. Muito obrigado e até o ano seguinte, pois neste finzinho de 2024 não haverá mais postagens por aqui. Já de antemão desejo para vocês meus queridos e queridas leitoras boas festas, e que 2025 seja de muitas bênçãos para todos que me seguem, durante este tempo. E pra aguçar um pouquinho a curiosidade de vocês, deixarei a capa do livro para vocês darem uma espiadinha. Gostaram? É isso pessoal. Muito obrigado pelo carinho. Abraços! E até breve...

Resenha: Morangos Mofados

LIVRO: MORANGOS MOFADOS

ANO DE LANÇAMENTO: 2015

AUTOR: CAIO FERNANDO ABREU

EDITORA: NOVA FRONTEIRA

NÚMERO DE PÁGINAS: 224

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆




Sinopse: Não choro mais. Na verdade, nem sequer entendo por que digo mais, se não estou certo se alguma vez chorei. Acho que sim, um dia. Quando havia dor: Agora só resta uma coisa seca. Dentro, fora. O que primeiro chama a atenção na leitura de Morangos mofados é a fineza de estilo, a inteligência e a percepção de Caio Fernando Abreu para tratar do que há de mais profundo no ser humano. A busca, a dor, o fracasso, o encontro, o amor e a esperança vão se delineando nesta série de contos que se entrelaçam quase como se fossem um romance.

O medo e a insegurança dominam os nove contos que compõem a primeira parte do livro, O mofo, na qual está representada a vida sob a ditadura militar e a restrição de liberdade. Na segunda parte, Os morangos, vemos uma saída para os traumas impostos pela sociedade. Na última, composta de um único conto, que dá nome ao livro, Caio sinaliza uma esperança: os morangos estão mofados, mas ainda assim guardam o frescor em sua essência.

Numa carta a um amigo, que pode ser lida no final deste volume, Caio conta o processo de criação do livro e o mergulho sofrido e necessário no mundo interior para dele extrair a literatura. Então, esclarece por que o último conto tem um cunho positivo: o personagem se rebelou, libertando-se do autor e decidindo o final à revelia dele.

Lançado originalmente em 1982, Morangos mofados foi um dos maiores sucessos editoriais da época e até hoje é um dos livros preferidos pelos fãs de Caio Fernando Abreu.




Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra!




​MORANGOS MOFADOS (como se fosse fácil dar uma sinopse de um livro de contos) (eu não contei para vocês que era de contos não? Pois é, é de contos): o livro é dividido em três partes, que são OS MOFOS, onde só tem derrota, dor e sofrimento; a segunda se chama OS MORANGOS, que é a parte onde os personagens estão de frente com problemas da sociedade da época e tem de encará-los (explico melhor durante a resenha) e a última, que é apenas o conto MORANGOS MOFADOS.

A primeira coisa que chamará a sua atenção será após o curtíssimo Diálogo, escrito praticamente numa linguagem teatral, com o próximo conto, escrito num monólogo gigante e ininterrupto de oito páginas, revelando a variação de estilos que o autor consegue ter dentro da obra e, claro, escrevendo bem em todos eles, então ponto positivo para Abreu. Os contos têm temática realista, falando muito sobre o período da ditadura e pós de uma forma meio velada, fora a forte ligação do escritor com a música, chegando a pedir que se ouçam certos cantores enquanto se lê tal história.

Os contos da primeira parte pegam pesado nesse negócio de amor não correspondido, praticamente os melhores têm esse tema: Pela Passagem de Uma Grande Dor, por exemplo, é genial utilizando-se da técnica do iceberg para ser um conto onde parece não acontecer nada, mas onde acontece muita coisa, e para mim o melhor monólogo do livro, Além do Ponto, onde está retratado toda a saga de vocês com o Crush. Algumas histórias ficam bem malucas por irem cada vez mais dentro da cabeça do personagem, como o Eu, Tu, Eles, mas esses são as que exigem calma, paciência e uma releitura para pegarmos melhor o sentido das coisas, acontece.

As histórias da segunda parte não são menos pesadas porque falam de gente se dando bem (acho que nem desse lado as pessoas se dão bem) (agora eu dei uma folheada aqui, nossa senhora, ninguém se dá bem mesmo), então nós temos contos como o do Sargento Garcia, o oficial que quer pegar o boy que vai estudar filosofia na faculdade; Caixinha de Música, onde um cara perturbado vai contar para a sua esposa o que anda deixando-o para baixo; e Aqueles Dois, provavelmente a única história de amor que não tem romance e você não deixa de se apaixonar pelo relacionamento dos dois mesmo assim (aliás, a alta quantidade de relacionamentos homossexuais nesse livro se dá pelo simples fato do Caio ter sido gay). Alguns contos dentro do livro têm uma vibe meio surreal, como Diálogo e O Dia que Júpiter Encontrou Saturno, fora alguns que se aproveitam de um tom meio onírico por estar dentro da cabeça dos personagens. Tem também o ultimo conto, que dá nome ao livro, trata-se de um sobrevivente do mundo hippie que vai ao médico porque está doente da alma, mas nenhum check-up aponta isso, e ele sente essa doença se manifestar pelo fato de sentir o tempo todo o gosto de MORANGOS MOFADOS. Extremamente poético, como vários outros do livro, que fala sobre a mudança do mundo e a necessidade de uma nova esperança em um lugar cheio de problemas como o nosso. É isso pessoal. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Oi Luciano, tudo bem? Ainda não conhecia o livro, apesar do nome do autor não me ser estranho. Eu gosto de contos e fiquei curiosa para ler esses. Pela sua resenha parecem interessantes.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Estou bem, e você? Se você gosta de contos este aqui certamente irá agradar-lhe bastante. Espero que leia-o, uma vez que, os contos são interessantes e poéticos. Até breve. Abraço!

      Excluir
  2. Oi!
    Já li muitos quotes desse autor nas redes sociais, mas nunca tive a curiosidade de ir atrás das obras dele, gostei da resenha!

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Se tiver oportunidade leia-o. É provável que você irá gostar da leitura. Abraço!

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem?
    Só conhecia o livro pelo nome, por ser uma obra famosa e pelo autor ser muito conhecido, mas não sabia que se tratava de contos e tampouco das temáticas. Achei muito interessante e certamente leria. Que bom que foi uma experiência tão boa pra você, deu pra perceber que gostou bastante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila! Estou bem, obrigado. Se tiver oportunidade não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir
  4. Olá Luciano, apesar de gostar bastante de ler contos, eles não entram com frequência na minha rotina. Esse eu gostei bastante da premissa, vou adicionar à minha lista. Bjks!

    https://mundinhodahanna.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hanna! Que bom que gostou da indicação. Espero que leia, pois o livro agradou-me bastante. Beijo!

      Excluir
  5. É sim Emerson! Bom fim de semana. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciano, tudo bem?
    Passando aqui novamente pra agradecer sua visita e te desejar um bom começo de semana. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila! Vou bem, e você? Boa semana para nós. Beijo!

      Excluir
  7. Confesso que não conhecia, mas fiquei curiosa com o título uma vez que está muito fora do habitual!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabel! Sim o título é incomum. O livro agradou-me bastante. Beijos e abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog