Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Cidade do Paraíso

Livro: Cidade do Paraíso
Editora: Primavera
Autores: Vagner de Alencar e Bruna Belazi



Sinopse:
Enquanto na grande mídia os protagonistas da periferia são o tráfico e a violência, em "Cidade do Paraíso - Há Vida na Maior Favela de São Paulo" são os moradores anônimos a alma da vida cotidiana, aqueles que tecem suas histórias entre os becos e as vidas. Neste livro, são as pequenas ruelas o cenário comum a donas de casa e microempresários, ao arquiteto de garrafa PET, e ao homem que transforma sucata em arte, à locutora de rádio comunitária e às artistas divididas entre a arte e o telemarketing, além de tantos outros personagens que encontraram em Paraisópolis não apenas um endereço em comum mas, sobretudo, o paraíso de cada uma delas.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Eu já disse neste blog e volto a repetir eu adoro livros que “fazem pensar”. Hoje, vou apresentar um livro que nos fez repensar o Brasil, as relações de poder, as nossas ideologias e, principalmente, nossos preconceitos. Venha conhecer Paraisópolis, ou Cidade do Paraíso, como você preferir.

Paraisópolis, localizada na zona nobre de São Paulo, é uma das maiores favelas do Brasil. O senso comum associa essa favela e todas as outras à criminalidade. Porém, os autores demonstram que a Cidade do Paraíso vai muito além disso; lá existe uma população feliz, sorridente e muito criativa.
Somos apresentados, página após página, às particularidades dessa comunidade paulista: da abundância de salões de cabeleireiro com nomes americanizados ao córrego que corta a comunidade ao meio, o Antonico, e que traz insegurança e risco de alagamentos constantes. Conhecemos a poetiza de Paraisópolis e o homem que faz projetos apenas com garrafas pets.
De todos os personagens marcantes que encontramos no livro, e foram muitos, eu garanto, os que mais me marcaram foram Jair, o homem do Gás, e Vanessa e Bruno, os irmãos gênios de Paraisópolis. O primeiro me fez refletir sobre os migrantes de todos os estados do Brasil que vêm para as grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, e constituem a mão de obra pesada delas. É com o suor destes homens e mulheres que foram sedimentadas as grandes cidades, porém retribuímos isso, infelizmente, com desprezo e preconceito. Uma vergonha, infelizmente é a realidade nua e crua do preconceito enrustido e enraizado em grande parte da população brasileira, principalmente nas grandes metropólis.
Vanessa e Bruno, por sua vez, me fizeram sorrir de entusiasmo. Eles me relembraram Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia da Autonomia", quando afirma que somos condicionados, mas não determinados. O casal de irmãos venceu todas as diversidades e, com a inteligência, estão conseguindo mudar a sua realidade. Mostraram que não precisa ser rico e morar bem para se destacar, mas apenas ter força de vontade para vencer.
O livro, sem dúvidas, gera pensamentos inúmeros e nos faz repensar muitos pontos nos quais acreditamos piamente.
Por todos esses motivos e muitos outros, que vocês só vão descobrir ao desbravar a obra, eu indico esse livro. Não se prendam somente a livros ficcionais; conheça a realidade que os cercam. Só com o conhecimento poderemos mudar mundo. Comece já a fazer a sua parte: leia Cidade do Paraíso. Recomendadíssimo por este que vos escreve. Em resumo "Cidade do Paraíso" é uma leitura capaz de surpreender o leitor de maneira positiva e alertá-lo sobre as mazelas de uma sociedade cada vez mais sem cuidado e atenção do poder público. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi Luciano,
    Eu também gosto de livros que nos fazem pensar, mas por incrível para pareça, não consigo me atrair tanto quando é uma história de não ficção, e olha que eu acha super necessário a abordagem de nossa realidade para ajudarmos sempre a melhorá-la.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Que pena que você não seja atraída pelo gênero, de todo modo a leitura é excepcional e esclarecedora.

      Excluir
  2. Livros de não ficção não costumam chamar minha atenção, mas sua resenha é tão bem feita que fiquei com vontade de conhecer esses personagens. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano :)
    Adorei a sua resenha, até fiquei com vontade de ler, mas neste momento ando às voltas com Anna Karénina... Não é que não esteja a gostar, pelo contrário, mas é uma leitura lenta e bastante demorada. Então, vou demorar algum tempo a ler algo mais complexo quando terminar.
    Abraço
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! A leitura é excelente. Quando tiver tempo não deixe de o conferir. Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Luciano. Tudo bem?

    Que obra maravilhosa, eu realmente preciso procurar para ler. A sociedade realmente precisa aprender que existe outras pessoas nesses locais com projetos, esperanças e sonhos e as vezes sem oportunidade construindo suas vidas. E eu realmente não conhecia esse livro, estou realmente gostando das indicações que você tem feito ultimamente.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! O livro é muito esclarecedor, a leitura é bastante fluída, tornando-se agradável de ser lida. Que bom que você gosta dos livros indicados. Beijos!

      Excluir
  5. Olá, Luciano.
    Eu nunca gostei de livros de não-ficção. Mas terminei um livro recentemente que me fez repensar essa questão. Então vou anotar a dica sim e vou tentar ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Fico contente que você esteja aberta a ler livros não ficcionais, pois existem inúmeros livros maravilhosos do gênero, que passam despercebidos pela maioria dos leitores.

      Excluir
  6. Oie, td bem?
    Não conhecia o livro e acho que vale a leitura, ainda mais se traz tantas reflexões!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vou bem e você? O livro vale muito a pena lê-lo, pois é maravilhoso. Espero que você possa ler o livro.

      Excluir
  7. Ler sobre a realidade é algo cada vez mais necessário e fico feliz por este livro retratar tão bem isso.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro retrata muito bem essa triste realidade. A obra é excelente. Beijos!

      Excluir
  8. Fico cada vez mais feliz vendo livros nessa temática!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog