Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Celular

Livro: Celular
Editora: Suma
Autor: Stephen King




Sinopse:
Onde você estava no dia 1º de outubro? O protagonista desta história, Clay Riddell, estava em Boston, quando o inferno surgiu diante de seus olhos. Bastou um toque de celular para que tudo se transformasse em carnificina. Stephen King – que já nos assustou com gatos, cachorros, palhaços, vampiros, lobisomens, alienígenas e fantasmas, entre outros personagens malévolos – elegeu os zumbis como responsáveis pelo caos desta vez.
Depois de anos de tentativas frustradas, o artista gráfico Clay Riddell finalmente consegue vender um de seus livros de histórias em quadrinhos. Para comemorar, decide tomar um sorvete. Mas, antes de poder saboreá-lo, as pessoas ao seu redor, que por acaso falavam ao celular naquele momento, enlouquecem.
Fora de si, começam a atacar e matar quem passa pela frente. Carros e caminhões colidem e avançam pelas calçadas em alta velocidade, destruindo tudo. Aviões batem nos prédios. Ouvem-se tiros e explosões vindos de todas as partes.
Neste cenário de horror, Clay usa seu pesado portfolio para defender um homem prestes a ser abatido, Tom McCourt, e eles se tornam amigos. Juntos, eles resgatam Alice Maxwell, uma menina de 15 anos que sobreviveu a um ataque da própria mãe.
Os três sortudos – entre outros poucos que estavam sem celular naquele dia – tentam se proteger ao mesmo tempo em que buscam desesperadamente o filho de Clay. Assim, em ritmo alucinante, se desenrola esta história. O desafio é sobreviver num mundo virado às avessas. Será possível?




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Difícil encontrar um adjetivo que melhor se adeque ao livro. Psicótico e assustadoramente real são as palavras que me vêm à mente para tentar definir essa obra de Stephen King. Celular é mais do que um livro terror sobre zumbis, é a recriação de uma criatura fantástica; algo que só um gênio da literatura poderia fazer com tanta propriedade.
Não farei um breve resumo da obra como de costume, pois a sinopse está completíssima. Desta forma, irei me deter simplesmente nas minhas impressões sobre a obra. Porém, levem em consideração que essas palavras estão sendo digitadas por um  leitor que aprecia o gênero no qual o livro é inserido, e que elas não são nada imparciais.
Como já diz no resumo sinóptico, todos que estavam usando um telefone celular foram transformados em zumbis. Porém, a construção deste zumbi é totalmente diferente do que estamos acostumados: o zumbi de King não come cérebros, não é retardado e nem altamente agressivo; os zumbis são extremamente humanos e isso é o mais assustador de tudo. Fica aquela sensação de “e se isso acontecesse realmente?”.
No começo da obra, quando há a transformação de humanos em fonáticos – os loucos por usarem celular –, há um surto de violência. Aviões caem, pessoas se matam, há tiros e uma verdadeira guerra urbana. Porém, da mesma forma que esse surto começa, ele termina. E tudo é trocado por uma estranha calmaria. O motivo? Para saber, você terá que ler a obra. Se eu contar será um spoiler gigantesco!
Para mim ficou claro que essa recriação dos zumbis não foi por acaso, mas com o objetivo de uma crítica social evidente. King, além de causar terror, demonstra como as pessoas estão se tornando verdadeiros “zumbis” por ficarem vidrados constantemente nos celulares. Não se vive mais sem essa pequena telinha. Há quem diga ela já comanda as nossas vidas. Porém, e se ela comandasse realmente?
Para recriar tão fantasticamente uma estória de zumbis, Stephen utilizou-se de personagens muito bem construídos. Entre protagonistas e secundários, as duas criações do autor que mais me marcaram foi a de Clay e Alice. Apesar de totalmente distintos, eles parecem se completar.
Clay é um desenhista que consegue vender seu primeiro trabalho exatamente no dia em que os fonáticos tomam o mundo. Ele é movido totalmente por instinto de proteção: após o surto, ele só pensa em reencontrar o filho e o proteger de todo mal. Essa obsessão por proteger a sua prole o torna totalmente desconfiado e um tanto instável.
Alice, por sua vez, é totalmente psicótica. Para se apegar a realidade, ela carrega um pequeno sapatinho consigo. Ela parece, muitas vezes, simplesmente se desapegar da realidade; por outras, age como se fosse outra pessoa, totalmente madura e muito mais velha. Porém, é esse comportamento esquisito e desequilibrado que nos cativa e a faz essencial para a obra.
O enredo é ótimo; os personagens também. E o livro é muito bem escrito!
Por todos os aspectos apresentados e muitos outros, certamente me fazem indicar a obra. Apesar de ser terror, é algo totalmente voltado para o psicológico. A parte mais aterrorizante é que King cria personagens muito reais e o livro possui uma estória que, apesar de improvável, poderia acontecer. É essa pequena possibilidade que nos assombra durante toda a leitura. Pelo sim, pelo não, após a leitura desta obra, começo a pensar serialmente em abandonar meu celular. E você já pensou nesta possibilidade? Em resumo "Celular" é uma leitura instigante, inteligente e atualíssima, pois aborda a realidade em um livro de terror, embora não agrade a todos, certamente a leitura vai
agradar muitos apreciadores do Stephen King. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Stephen King é mestre demais, ainda não li essa obra, mas com certeza vai entrar pra minha lista. O que tem nesses celulares que transforma todo mundo? huhauhau to super curiosa. Adorei a resenha!!!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! O cara é fera. Dos livros que eu já li do Stephen King este foi o que mais me agradou. Quando puder leia o livro. Beijos!

      Excluir
  2. Oiii Luciano

    Do King eu so li Misery até agora e gostei bastante apesar de ter sido uma narrativa bem mais pausada do que imaginei. Celular já estava na minha lista, por tratar desse tema zumbis, fiquei mega curiosa. Fiquei super empolgada lendo a resenha, tem todo o jeito de ser um livro que vai me prender e me surpreender. Com certeza vou querer ler.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! Este aqui é o melhor livro que eu li do Stephen. Quando puder leia-o, pois você vai gostar. O livro é espetacular. Beijos!

      Excluir
  3. Oi
    não é um tipo de livro que leria, mas parece ser uma obra inteligente e que prende o leitor, sempre leio elogios desse autor.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Que pena que o livro não seja o tipo de livro que você costuma ler, no entanto para quem gosta do gênero é um livro espetacular. Abraço!

      Excluir
  4. Olá Luciano,


    Você acredita que eu ainda não li nenhum livro do autor? Preciso urgentemente mudar isso, achei esse livro interessante.
    Parabéns pela resenha.


    Abraço.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luciano.
    Apesar de já ter lido vários livros do autor, eu só gostei de alguns. Não me considero fã e acho ele meio superestimado. Mas esse é um dos livros dele que tenho curiosidade em ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Eu o considero o melhor escritor na atualidade, não desmerecendo os demais claro. Sobre o livro, é muito bem escrito. Fiquei estupefato com a estória e seu desenvolvimento. Para mim é um livro perfeito. Abraço!

      Excluir
  6. Parece ser um livro de terror bem próximo da nossa realidade. Obrigado pela resenha.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! O livro é espetacular. Bom fim de semama. Até mais!

      Excluir
  7. Oi Luciano
    Acredita que nunca li nada do Stephen King. Não conhecia esse livro dele mas parece ser interessantíssimo, vou colocar na minha lista.

    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. EU JURO que pensava que era do filme Celular - Um grito de socorro
    Eu li apenas duas obras do King, mas não foram ótimas experiências
    MAS
    eu te afirmo o que voce disse na resenha: ELE CRIA PERSONAGENS REAIS e a gente ACREDITA neles e meio que fica meio assim depois hehehe
    meio assustado, né? Tive essa impressão hehehehe

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! Sim o Stephen é mestre em criar personagens tão verossímeis que é como se fossem real de fato. Por isso o considero o melhor escritor da atualidade. Leia o livro, pois é espetacular. Beijos!

      Excluir
  9. Que instigante, nunca tinha ouvido falar desse livro. Adorei a dica!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! O livro é estupendo. Que bom que gostou da dica, espero que você leia o livro. Beijo!

      Excluir
  10. Opa, tudo bem por aí?

    Ainda não tive a oportunidade de ler Celular. Estou focando nas obras que já tenho do autor e não realizei a leitura ainda. Fico feliz em saber que, provavelmente, será mais uma leitura do rei do horror que irá me agradar. Achei muito interessante o fato de os zumbis do King serem extremamente humanos haha.

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gleydson vou bem e você? O livro é espetacular, você irá se agradar totalmente ao lê-lo. Abraço!

      Excluir
  11. Já li alguns livros do autor e pretendo ler esse. Algumas pessoas que conheço já leal e me recomendaram bastante. O tema, assim como nos demais livros do king, parece levar sempre algo necessário que nos faça refletir.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Quando puder leia o livro, pois é espetacular. A reflexão que este livro causa é de suma importância para a sociedade. Beijos!

      Excluir
  12. INSTEAD OF GETTING A LOAN,, I GOT SOMETHING NEW
    Get $5,500 USD every day, for six months!

    See how it works

    Do you know you can hack into any ATM machine with a hacked ATM card??
    Make up you mind before applying, straight deal...

    Order for a blank ATM card now and get millions within a week!: contact us
    via email address::{Universalcardshackers@gmail.com}

    We have specially programmed ATM cards that can be use to hack ATM
    machines, the ATM cards can be used to withdraw at the ATM or swipe, at
    stores and POS. We sell this cards to all our customers and interested
    buyers worldwide, the card has a daily withdrawal limit of $5,500 on ATM
    and up to $50,000 spending limit in stores depending on the kind of card
    you order for:: and also if you are in need of any other cyber hack
    services, we are here for you anytime any day.

    Here is our price lists for the ATM CARDS:

    Cards that withdraw $5,500 per day costs $200 USD
    Cards that withdraw $10,000 per day costs $850 USD
    Cards that withdraw $35,000 per day costs $2,200 USD
    Cards that withdraw $50,000 per day costs $5,500 USD
    Cards that withdraw $100,000 per day costs $8,500 USD

    make up your mind before applying, straight deal!!!

    The price include shipping fees and charges, order now: contact us via
    email address:::::: {Universalcardshackers@gmail.com}
    Whatsapp:::::+31687835881

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog