Pular para o conteúdo principal

O Conto De Narcisa Gratuito Na Amazon!

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje venho informar-lhes que de hoje até o dia 19 estará gratuito O CONTO DE NARCISA lá na Amazom. Corre lá e garanta já o seu. Abaixo segue a Sinopse e o link do conto. Corre lá leitores! Sinopse: Narcisa e suas amigas vão farrear no Carnaval carioca e um acontecimento inesperado surge mudando o rumo de Narcisa e suas amigas. https://www.amazon.com.br/Conto-Narcisa-Luciano-Otaciano-ebook/dp/B0CW1M54XY/ref=mp_s_a_1_1?crid=58INTTZVK4TE&dib=eyJ2IjoiMSJ9.hi28WSXET6TZcPcdXOC0wONHqEeZzVtok0SVrChVy_kBWac81PEmrrzb7Uucjlwh58e2thvKtUlpa2Sxj7Kj-Z205c8UPEGtTZYD06QZfyRKaK4XpbE7aDvy7aOnJfDQBvs2I6dV-mNYsP5Vk3tN8PCKnnpnR0KUGgJoA8umMbyBm7hcCKQm5iqrub6kcNoWqhGCN2cJogNR2FsiuOhYag.YRl7UyQDFM4-RKhEjmiJSa31MICw_TUiHxjl-EUJYBY&dib_tag=se&keywords=luciano+otaciano&qid=1713283256&sprefix=%2Caps%2C724&sr=8-1 É isso pessoal!  Até a próxima postagem! 

Resenha: Um Cântico Para Leibowitz

LIVRO: Um Cântico para Leibowitz

ANO DE LANÇAMENTO: 1982

AUTOR:  Walter M. Miller Jr.

EDITORA: Círculo do Livro

NÚMERO DE PÁGINAS: 306

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★♦





Sinopse:

Um cântico para Leibowitz foi primeiro publicado como três crônicas na revista The Magazine of Fantasy and Science Fiction, em 1955, 1956 e 1957, e finalmente como livro após alguma reelaboração. Na primeira parte, Fiat Homo, o cenário é uma nova Idade das Trevas, 600 anos após uma guerra nuclear, onde o mundo destruído é assolado por bestas, mutantes e salteadores. Após a hecatombe nuclear, a ciência e os cientistas foram responsabilizados e expurgados pela turba. Com o grande expurgo, os cientistas buscaram santuário em mosteiros católicos. O conhecimento técnico-científico ficou perdido em meio às ruínas, preservado apenas em resquícios indecifráveis por monges de novas ordens influenciadas pelos cientistas que foram nelas recebidas. Um desses monges encontra, com a ajuda de um estranho andarilho (o Judeu Errante das lendas), um esquema de montagem de uma peça de máquina pertencente à São Leibowitz, um cientista-monge instaurador da ordem ao qual ele pertencia.
Na Abadia de São Leibowitz, os monges copiavam, gerações após gerações, as recordações de Leibowitz, sem entender seu significado. Leibowitz é considerado santo, mas ironicamente, o leitor vê que ele era um cientista e suas entesouradas relíquias eram...




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




O mundo como conhecemos não existe mais; ele foi destruído pelos homens em uma guerra nuclear insana. Os poucos sobreviventes receberam de herança um mundo devastado, porém ainda existia conhecimento para que tudo fosse reconstruído. Mas, a maior parte dos sobreviventes acreditava que a culpa de tudo que acontecera era da tecnologia e do conhecimento acumulado. O resultado foi desastroso: intelectuais foram perseguidos e os livros foram queimados.

A humanidade mergulhou nas trevas da ignorância. Em meio a terras áridas, a população tentava sobreviver criando animais ou plantando o que desse. A Igreja Católica remanescente do ataque tentava trazer um pouco de luz à humanidade, mas não dava conta da maioria das necessidades, pois os padres e monges não tinham os conhecimentos necessários.

Poucos livros sobraram do holocausto do conhecimento feito pelos sobreviventes e estes estavam guardados na Ordem Albertina de São Leibowitz. Apesar dos padres e monges não entenderem praticamente nada do que eles tinham guardado, eles defendiam os livros com sua própria vida, pois acreditavam que, um dia, a humanidade seria capaz de se reerguer. Porém, se isso acontecesse, será que conseguiríamos aprender com os seus erros ou os repetiriam?

Um Cântico para Leibowitz é um livro distópico que entrou para os meus favoritos. Apesar de eu ler muitas obras desse gênero, esse livro, para mim, foi único. Sua narração é completamente diferente das outras distopias que já desbravei; o vocabulário, a grandeza... Tudo contribuiu para que eu amasse a obra.

A primeira grande diferença que temos desse livro para a maior parte das distopias é a narração. Walter M. Miller Jr. optou por uma narração mais lenta, cadenciada e com pouca ação. A linguagem também é bem mais trabalhada do que o normal. Mas quem pensa que isso é ruim está enganado. Ao invés da ação, Walter privilegiou uma paisagem muito bem descrita e uma distopia quase psicológica. O mais importante não são as batalhas, mas a mente dos protagonistas. Não há super-heróis e sim humanos normais que sofrem com a devastação da Terra.

Os personagens também contribuíram de uma forma incrível para a excelência do livro. Todos eles, protagonistas ou coadjuvantes, foram explorados ao máximo. Entendemos seus medos, suas angústias e também suas dores. Apesar de o livro ser em terceira pessoa, o autor conseguiu dissecar a mente de cada um de uma forma que nem um livro em primeira pessoa é capaz.

Outro ponto que me ganhou foram as passagens em latim do livro. Sou fascinado por essa língua e, ao vê-la no livro, fiquei mais do que surpreso. E, claro, para um completo entendimento, a editora providenciou um glossário de termos e expressões no final da obra.

Por todos esses motivos, eu recomendo de olhos fechados Um Cântico para Leibowitz para qualquer um. Esse livro vai agradar a quem gosta de distopia, de ficção científica e de livros com um ar psicológico. Em resumo,   Um Cântico para Leibowitz é uma leitura excelentíssima para os amantes do gênero. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!




Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Eu não conhecia esse livro ainda. Mas fiquei bastante interessada nele ao ver seus elogios. Eu sempre fico com um pé atrás nesses livros de distopias porque é muito real e fica aquele medo de acontecer do jeito que está indo a humanidade.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Que bom que você se interessou por lê-lo. Espero que você o leia, pois é um livro espetacular. Abraço!

      Excluir
  2. Ei, Luciano, tudo bem? Eu não estou muito habituada em ler distopias, mas recentemente tenho me aventurado uma vez ou outra. Eu vou deixar a dica anotada, você disse que os personagens são muito bem trabalhados e isso é uma coisa que me agrada bastante, e latim em um livro é diferente de tudo o que eu já vi. Beijos.

    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura. Vou bem, e você? Ler distopia já faz parte de minha rotina literária, sempre que posso eu leio este gênero que muito me agrada. Espero que você leia este livro. Beijo!

      Excluir
  3. Olá Luciano!

    Eu gosto de Distopias e essa parece ser uma impar.
    Parece ser uma joia esse livro e que bom que você resenhou ele, pq eu não conhecia.

    Parabéns pela resenha, dá muita vontade de pegar o livro pra ler agora.

    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen! Este livro é espetacular, espero que você o leia. Que bom que a resenha lhe agradou. Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Luciano!
    Faz muito tempo que não leio uma boa distopia, deu até saudade agora haha.
    Fiquei interessadíssima nessa, já salvei a indicação ♥

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Que bom que você salvou a indicação. Espero que leia. Abraço!

      Excluir
  5. Gosto de ficção científica e tenho que ler mais distopias. Acho que essa recomendação seria ótima para eu ler em um momento que tivesse oportunidade.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Você irá amar a leitura deste livro. Abraço!

      Excluir
  6. Não conhecia esse livro, não sou de ler muita distopia, mas fiquei curiosa por essa narrativa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciano, tudo bem?
    Achei o tema interessantíssimo. Imaginar um futuro em que destruímos tudo que construímos realmente dá bastante oportunidade de discutir o papel da humanidade.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Como sempre uma excelente resenha. Parabéns!

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fabiano! O livro é excelente, se você gosta de sci-fi se agradará da leitura. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu também gosto bastante de distopias e não conhecia esse livro. Só pela resenha, é de fato um livro único, mas com uma ideia totalmente possível de acontecer, dadas as últimas notícias que vemos nos jornais.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Se puder não deixe de conferir, certamente você gostará da leitura. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog