Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Luxúria

LIVRO: LUXÚRIA

ANO DE LANÇAMENTO: 2021

AUTORA: RAVEN LEILANI

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS

NÚMERO DE PÁGINAS: 232

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆





Sinopse: Edie tem vinte e poucos anos e está tentando descobrir quem é e o que quer ser – tudo isso enquanto trabalha numa editora e faz as piores escolhas amorosas possíveis. Pela internet, ela conhece Eric, um homem branco de meia-idade que tem um casamento aberto e com quem inicia um relacionamento.

Quando Edie perde o emprego, a esposa de Eric, Rebecca, convida a jovem para passar um tempo em Nova Jersey, onde vivem com Akila, a filha adotiva do casal – que também é negra. Com essa nova dinâmica familiar – marcada pelas tensões políticas, sociais, econômicas e identitárias dos tempos atuais –, as intenções e os pontos de vista de todos os personagens estarão em xeque. E, assim, através de um emaranhado de raiva, dor, ternura e afeto, Edie talvez consiga compreender mais a respeito de si mesma, de seu talento e de seu lugar no mundo.





Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão? Preparados para mais uma resenha literária? Vamos conhecer então!





Edie, a protagonista, está naquela fase da vida em que nada é garantido. Funcionária em uma editora de Nova York, está entediada com o trabalho e se sentindo ameaçada por uma nova contratada, uma jovem negra como ela em um ambiente majoritariamente branco. Como se não houvesse lugar para mais de uma pessoa negra na editora. Ainda mais quando a CONCORRENTE age para agradar a todos, enquanto Edie não faz questão nenhuma disso. 

Além disso, a reputação de Edie dentro da editora não é a das melhores, apenas porque ela dormiu com vários caras que trabalham lá — como se isso definisse caráter. Mas todas essas coisas pesam na sua rotina, e para piorar, ela ainda engata em um relacionamento com um cara casado e mais velho, Eric, que tem um relacionamento aberto. Só que é aqui que as coisas complicam. 

Após uma série de derrotas que sofre no trabalho e na vida, Edie vai se envolvendo ainda mais com Eric, a ponto de conhecer sua própria família: a esposa dele, Rebecca, e sua filha adotiva Akila, uma adolescente negra que passa pelas mesmas dificuldades que Edie passou e ainda tem que viver em um ambiente quase totalmente branco. Eric vai ficando em segundo plano quando ela vai se aproximando ainda mais de Rebecca e Akila. A esposa e Edie nutrem um sentimento ambíguo uma pela outra. A protagonista admira a classe de Rebecca, mas também enxerga como sua vida é tão significado como a sua. Rebecca enxerga em Edie uma referência para a sua filha, alguém que pode ajudá-la a entender o que ela passa. 

A obra tem uma narrativa direta e sincera a partir das próprias palavras de Edie. Raven Leilani explora o desejo, a insegurança, os medos e impulsos repentinos dessa personagem. É como se ela corresse para os problemas e fugisse das soluções. Sem casa, sem emprego, sem perspectivas de melhora, Edie aceita o convite para viver com eles, observa suas vidas, se coloca no lugar de uma família suburbana que não sabe como lidar com as mudanças da própria filha pois não têm como compreender o que ela passa. Ver a família de Eric faz Raven se reconciliar com a própria existência.

Edie sabe que Rebecca seria incapaz de ensinar a menina a cuidar de um cabelo crespo. E Akila tem como referência meninas e mulheres de cabelos lisos. É Edie quem ensina Akila a cuidar de algo tão simples, mas tão importante, que os pais dela sequer pensaram. Ela percebe também os olhares estranhos que ela e a menina recebem da vizinhança, ela entende o isolamento em que a adolescente se coloca, porque ela também está isolada. A escrita de Leilani é deliciosa, embora áspera, me surpreendi positivamente com ela, uma vez que, este foi meu primeiro livro que li da autora. 

A protagonista cai em armadilhas, ela se deixa levar pelas emoções, coloca sua vida nas mãos de pessoas que não fazem ideia de como é a sua realidade: os olhares tortos, os julgamentos. Mas às vezes precisa-se chegar no fundo do poço e sofrer as consequências das escolhas erradas. Nesses momentos, Edie reforça o que quer e o que não quer. Sabe que não tem que se colocar como uma mulher dócil e obediente para ser aceita. Percebe que, no final, suas escolhas vieram de um momento de medo e fragilidade, e consegue enxergar que a vida dos outros, daqueles que ela achava serem BEM-SUCEDIDAS, é tão fodida quanto a sua. Eles não são melhores do que ela. Em resumo, LUXÚRIA é um romance marcante, com uma protagonista que não é forte, mas muito crível.

Recomendo! Espero que tenham curtido a resenha!




Comentários

  1. Oi, Fabiano! É bem por aí mesmo. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano!
    Não conhecia o livro, fico feliz que tenha sido uma boa experiência para você.
    No momento, não é um título que prenderia minha atenção, infelizmente.
    Abraço
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Que pena que a obra não tenha lhe despertado interesse. Abraço!

      Excluir
  3. Eu não conhecia esse livro. Que bom que foi uma boa leitura para você. Não faz muito o meu estilo, por isso não me despertou a vontade de ler, mas dia resenha ficou show!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luciano.
    A premissa lembra o livro A outra garota negra, mas só o começo, depois envereda por outro caminho. Fiquei bastante interessada e se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Leia sim, depois conte-me o que achou, certamente você irá gostar. Abraço!

      Excluir
  5. Oi, Teresa! É sim, não deixe de conferir. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quando vi a capa desse livro pela primeira vez e li a sinopse não tinha ficado muito curiosa com a história, mas ao ler a sua resenha o livro me fez lembrar de um dos melhores filmes que assisti esse ano (A Pior Pessoa do Mundo), com certeza vou ficar de olho na obra!

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Que bom que você se interessou pelo livro. Leia-o, e depois conte-me o que achou, certamente você irá gostar. Abraço!

      Excluir
  7. Oie, a proposta é bastante curiosa e adorei a resenha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Que bom que gostou. Não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir
  8. Parece ser uma história bem forte, com altos e baixos, mas muito interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Luciano, tudo bem?
    Pelo título e capa, não imaginava que focasse tanto nas questões familiares e nos dramas relacionados a representatividade. Gostei de ser surpreendida por esses detalhes.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri. Vou bem, e você? A capa deste livro pode enganar em um primeiro momento. Espero que você leia-o, certamente irá gostar. Beijo!

      Excluir
  10. Olá Luciano, que bom que a leitura te foi agradável. Mas sinceramente, eu não esperava um romance marcante desse jeito, com esse título. Tanto ele, quanto a capa prometem algo completamente diferente e eu me sentiria enganada ao ler, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Eu entendo. De todo modo a obra me agradou. Beijo!

      Excluir
  11. Olá Luciano, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas sua resenha me chamou muito a atenção. Por ser uma personagem negra, acredito que todos os problemas enfrentados são cada vez piores né, porque até atualmente ser negra e viver em uma sociedade que não vê essas pessoas da maneira que deveriam é complicadíssimo. Amei demais a resenha e pretendo ler o livro.

    Abraços, Tham

    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thâmila! Vou bem, e você? Que bom que gostou da resenha. Não deixe de conferir, depois conte-me o que achou. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog