Pular para o conteúdo principal

Um Até Breve...

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje eu venho avisar-lhes por meio desta postagem que darei uma pausa com o blogue. Motivo é que estou focado no meu novo livro, que inclusive é a continuação de MUDANÇAS DE UM DESTINO. Para os leitores que já leram este livro sabem que o final da história há um gancho para continuação, sendo assim aqui estou eu para continua-lo. Quero agradecer à vocês leitores por todo apoio, incentivo e carinho com este que vos escreve. Só tenho agradecer vocês. Muito obrigado e até o ano seguinte, pois neste finzinho de 2024 não haverá mais postagens por aqui. Já de antemão desejo para vocês meus queridos e queridas leitoras boas festas, e que 2025 seja de muitas bênçãos para todos que me seguem, durante este tempo. E pra aguçar um pouquinho a curiosidade de vocês, deixarei a capa do livro para vocês darem uma espiadinha. Gostaram? É isso pessoal. Muito obrigado pelo carinho. Abraços! E até breve...

Resenha: Os Malaquias

LIVRO: OS MALAQUIAS 

ANO DE LANÇAMENTO: 2022

AUTORA: ANDRÉA DEL FUEGO

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS

NÚMERO DE PÁGINAS: 200

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆




Sinopse: Após perderem os pais, os irmãos Nico, Júlia e Antônio veem-se diante de nova realidade. O mais velho, ainda criança, passa a trabalhar na fazenda de um poderoso da região; a menina, por sua beleza, é adotada e levada para outra cidade; o caçula, um garoto que não cresce, é acolhido pelas freiras do orfanato. Separados ainda na infância, os três vão seguir diferentes caminhos, a um só tempo fantásticos e reais. A escassez de água, de amor e de unidade, que acompanha a família desde o raio que a originou, torna-se abundância à medida que as páginas do livro revelam novas e extraordinárias personagens ― freiras francesas, traficantes de bebês, espíritos ancestrais e pessoas que desaparecem no vapor de um bule a ferver ―, entremeadas por um vale mágico, despertado pela chegada de uma hidrelétrica à cidade de Serra Morena, onde pouco a pouco os Malaquias tentam se (re)encontrar. 




Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra!




Aqui temos a história que acompanha três irmãos da família Malaquias: Nico, Julia e Antônio. Eles tiveram seus caminhos separados após a inusitada morte dos pais em decorrência de um raio que caiu na casa em que todos eles viviam, aos pés de Serra Morena, em algum canto no interior do Brasil. Nico foi trabalhar em uma fazenda. Julia e Antônio foram para o orfanato. A menina foi adotada. O rapaz, que se descobriu anão, ficou morando com as freiras. O pano de fundo da trama dos irmãos é muito bem construido pela autora, mostrando as rotinas, costumes, crenças, cenários e linguagens de um Brasil interiorano que não existe mais.

A ambientação é tão bem feita que, a história em si, de um improvável reencontro dos três irmãos, acaba ficando em segundo plano, mas sem deixar de ser emocionante. Essa descrição do dia a dia rural ainda ganha novos contornos com toques de realismo fantástico, como pessoas desaparecendo em um bule de café, manifestações de ancestrais mortos através de diferentes matérias físicas e até o surgimento de um povoado formado dentro de um navio atolado em uma caverna, consequência da construção de uma hidrelétrica que redirecionou os caminhos da água na região e mudou o destino dos moradores.

O município fantástico de Serra Morena é o Brasil e mostra o que já foi o interior dos nossos estados. A família Malaquias representa nossos antepassados, quando histórias de desencontros familiares eram comuns, deixando marcas eternas na construção da identidade de nossos sobrenomes. Não esperava que fosse tão memorável pra mim. É isso leitores, este livro aqui agradou-me e surpreendeu-me positivamente. Espero que tenham curtido a resenha! Até a próxima!



Comentários

  1. Parece ser um livro incrível e um bom entretenimento.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante deste tipo de temática, mas o que me chama mais a tenção é que se passa no Brasil e isso dá aquele quentinho de ser onde moramos.
    Já anotei a dica e uma ótima semana para você.
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Gosto de encontrar o estilo de vida bem interiorano nas histórias, e adorei ficar sabendo desse livro.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Este aqui certamente irá agradar-lhe, uma vez que, gosta de histórias deste tipo. Abraço!

      Excluir
  4. Essa história eu ainda não conhecia, mas pelo visto, é muito emocionante. Eu gostaria de saber como seria o reencontro dos irmãos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    TikTok | Instagram | Skoob | Threads

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Se puder leia-o, certamente você irá gostar bastante. Beijo!

      Excluir
  5. Oi
    parece ser uma leitura incrível, eu acho que já tinha visto comentarem desse livro antes, pois lembro do novo, que bom que gostou e que foi uma leitura memoravel.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Sim gostei bastante da leitura deste livro. Abraço!

      Excluir
  6. Oi Luciano, eu gosto de ler e escrever histórias que tem essa pegada interior do Brasil e ainda mais com um toque de realismo fantástico. A sua resenha instigou minha curiosidade.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Se curti histórias assim este aqui irá agradar-lhe por completo. Até breve. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog