LIVRO: Verme
ANO DE LANÇAMENTO: 2017
AUTOR: Jim Carbonera
EDITORA: Submundo das Letras
NÚMERO DE PÁGINAS: 242
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★
Sinopse:
Entre o fictício e o real, Rino Caldarola narra em primeira pessoa suas desventuras e desatinos em Porto Alegre, sua cidade natal. Inconformado pela escassez de inspiração e à procura de um lugar ao sol no cenário literário brasileiro, o protagonista é o reflexo das desilusões e dos anseios que atormentam uma sociedade cada vez mais conturbada e contraditória.
Com uma narrativa insolente e exasperada, Rino constrói e defende seu espaço pessoal utilizando-se de ironia, arrogância e de um erotismo cru. Busca desvencilhar-se de sua mãe coruja e do seu bairro que outrora fora de classe média, mas agora se elitiza em nome do progresso. E, principalmente, luta para desembaraçar sua paradoxal maneira de pensar e ver o mundo.
Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.
Verme! é uma obra muito diferente de a maioria das que li. Sendo um livro de realismo urbano. E, através desse realismo, Jim Carbonera nos faz enxergar um Rio Grande do Sul bem diferente do que muitos imaginam.
Quem espera um livro fantástico, com dragões, vampiros e outros seres fantasiosos, melhor mudar de ideia. Jim constrói um livro onde enxergamos no protagonista uma pessoa real, com questionamentos e dúvidas verdadeiros. Enxergamos uma cidade boêmia e viva, onde os personagens poderiam ser amigos ou conhecidos nossos.
Rino, o protagonista do livro, é um escritor iniciante que tenta viver apenas de sua própria escrita. Ele não trabalha, vive de uma renda fixa de um imóvel, e alterna suas horas livres entre a escrita e a boêmia. Muitas vezes, Rino parece um pequeno barco lançado ao mar, sem âncora, que é levado para onde as ondas desejam. O interessante disso tudo é que ele gosta disso.
Um aspecto muito importante no livro é a vida sentimental do protagonista. Como você deve imaginar, ele não é nenhum príncipe encantado. Não namora, mas vive em pequenos relacionamentos quase sérios. Porém, isso não impede que ele se lance à caça sempre que possível. Ele é quase um conquistador inveterado, porém, sem se gabar disso.
Um dos pontos altos da obra é, sem dúvida, a qualidade do realismo que o autor transmite em suas palavras. Os lugares são descritos com muita exatidão, mas sem se tornar enfadonho. Você consegue enxergar os ambientes, as pessoas com quem Rino se envolve. Tudo isso ainda se torna mais salientado porque a narrativa é em primeira pessoa.
Aliás, o fato de o livro ser narrado em primeira pessoa tem uma importância suprema, principalmente na construção dos demais personagens. Rino é inteligente e sagaz, então muitas vezes dá para duvidar se os demais personagens são exatamente aquilo que ele fala. Somos reféns de sua visão e ele só leva realmente à sério quem ele quer.
Assim como a vida, não há uma estória definida; apenas dias após dias, formando um todo que faz completo sentido. Ao término do livro, o sentimento do leitor é tão confuso quanto o próprio protagonista; mas fica a certeza de que, aproveitar ao máximo cada dia, como Rino, é a solução.
A leitura da obra é muito ágil, principalmente por ser realista. Ademais é uma leitura prazerosa e descontraída, apesar de o livro curto o leitor é completamente envolvido com o texto.
Certamente indico o livro para todos aqueles que gostam de realismo nas obras literárias. E, para quem prefere livros fantásticos, dê uma chance a essa obra. Você vai se surpreender.
Em resumo, Verme é um livro surpreendente e bem escrito. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!
Oiii Luciano
ResponderExcluirEu adorei essa dica principalmente pela trama estar ambientada em Poa, e apresentar o rio Grande no geral, nunca li nada ambientado aqui á exceção do clássico da Casa das Sete Mulheres, e gostaria de ler Verme por causa disso. Também achei interessante ser um livro mais realista, porém que tem um toque descontraido.
Beijos, Ivy
www.derepentenoultimolivro.com
Oi, Ivy! Espero que você leia o livro, por morar no Sul do país, presumo que você se agradará da leiura deste livro. Beijo!
ExcluirOi, Luciano!
ResponderExcluirAgora fiquei curiosa pra entender o título desse livro haha.
Acho que li poucos livros com essa vibe realista e achei esse bem interessante! Ótima resenha ;D
Estante Bibliográfica
Oi, Laura! Se você ler saberá o motivo deste título. Espero que leia esta obra. Que bom que gostou da resenha. Abraço!
ExcluirOi, Luciano!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, o autor e a editora, mas quando você disse que a obra é de realismo urbano, não poderia esperar menos que pessoas reais sendo retratadas. Gosto dessa premissa de trazer a humanidade nua e crua, por assim dizer, para a literatura. É legal saber que há autores fazendo isso no Brasil.
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Oi, Fernanda! Espero que você possa ler este livro, pois é excelente. Beijo!
ExcluirVocê sempre lê umas obras muito interessantes. Bem legal pois sempre encontro dicas diferentes por aqui :)
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi, Monique! Que bom que você gosta de as minhas indicações de leitura. Espero que você leia este livro, você irá se agradar muito da obra. Abraço!
ExcluirOlá, Luciano.
ResponderExcluirEu já conhecia o autor mas nunca li nada dele. Acho que já comentei por aqui que não sou fã de narrativa em primeira pessoa. Exatamente por ficar refém da visão do narrador hehe. Por esse motivo acho que não leria o livro.
Prefácio
Olá, Sil! Lembro-me de você ter dito sobre não gostar da narração em primeira pessoa. Eu particularmente prefiro em terceira pessoa, muito embora adore narrações em primeira pessoa. Abraço!
ExcluirOi, Fabiano! No sul do país existem muitos autores e autoras maravilhosos. Espero que você leia o livro. É um povo muito educado o da região sul do país, embora existem pessoas educadas em todos os estados brasileiros. Abraço!
ResponderExcluirEscrever pelo smartphone às vezes acontece de a mensagem sair incorreta, mas não se preocupe com isto.
ResponderExcluirOi, Lu!
ResponderExcluirDe todas as resenhas que li aqui do blog, a desse livro foi a que mais me interessou. Amo personagens que são o completo oposto de mim, e acabo mergulhando profundamente na leitura.
Amei, Luciano! Ótima resenha.
Abraços.
Oi, Maju! Fico feliz em saber que se interessou verdadeiramente pela obra, espero que você o leia, pois o livro é excelente. Que bom que a resenha lhe agradou. Abraço!
ExcluirLuciano, sua resenha foi muito interessante!
ResponderExcluirFiquei interessada, pois não conhecia a obra...
Voce disse que a escrita é bem realista, chega a detalhar de forma crua? Ou não?
Pergunto porque algumas leituras , de tão descritivas, fazem ate meu estomago revirar de verdade rsrssr
sua resenha está ótima!
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Oi, Pâmela! A escrita é realista, sendo assim detalhes são descritos de forma crua, embora não em sua totalidade. Você saberá se o seu estômago revirará se o ler, espero que leia-o. Que bom que gostou da resenha. Beijo!
ExcluirOi, Luciano
ResponderExcluirNossa, bacana ler de novo uma resenha sobre esse livro. Há alguns anos bastante gente resenhou ele por aqui, mas se eu não me engano a capa era outra.
Eu gosto bastante dessas narrativas mais reais e identificáveis, principalmente quando o livro é ambientado aqui no Brasil. Gosto de saber onde eu estou e de sentir que aquilo ali existe, sabe?
Adorei ver esse livro por aqui!
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi, Tamires! O livro é excelente. É uma leitura bastante verossimilhante e factível, pois por ser ambientada em território nacional, o leitor sente-se muito mais próximo. Que bom que gostou da indicação. Beijo!
ExcluirEssa parece ser uma leitura que nos leva a refletir bastante. Nem tudo do livro me chegou atenção, mas gostei da sua resenha <3
ResponderExcluirAbraço
Imersão Literária
Oi, Leyanne! A leitura pode ser considerada reflexiva na medida que a realidade está explicitada na obra. Que bom que a resenha lhe agradou. O livro é excelente. Abraço!
ExcluirResenha incrível. Parabéns.
ResponderExcluirBom fim de semana!
OBS.: O blog está de volta com novos posts. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Oi, Emerson! Obrigado. Que bom que gostou. Quando puder leia este livro. Abraço!
ExcluirUau, eu adorei a resenha!! Parece um livro com bons personagens, eu fiquei curiosa para ler e conhecer a escrita do autor..
ResponderExcluirAbraço!
Oi, Jéssica! O livro possui bons personagens. Quando puder leia-o, você irá gostar da leitura. Que bom que a resenha lhe agradou. Abraço!
ExcluirGostei quando você disse que o autor consegue descrever sem deixar a escrita cansativa, isso é tão difícil de fazer, então deve ser sempre pontuado. Adorei a resenha e fiquei curiosa para saber mais da história!
ResponderExcluirBeijos
http://www.leiapop.com/
Oi, Bruna! A leitura deste livro é bastante prazerosa, você irá gostar. Que bom que a resenha lhe agradou, espero que leia o livro. Beijo!
Excluir