Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: Um Passado Sombrio

Livro: Um Passado Sombrio
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Peter Straub



Sinopse:
Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.



Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Como apreciador de um bom terror, assim que tive a oportunidade de ler "Um Passado Sombrio", quis conferir a obra. Afinal, Peter Straub já é um escritor consagrado. Melhor ainda: a obra levou um atestado de qualidade do Stephen King, o melhor no gênero terror na atualidade. Contudo, o livro não foi exatamente o que eu imaginava, me surpreendendo em parte, mas também me decepcionando em alguns aspectos.
Começamos a obra conhecendo Lee Harwell. Ele é um escritor que já possui algumas obras publicadas e tem certo reconhecimento. Na busca de um novo trabalho, algo que seja mais ligado à realidade, ele resolve que pode ser uma boa opção escrever sobre um acontecimento da sua juventude. Sua esposa, anos antes, se envolveu em um caso macabro e que permanece sem muitas explicações.
Os problemas para Eel, esposa de Lee, começaram quando um guru apareceu na região. Com uma ótima lábia, bons argumentos e leitura de uma série de livros filosóficos, o guru convence todos os amigos do grupo de Eel e Lee. Aliás, todos menos Lee. Ele se manteve distante, pois acreditava que tudo não passava de uma farsa. Ela, porém, continuava a frequentar as reuniões, até que tudo deu errado. Após os encontros, uma morte macabra aconteceu.
Durante as investigações, o guru fugiu, como era de se esperar. Todos os envolvidos foram interrogados, diversas vezes, mas como cada um tinha sua própria versão, nada foi muito além. Agora, Lee pretende fazer o que a polícia não conseguiu: ao juntar informações e relatos dos participantes das antigas reuniões, resolver o que estava realmente por trás daqueles estranhos acontecimentos.
Partindo dessa premissa, Peter Straub cria um livro sombrio, mas não aterrorizante, como diz na sinopse. Aliás, não creio que ele tenha redefinido o gênero. Afinal, dentro do terror há inúmeras possibilidades e, com exceção daqueles clichês clássicos, pouca coisa precisa ser redefinida.  Porém, se ignorarmos essas promessas não concretizadas, é possível acompanhar um bom livro.
De certa forma, a escrita de Straub é bem parecida com a do Stephen King, o que me agradou. Há certos trechos muito mais lentos, mas que o autor sabe aproveitar bem para aprofundar o enredo e trabalhar detalhes da trama. Nos momentos de ação, o autor agiliza a escrita, deixando a leitura viciante. Assim, a escrita acompanha o momento da trama, harmonizando bem o ritmo da obra.
O enredo, propriamente dito, é bem interessante. Fica-se com a vontade de descobrir o que aconteceu e como aconteceu. Essa curiosidade é ampliada devido à multiplicidade de personagens e versões. Resta ao leitor e ao Lee montar um grande quebra-cabeça e tentar entender o que realmente está por trás de tudo. Contudo, essa mesma multiplicidade que dá ao leitor a vontade de descobrir tudo, também o frustra um pouco. Afinal, há muitas dúvidas e nem tantas certezas, o que deixa alguns “furos”. Assim, mesmo com o fim da obra, é possível desconfiar de que muita gente continua com segredos ocultos.
Os personagens, por sua vez, são exatamente da forma que eu gosto: profundos, bem trabalhados e com seus dramas pessoais bem delineados. Cada um, com sua própria carga psicológica e reflexos do evento investigado, carregam marcas que nos farão pensar sobre a vida e também sobre o envolvimento deles no enredo. Nesse quesito, Straub realmente merece o título de mestre.
Desta forma, mesmo com aspectos positivos e negativos, eu indico o livro. Apesar de não ser uma obra perfeita, é um livro que deve agradar aos leitores mais maduros no gênero terror. Em resumo "Um Passado Sombrio" deixou à desejar, contudo se você procura um enredo mais denso e com bons personagens, essa obra irá lhe proporcionar uma leitura satisfatória. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Wowww, eu preciso começar a ler mais livros desse gênero! Realmente parece que os personagens são muito bem construídos, tão bem construídos que o autor não deu conta de mostrar quem é quem de fato, deixando a impressão de que ficou segredo para trás hahaha mas eu tbm penso que a editora pode ter tirado muita coisa no processo de edição. Ótima resenha, Luciano!!!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Aqui os personagens são muitíssimo bem construídos. Eu particularmente gosto do gênero. Se tiver oportunidade não deixe de ler o livro. Beijos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. O livro é bom, principalmente se você gostar do gênero, aí a leitura certamente lhe agradará, caso não esteja habituado a ler terror pode não gostar da leitura.

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem?
    Que bom que o livro agradou você!
    Eu não curto muito o estilo narrativo do Stephen King, então o fato desse livro ser semelhante acaba me afastando um pouco dele. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? Que pena que você não curte o estilo de narrativa do King. Para quem curte o gênero, este livro aqui é bom de ser lido. Beijos!

      Excluir
  4. Olá, Luciano, tudo bom?

    Olha, vou te falar que não tive experiências muito boas com obras indicadas pelo Stephen. A única que chegou perto de me surpreender foi Na Escuridão da Mente. Aliás, desde a leitura deste livro não consigo encontrar outro que me faça, no mínimo, ficar incomodada.
    Mas que bom que mesmo com as ressalvas você conseguiu tirar proveito da obra, principalmente dos personagens. Eu gosto dessa profundidade, nada melhor do que um personagem mais complexo para nos deixar satisfeitos, né?
    No mais, é um livro que eu leria, mas que eu não compraria, sabe? Se eu ganhasse leria, se não, vida que segue. hahaha
    Mas algo me diz que é um enredo que daria uma adaptação interessante, então quem sabe?

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Este livro aqui daria um excelente longa metragem. Beijos!

      Excluir
  5. Não sou muito de ler terror, então dispenso a indicação, mas tenho algumas amigas que com certeza iriam adorar, vou indicar para elas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Entendo. Nem todos gostam do gênero. De todo modo indique as suas amigas, certamente elas gostarão de o ler.

      Excluir
  6. Oi, Luciano!
    Fiquei curiosa, maaaaaaaaaaas, como diz minha prima, sou a maior Maria Pesadelo, hahahaha.
    Morro de medo de terror. De livro então nem se fala!
    Me dá mais medo do que filme.
    :P
    Que bom que gostou, apesar de que te surpreendeu negativa e positivamente.

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Não sabia que você é tão medrosa ao ponto de deixar de ler livro de terror. De todo modo o livro é bom para quem gosta do gênero. Beijos!

      Excluir
  7. Olá,Luciano.
    Vim ler sua resenha porque li esse livro e não achei tudo o que falavam do autor. E pelo que li a nossa opinião sobre ele foi bem parecida.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Eu confesso que esperava mais desse livro, e o mesmo me decepcionou um pouco. Contudo para quem gosta do gênero é um bom livro.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog