Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Orgulho e Preconceito

Livro: Orgulho e Preconceito
Editora: Giz
Autora: Jane Austen




Sinopse:
Segunda obra publicada de Jane Austen, Orgulho e Preconceito foi terminado em 1797, quando a escritora ainda não tinha completado 21 anos. Foi lançado em 1813, e seguiu o sucesso de seu primeiro livro, Razão e Sensibilidade.
Em Orgulho e Preconceito, Elizabeth Bennet, segunda de 5 filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Como em toda a obra de Austen, o texto utiliza de uma fina ironia para retratar e criticar a hipocrisia moral da virada dos séculos XVIII e XIX.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Um romance puro e simples? De forma alguma. Romance com análise psicológica? Talvez... Jane Austen mostra em seu livro uma nova forma de abordar o amor, uma visão seca, porém com traços românticos; acima de tudo, uma visão mais realista. Poderíamos colocá-la ao lado de Machado de Assis e eles teriam muito a discutir sobre vícios e defeitos de seus personagens. Ou seriam os vícios padrões de nossa sociedade? A verdade nua e crua, isso é o que Jane preserva em livro.
O livro se passa na sociedade inglesa do início do século XIX e mostra um olhar agudo e crítico sobre os atos dessa. Jane expõe ao ridículo as características do seu tempo: o casamento por dote, o sonho de “uma boa união conjugal”, o amor que dura dias, a falsidade escondida atrás das obrigações sociais e o lugar objetificante da mulher no meio social.  Ela mostra como a aristocracia de sua época era medíocre e pobre de espírito, como deixava seus orgulhos e preconceitos serem maiores que a razão e o coração.
Vemos uma rede de falsidade e intrigas ao observamos o jovem militar Wickham, os interesses no dinheiro e no bom casamento na Mrs. Bennet. Todo o preconceito do mundo na pessoa de Darcy, o orgulho que doem aos olhos de Lady Catherine e a beleza que sobrevive apesar de tudo, aquela luz de bondade de no fim do túnel em Jane.
Porém, apesar de tantos personagens com características fortes e marcantes, principalmente para o lado negativo, os que sobressaem são Mr. Darcy e Elizabeth. Boa parte do livro relata a estória do egocentrismo de Mr. Darcy, além do seu orgulho exacerbado, e do desprezo que Elizabeth nutria por ele, muito baseado em preconceito e primeira impressão. Desde que se conheceram, uma faísca foi gerada, apesar de não ser pelo lado positivo. Entretanto, ela ficou guardada, dia após dia, até ter a possibilidade de se tornar em uma grande chama.
Obviamente, se pensarmos nesse tipo de enredo hoje, onde duas pessoas se detestam, mas vão se conhecendo aos poucos e mudando de opinião sobre a outra, isso não seria nada original. Porém, o que chama a atenção em Orgulho e Preconceito é a idade da obra: foi lançada em 1813. Para o período, a obra possui uma complexidade enorme e acaba por lançar base para muitos dos romances modernos. Não é à toa que se tornou um clássico incontestável, tanto nas vendas, quanto na relação com a crítica.
Parte desse sucesso também se deve à escrita de Jane Austen. Apesar de carregar um estilo mais formal, a leitura é acessível para a maior parte dos públicos; isso ocorre porque a escrita é fluida e por ter “sempre algo acontecendo”, o que prende a atenção do leitor. Ademais, a similaridade com alguns romances contemporâneos – até porque o livro lançou as bases destes, como já dito – podem ajudar a melhorar a experiência do leitor não acostumado com livros mais clássicos.
Em resumo, apesar de "Orgulho e Preconceito" não ser o melhor romance de todos os tempos, merece ser lido e relido, estudado e reestudado, visto que possui uma grande complexidade e lança base para o que conhecemos hoje; ademais, visto de uma forma crítica, pode ajudar a entender as mazelas sociais que ainda são perpetuadas na sociedade, como a questão da condição da mulher. Sem dúvidas, uma obra recomendada. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!




Comentários

  1. Meu sonho de princesa começar a ler Jane Austen mais nunca consigo. Já sabia em partes da importância dela e dos livros dela para literatura, mas ainda não consegui desbravar nenhum romance dela. Vou tentar novamente e vou começar por esse. Ótima dica.

    Fique com Deus.
    http://heythay.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaynará! Comece por este, pois o livro é excelente e você gostará. Fique com Deus.

      Excluir
  2. Esse é um dos meus livros favoritos da Jane Austen, amo sua forma de dar boas farpadas na hipocrisia da sociedade de sua época. O jeito irônico de seus personagens me deixa fascinada, mas é exatamente pelo contexto em que o livro foi lançado, imagino como deve ter sido uma quebra de tabu nos aspectos do comportamento feminino. Adorei a resenha <3

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Este clássico é maravilhoso de ser lido. Beijos!

      Excluir
  3. Não ter lido ainda nada da Jane Austen é uma falha minha como leitora. Como você disse, talvez não seja o melhor romance já escrito, mas alguns livros têm uma importância que vai além disso, e "Orgulho e preconceito" certamente é um deles. Está na minha meta deste ano!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Aconselho-te a ler este e outros livros da Jane, pois são maravilhosos e, certamente você se agradará. Beijos!

      Excluir
  4. Tenho muita vontade de ler esse livro tão falado. Uma hora dessas eu consigo!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Adorei sua análise desse clássico.
    Apesar de hoje, como você disse, ser comum esse tipo de enredo, na época era realmente inovador. E a Jane Austen é muito conhecida por construir personagens feministas progressistas, como a própria Elizabeth.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? Para época em que foi lançado este livro foi um marco na literatura mundial, sem dúvidas. Beijos!

      Excluir
  6. Já ouvi falar muito bem!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hey Luciano! Tudo bem?
    Esse livro tá no meu kindle, e espero ler ele muito em breve.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thammy! Tudo bem e você? Não deixe de o ler em seu kindle, pois o livro é maravilhoso.

      Excluir
  8. Oiii Luciano

    Eu tive uma dificuldade grande com esse livro, mas super concordo contigo que o livro merece ser lido, apreciado e discutido, por abordar tão bem detalhes da sociedade que permite ao leitor visualizar como poucos livros clássicos conseguem. Gostaria de ler mais obras da Jane Austen, acho que há muitos tesouros que ainda preciso conhecer no meio dos clássicos.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! A Jane Austin possui outros livros tão ou melhores que este. Quando puder leia outros livros da autora. Beijos!

      Excluir
  9. Olá, Luciano.
    Eu amo o filme e por isso quando fui ler o livro já tinha uma ideia pronta na cabeça e ele não me agradou tanto assim. Mas gostei do final do livro ser mais estendido do que o do filme hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Eu gosto do filme, contudo eu ainda prefiro o livro. De todo modo ambos são maravilhosos à sua maneira. Abraço!

      Excluir
  10. Olá Luciano,

    Que demais seu post, já escutamos falar muito bem mesmo desse livro.

    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou. Quando puder leia o livro, pois é uma excelente leitura.

      Excluir
  11. Essa é uma obra que gostei muito. Li há um tempo, na adolescência, mas consegui extrair muita coisa e me apaixonei totalmente. Infelizmente nem todos gostam do livro, mas considero uma obra muito boa.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Este livro é maravilhoso, infelizmente nem todos apreciam esta estória. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog