Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: A Criança do Fogo

LIVRO: A CRIANÇA DO FOGO

ANO DE LANÇAMENTO: 2019

AUTOR: S.K. TREMAYNE

EDITORA: BERTRAND BRASIL

NÚMERO DE PÁGINAS: 368

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆ 





Sinopse: Quando Rachel se casa com o maravilhoso David Kerthen e se muda para Carnhallow, sua vida é tomada por luxos, romance e um carinhoso enteado, Jamie. Porém, sua nova casa e sua nova família estão cercadas de segredos e mistérios que ela nem sequer consegue imaginar. O comportamento de Jamie começa a mudar, e suas perturbadoras profecias ameaçam abalar a sanidade de Rachel. À medida que o passado da família vem à tona, ela passa a questionar a verdade por trás da trágica morte da primeira esposa de David, temendo que a predição feita por seu enteado, de que ela irá morrer no dia de natal, se torne realidade. Fantasmas habitam os corredores de Carnhallow, mil anos de história ecoam nos frios túneis, antes ricas minas de estanho e cobre, que se expandem sob a propriedade, e a vida que Rachel acreditava ser perfeita de repente se torna um terrível pesadelo. 





Olá, caros leitores e caríssimas leitoras. Como estão?  Preparados para mais uma resenha literária? Vamos conhecer então!





Minas abandonadas são um ambiente fértil para inserirmos mitos, lendas e todo o tipo de elementos sobrenaturais. As péssimas condições de trabalho e o sofrimento natural de um ofício exercido embaixo da terra se somam aos muitos desastres que marcam a história de diversas minas espalhadas pelo mundo. Desespero, de Stephen King, é, pra mim, o melhor livro a trabalhar o terror nesse ambiente. Agora imaginem uma família que construiu sua riqueza às custas da exploração de dezenas de minas. Séculos mais tarde, já nos nossos tempos, o herdeiro do lugar tem sua vida abalada por uma tragédia em uma dessas minas. Para finalizar, uma criança – sempre elas, traumatizada pela perda da mãe e que parece não só enxerga-la como também fazer previsões de catástrofes futuras. Maneiro, não? Na mesma pegada de As Gêmeas do Gelo, S.K. Tremayne constrói seu  suspense abusando da claustrofobia, da sensação de desastre eminente e dos leves toques de sobrenatural que nunca se concretizam, mas plantam boas dúvidas nos leitores. A Criança do Fogo surge, portanto, com uma premissa, sinopse, promessa, expectativa e todos os adjetivos mais que forem possíveis enumerarmos de forma positiva. Mas cai no poço do excesso de detalhamento que prejudica consideravelmente aquela que teria tudo para ser uma excelente história. A ambientação de A Criança do Fogo é seu ponto alto. A mansão de Carnhallow com seus muitos cômodos e segredos e os possíveis fantasmas que ali espreitam são desenvolvidos com uma qualidade muito superior à trama que vai se desenrolar. O ambiente é inóspito, cercado por minas abandonadas, tragédias familiares, segredos mal revelados, histórias mal contadas, mistérios a perder de vista, e uma protagonista desequilibrada mentalmente o suficiente para transformar tudo isso em um looping de dúvida nos leitores. Qual o limite entre realidade e insanidade?

Narrado em primeira pessoa por Rachel, a protagonista, A Criança do Fogo traz somente uma visão para tudo o que ocorre ali. É onde ficamos um pouco no escuro e mergulhamos nas dúvidas de uma só personagem. O problema é: até que ponto essa personagem é confiável? Onde está a verdade em meio a tantos mistérios assombrando o lugar? Nasce então um excelente suspense assentado, como falei, em um ambiente pra lá de claustrofóbico. A ele se soma o misterioso Jamie, a tal criança do título. O garoto parece ter dupla personalidade, variações constantes de humor, faz umas previsões loucas de tragédias e diz ver a mãe morta pra todo lado. Ele pode ser a chave para algo? Talvez… E seu pai? Bom, David é o personagem mais dúbio e mal construído do livro. Apresentado tanto como vilão quanto como vítima de si mesmo, ele chega ao fim da obra como alguém pra lá de secundário. A ótima e promissora ideia de A Criança do Fogo naufraga, no entanto, no desenvolvimento confuso do autor. Parece que S.K. Tremayne se perdeu no labirinto de suas minas e não soube dar vazão em texto a tudo o que tinha na cabeça. O detalhamento de algumas situações, talvez visando confundir os leitores, acabou tornando-se enfadonho. Inúmeras páginas a menos resultariam em uma obra mais concisa e quem sabe com melhor qualidade. Porque a insanidade que vai tomando conta das páginas, de fato, produz um suspense em crescimento. Ficamos tão ansiosos quanto Rachel para esbarrar no clímax e quando ele chega, quando ele finalmente chega, é como mergulhar nas frias águas ao redor de Carnhallow. Simplesmente não há um clímax. Ou pelo menos nada que mereça essa definição. A Criança do Fogo carece também de uma boa e satisfatória explicação para de onde veio a porcaria desse título. Porque por mais esforço e boa vontade de nossa parte, é impossível associar Jamie a qualquer coisa decente no decorrer do livro. É uma obra mais sobre Rachel do que sobre uma criança travestida de Charmander. E as minas… Ah, elas poderiam ter uma contribuição maior do que simples cenário. Em resumo, A CRIANÇA DO FOGO é uma obra que deixa muito a desejar em vários aspectos como mencionei anteriormente. Aventureiros do suspense, como eu, leiam A Criança do Fogo se não tiverem nada mais na lista. Mas se meus conselhos valem algo, optem por As Gêmeas do Gelo que vocês vão sair com mais satisfação. Espero que tenham curtido a resenha!



Comentários

  1. Acredito que seja um livro deslumbrante, fascinante de ler
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que pena que a leitura não te agradou. É muito chato quando a obra promete e não cumpre nem metade das coisas...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Pela sua resenha, essa eu passo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Que bom que gostou, mas acho que você não irá gostar tanto do livro.

      Excluir
  5. Oie, li esse logo quando chegou por aqui e foi uma leitura muito rápida, por isso teve pontos positivos. A história é até boa, mas não me cativou de todo.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verdade essa obra não consegue cativar o leitor, infelizmente. Beijo!

      Excluir
  6. Oi!
    Por não ser fã do gênero não sou acostumada com histórias que se passam em minas e entendo o apelo da claustrofobia nessas histórias, que pena que não foi uma leitura tão satisfatória.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciano!
    Que pena que você não gostou tanto, não é meu tipo de leitura favorita, então vou deixar a dica passar mesmo, nem vou me arriscar!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Faz bem em não se arriscar neste aqui, pois certamente você não iria curtir a obra.

      Excluir
  8. Eu não conhecia o livro, mas falou em suspense e mistério, eu já fico curiosa. Achei bem instigante esse lance da profecia do menino, mas é uma pena que a execução e as revelações deixaram a desejar. Vou procurar esse outro das gêmeas que vc falou!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você curte suspense leia AS GÊMEAS DO GELO, uma vez que, é melhor que este aqui.

      Excluir
  9. Oi Luciano, não conhecia nenhum dos dois livros que você citou. Gosto de histórias assim, com esse suspense e uma atmosfera sobrenatural rondando. Vou seguir o seu conselho, já que não tenho nenhum dos dois livros, e procurar 'As Gêmeas do Gelos' para ler primeiro!

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Leia AS GÊMEAS DO GELO primeiro, posteriormente leia este aqui, que infelizmente não é lá grande coisa. Até breve!

      Excluir
  10. Oi Luciano, tudo bem?
    A premissa de fato é instigante, bem como o cenário. Pena que o clímax não seja tão bom.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Luciano, tudo bem?
    Passando aqui novamente para agradecer seu comentário e desejar uma boa semana!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Boa semana pra você também. Beijo!

      Excluir
  12. Olá!
    Mesmo deixando a desejar em vários momentos parece uma história instigante e que deixa a gente bem curioso uma grande parte. amei ver essa resenha aqui.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    o enredo parece ser interessante, pena que o autor acabou se perdendo no desenvolvimento, criando muitos detalhes e desenvolvendo mal alguns personagens.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luciano! Ainda não tinha ouvido falar do livro (nem mesmo lembro de ter visto a capa, rs), mas achei muito bacana a sua resenha!!
     Os Delírios Literários de Lex
    Seguidor Premiado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aléxia! Que bom que a resenha tenha sido de seu agrado.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog