Pular para o conteúdo principal

Até Logo Mais!

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  ATÉ LOGO MAIS! Hoje, venho com o coração envolto em silêncio, não para dizer adeus, mas para anunciar uma pausa. No dia 09 deste mês, sigo viagem. Um percurso  necessário, conduzido pelo trabalho, mas igualmente orientado por algo maior — esses chamados que não podemos ignorar quando a vida nos sussurra com firmeza. Estarei ausente deste blog por algum tempo. Estimo que dois, talvez três meses. Mas não encarem esse intervalo como ausência — vejam-no como um recolhimento. Um tempo de escuta, de aprendizado, de entrega. Assim como a terra precisa do inverno para florescer na primavera, também as palavras precisam repousar, para depois renascer com mais Luz, ou trevas, vai saber. Convido vocês a revisitarem os textos que já foram deixados aqui — cada um deles é um pequeno altar, um respiro, uma possibilidade de reencontro com algo maior. Às vezes, o que foi escrito há tempos carrega agora uma resposta que antes não sabíamos ...

Resenha: Doce Vampira

Livro: Doce Vampira
Editora: Avec
Autora: Ju Land



Sinopse:
Os vampiros se revelaram ao mundo, mas ainda sofrem muitas desconfianças dos humanos. Apaixonadas Duda e Esther precisam lidar com todos os tipos de discriminação por serem de raças diferentes e ambas do mesmo sexo. Será que o amor delas sobreviverá a segredos e ao fanatismo? Descubra nesse romance com toques de drama e mistério. Entre de cabeça no universo fantástico criado pela escritora Ju Lund.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



Eu sei que muitos já estão saturados dos tais vampiros. Se você é um desses, não desanime de ler essa resenha. Garanto-te que Doce Vampira é totalmente diferente dos livros vampirescos que você encontra por aí. O motivo é simples: Ju Land conseguiu inovar dentro de um tema já batido. Como? Continue lendo para saber mais.
O enredo de Doce Vampira ocorre no futuro, um tempo onde os vampiros já se mostraram ao mundo. Aliás, não apenas se mostraram; eles já estão inseridos na sociedade. Possuem documentos, o sangue que os alimentam é fornecido pelo governo e certa harmonia existe entre a raça vampira e a raça humana.
Nesse contexto, Duda e Esther acabam se apaixonando. O que parecia algo normal acaba se tornando extremamente complicado. Com o relacionamento, preconceitos se afloram e as duas terão que enfrentar discriminações que pareciam não mais existir. Uma escolha precisará ser tomada. Será o amor delas forte o suficiente para resistir?
A premissa diferenciada foi o que me chamou a atenção e o que me prendeu durante a leitura de Doce Vampira. Lund conseguiu ir além do que normalmente se alcança na literatura vampiresca; ela misturou fantasia, aspectos distópicos e um romance que quebra com o padrão heteroafetivo que estamos acostumados. Essa mistura, sem dúvidas, é o grande charme da obra.
Outro aspecto que ganha peso no livro é a crítica social realizada. Claramente a autora aborda problemas sociais atuais – como o preconceito – em um futuro distante e fantástico.
O aspecto distópico também fez a obra ganhar pontos, pois possibilitou que o livro fugisse do “apenas romance”, o que tornaria o enredo cansativo. Nesse ponto, aliás, o detalhe que me agradou é a intertextualidade latente com a obra Laranja Mecânica. A protagonista da presente obra enfrentará algumas dificuldades que parecem inspiradas na obra Burgess. Não é plágio, que fique claro, mas há uma interseção. Apesar da semelhança, as obras se distanciam visto que, em Doce Vampira, os objetivos são diferentes e o processo é menos brutal.
Contudo, nem tudo são flores; infelizmente, dois pontos desagradam. O primeiro deles é em relação a alguns detalhes no relacionamento de Duda e Esther. Em certos momentos, tudo parecia muito infantil ou superficial, o que me irritava. Aparentemente, faltava algo, seja maturidade das duas ou cenas extras. O segundo problema foi em relação à escrita; apesar de uma narrativa rápida e envolvente, é possível perceber que ela ainda carece de amadurecimento, o que deve ocorrer, acredito, no decorrer da série.
Assim sendo, diante de tudo que foi descrito, resta-me indicar a obra. Apesar das pequenas ressalvas, Doce Vampira é um livro inovador, interessante e que prende o leitor do começo ao fim. Se você curte romance e fantasia, essa obra foi feita para você.
Em resumo "Doce Vampira" possui mais acertos do que erros quase que imperceptíveis durante a leitura. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!



Comentários

  1. Oi Luciano,
    Vou tentar voltar ao mundo dos vampiros com Irmandade da Adaga Negra, vamos ver se funciona... Porque ultimamente é um tema muito difícil de me conquistar. Por mais elogios que "Doce Vampira" ganhe, eu fico com um pé atrás... Infelizmente.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Eu te entendo perfeitamente. É um tema super batido já, no entanto dá para encontrar alguns poucos livros que valem a pena. Este aqui é um desses, e é nacional. Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Eu não conhecia a autora nem o livro. Sendo um tema batido, não tenho lido nada sobre vampiro, mas realmente fiquei com vontade de ler esse e acho que é um ótimo livro para retomar o tema.
    Agradeço a indicação.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa vou bem e você? O livro é bom, recomendo a leitura. Para quem gosta de livros sobre vampiros, este aqui irá agradar em cheio. Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Luciano!
    Nunca fui chegada nessas histórias de vampiro (pelo menos essas mais recentes). Eu cheguei a ver algumas coisas sobre esse livro na época do lançamento (acho que a autora me mandou uns marcadores...), mas não me animei a ler. Bacana ela ter conseguido inserir crítica social no meio disso tudo. Tomara que os próximos volumes te agradem mais!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Sim o livro tem crítica social bacana, o que melhorou a obra consideravelmente. Espero que eu goste dos volumes seguintes, mais do que este. Beijos!

      Excluir
  4. Olá, Luciano.
    Eu já vi esse livro sendo indicado em alguns blogs tempos atrás. Mas o elemento vampiro não me atrai tanto assim e não sei se é um livro que eu leria.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Acho que o mais que mais gostei na obra é o fato de ter um casal lésbico como protagonista. Isso ainda é incomum na literatura mais jovem, mas é super importante pra ir contra certos estigmas. Ótima dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? Fico feliz que você tenha gostado da dica. Ainda se vê poucos casais lésbicos na literatura vampiresca, mas aos poucos esse estigma será trespassado. Beijos!

      Excluir
  6. Olá Luciano, eu amo livros de vampiros, mas eu não curto muito quando eles são romantizados. Sou do time que curte eles na "versão original", com terror e bastante sangue, rsrs. Não gosto muito da ideia de vampiros se apaixonando por humanos, parece que, sei lá... a gente se apaixonando pela comida, sabe? É esquisito... Fora que, com tantos apelos dos bancos de sangue pedindo para repor estoque, que tá baixo, é meio esquisito que o governo doe para vampiros não matarem pessoas... Sei que tem a licença poética, mas não curti a premissa não... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hanna! Entendo perfeitamente o seu ponto de vista. Beijos!

      Excluir
  7. Opa, tudo bem por aí?

    Não conhecia a obra. A temática, ao meu ver, está um pouco batida, sabe? Então, eu acho que não seria uma leitura interessante para mim no momento. Que bom que a obra tem mais pontos positivos do que negativos, pelo menos :)

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gleydson vou bem! O livro é bom, apesar de as ressalvas, no meu entender vale a leitura. Principalmente para os que gostam de vampiros. Abraço!

      Excluir
  8. Oi Luciano.
    Eu já tinha ouvido falar no livro na época de seu lançamento, mas apesar de gostar muito do tema "vampiros", ainda não me senti tentada a ler. Gostei muito da sua sinceridade em relação a leitura. Uma ótima resenha.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia! Quando você sentir que é o momento leia o livro, pois você que aprecia o vampirismo, certamente a leitura irá te agradar. Abraço!

      Excluir
  9. oi
    já li resenha positiva dessa história, mas ela não chama muito a minha atenção, que bom que gostou da leitura e que acaba trazendo uma diferença, pena que mesmo gostando ainda teve ponto que te desagradou, pelo menos o lado positivo foi mairo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Apesar dos pontos falhos da obra, a leitura é agradável tornando um bom livro de ser lido. Beijo!

      Excluir
  10. A proposta do livro parece muito boa e eu leria com certeza. Gosto de quando tem representatividade e elementos sobrenaturais. Os pontos que citou e que o incomodaram provavelmente teriam o mesmo efeito em mim. Mas realmente fiquei com vontade de conferir.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro é bom de ser lido, principalmente para quem gosta e ler frequentemente livros sobre vampiros. Você irá gostar de o ler. Beijos!

      Excluir
  11. INSTEAD OF GETTING A LOAN,, I GOT SOMETHING NEW
    Get $5,500 USD every day, for six months!

    See how it works

    Do you know you can hack into any ATM machine with a hacked ATM card??
    Make up you mind before applying, straight deal...

    Order for a blank ATM card now and get millions within a week!: contact us
    via email address::{Universalcardshackers@gmail.com}

    We have specially programmed ATM cards that can be use to hack ATM
    machines, the ATM cards can be used to withdraw at the ATM or swipe, at
    stores and POS. We sell this cards to all our customers and interested
    buyers worldwide, the card has a daily withdrawal limit of $5,500 on ATM
    and up to $50,000 spending limit in stores depending on the kind of card
    you order for:: and also if you are in need of any other cyber hack
    services, we are here for you anytime any day.

    Here is our price lists for the ATM CARDS:

    Cards that withdraw $5,500 per day costs $200 USD
    Cards that withdraw $10,000 per day costs $850 USD
    Cards that withdraw $35,000 per day costs $2,200 USD
    Cards that withdraw $50,000 per day costs $5,500 USD
    Cards that withdraw $100,000 per day costs $8,500 USD

    make up your mind before applying, straight deal!!!

    The price include shipping fees and charges, order now: contact us via
    email address:::::: {Universalcardshackers@gmail.com}
    Whatsapp:::::+31687835881

    ResponderExcluir
  12. Olá Luciano,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui, confesso que não me despertou interesse e apesar da sua recomendação não sei se eu leria, também a capa não me agradou.


    Abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog