Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Perfumes de Paris

Livro: Perfumes de Paris
Editora: Primavera
Autora: Sayonara Salvioli


Sinopse:
No romance Perfumes de Paris, o luxo e a sedução da belle époque francesa serão o pano de fundo para um amor proibido e envolvente. Junto com os protagonistas, o leitor caminhará pelo Quai des Tuileries e pela Pont Neuf; visitará a catedral de Notre-Dame e se encantará com os Jardins de Luxemburgo. Também será convidado a percorrer outros lugares marcantes da Cidade-luz, como o bairro boêmio de Montmartre e seu glorioso Moulin Rouge. Mas será fora dos círculos de glamour que a protagonista conhecerá o amor. A romântica e – ao mesmo tempo – moderna Charlotte, uma perfumista à frente de seu tempo, encontrará no pintor Pierre o maior sentimento que já conheceu. Porém, o amor chega com uma proibição causada por um antigo segredo. E, logo adiante, o casal enfrentará uma barreira ainda maior e mais severa... Com passagem também pelos canteiros floridos de Grasse – a Capital Mundial do Perfume – e pelos campos de lavanda da região de Provence, Perfumes de Paris apresenta uma história de amor em todas as suas fases: a surpresa, o encanto, o medo, a ameaça, a sensualidade e o êxtase!




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Eu nunca fui muito fã de romances de época. O motivo é bem simples: as tramas são previsíveis, o aprofundamento histórico é fraco, os romances ou são melosos ou são do tipo “lord cafajeste e mocinha à frente do seu tempo – que na verdade não são tão à frente assim” e os personagens, na maior parte das vezes, são bem estereotipados. Claro, há exceções, mas elas são raras. Então, quando tive a oportunidade de ler Perfumes de Paris, fiquei com um pé atrás. Contudo, resolvi desbravar a leitura devido a promessa de a trama quebrar esses clichês todos. Em grande parte, a autora conseguiu.
Já no começo da obra, somos apresentados à Charlotte, uma mulher forte, efetivamente à frente do seu tempo. Ela já tem quase trinta anos, não se casou, é resistente em relação à essa ideia e é uma perfumista reconhecida. Muitas vezes, é olhada com desprezo, sendo taxada de louca. Isso porque as imposições sociais não a impedem de fazer o que ela quer. Há consequências? É óbvio. A sociedade sempre pune os revolucionários. Contudo, ela persiste em sua forma de vida.
No decorrer da obra, Charlotte conhece um homem pelo qual tem interesse amoroso. O amor, por alguns motivos que não posso e não irei mencionar, é, de certa forma, proibido. Nesse ponto, conhecemos o outro lado de Charlotte, o seu viés mais romântico, podemos dizer dessa forma. Devido as impossibilidades, para ficarem juntos, o casal deverá lutar por esse amor.
Salvioli ganhou, com esse livro, o meu respeito por construir um romance histórico realmente histórico. Não há apenas roupas e menções de uma época, mas um aprofundamento de costumes, de ambientes e de fatos ocorridos no período. Com um detalhamento que beira ao perfeccionismo, a autora consegue transportar o leitor para a França sem qualquer dificuldade. Neste ponto, ela superou e muito as minhas expectativas.
A construção dos personagens também merece ser destacada. A autora consegue dar uma profundidade interessante aos protagonistas. Eles são mais do que uma mocinha que precisa desesperadamente de um marido e um cavalheiro que fará a mulher amada feliz. A quebra desse padrão é interessante, o que valoriza o enredo criado.
Contudo, em relação à previsibilidade, a autora não consegue fazer muito diferente do que temos no mercado editorial voltado para livros românticos. Temos uma protagonista forte, mas que ao ter contato com o amor, torna-se meio ingênua. Do outro lado, um homem com seus encantos. Não precisa ser nenhum especialista em romances para saber o que irá acontecer. Contudo, acredito que o desenvolvimento do relacionamento e das lutas para superar as impossibilidades agradará quem é fã do gênero.
Em resumo, "Perfumes de Paris" é um romance histórico que tenta fugir do clichê, mas que não consegue totalmente. Contudo, está acima da média, principalmente por causa do bom aprofundamento histórico e das belas descrições dos lugares. Para quem procura um romance de época, essa é uma boa opção, pois conseguiu me agradar, mesmo que não totalmente. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!



Comentários

  1. Oi Luciano, tudo bem?
    Suas críticas ao gênero fazem todo sentido. Eu gosto, mas reconheço que existem sim essas falhas e repetições. Mas achei muito legal você ter dado uma chance ao livro mesmo sendo fora da sua zona de conforto!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem na medida do possível. Para os que gostam desse gênero, esse livro é muito bom. Beijos!

      Excluir
  2. Eu não conhecia essa obra, mas eu adoro romances de época, principalmente se os personagens são bem contextualizados. Isso acontece bastante na obra de Jojo Moyes, "A garota que você deixou para trás", esse foi um dos melhores romances que li com contextualização histórica, indico.
    Adorei seus pontos levantados sobre charlotte e fiquei curiosa para saber o final dessa história!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Este livro irá lhe agradar certamente. Se você o ler vai gostar da leitura. Beijo!

      Excluir
  3. Olá, Luciano. Tudo bem, cara?

    Olha, não conhecia a obra e não é um dos gêneros que costumo ler, apesar de que fiquei interessado pela época que a obra retrata. Achei interessante mencionar que a obra não foge dos clichês do gênero, até porque previsibilidade é algo que eu não gosto muito. A resenha ficou ótima, como sempre. Parabéns!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleydson vou bem na medida do possível. O cunho histórico do livro é muito bem retratado, acredito que você vá gostar, caso o leia. Abraço!

      Excluir
  4. Olá, Luciano.
    Antes de mais nada feliz aniversário. Desejo muito sucesso e muitas realizações. Quanto ao gênero romance de época eu amo exatamente por ser clichê e previsível e eu já saber tudo o que esperar sobre a obra hehe. Já os históricos eu já sou tão fã por focar em detalhes que eu particularmente não me interesso porque nunca fui fã de História hehe. E quanto ao livro achei a capa muito bonita e se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Obrigado. Quando puder não deixe de ler o livro, pois vai te agradar.

      Excluir
  5. Quando li Paris, já me interessei.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luciano

    Eu gosto das duas abordagens, tanto romances de época, que permitem a omissão dos fatos históricos, quanto os históricos em si, com seu embasamento nos acontecimentos da época em que a história é ambientada. Vejo que este possui o melhor dos dois mundos, o que pra mim é excelente.
    Essa capa não me é estranha, eu provavelmente vi esse livro por aí e nem me lembrava que se tratava de um livro do gênero, acho que por conta da capa mesmo.
    E eu adoro quando o autor consegue fazer a gente viajar com as descrições, foi outra coisa que me chamou bastante a atenção. Acho que leria sim!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Se você o ler vai se agradar do livro. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog