Pular para o conteúdo principal

Até Logo Mais!

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  ATÉ LOGO MAIS! Hoje, venho com o coração envolto em silêncio, não para dizer adeus, mas para anunciar uma pausa. No dia 09 deste mês, sigo viagem. Um percurso  necessário, conduzido pelo trabalho, mas igualmente orientado por algo maior — esses chamados que não podemos ignorar quando a vida nos sussurra com firmeza. Estarei ausente deste blog por algum tempo. Estimo que dois, talvez três meses. Mas não encarem esse intervalo como ausência — vejam-no como um recolhimento. Um tempo de escuta, de aprendizado, de entrega. Assim como a terra precisa do inverno para florescer na primavera, também as palavras precisam repousar, para depois renascer com mais Luz, ou trevas, vai saber. Convido vocês a revisitarem os textos que já foram deixados aqui — cada um deles é um pequeno altar, um respiro, uma possibilidade de reencontro com algo maior. Às vezes, o que foi escrito há tempos carrega agora uma resposta que antes não sabíamos ...

Resenha: Cidade do Paraíso

Livro: Cidade do Paraíso
Editora: Primavera
Autores: Vagner de Alencar e Bruna Belazi



Sinopse:
Enquanto na grande mídia os protagonistas da periferia são o tráfico e a violência, em "Cidade do Paraíso - Há Vida na Maior Favela de São Paulo" são os moradores anônimos a alma da vida cotidiana, aqueles que tecem suas histórias entre os becos e as vidas. Neste livro, são as pequenas ruelas o cenário comum a donas de casa e microempresários, ao arquiteto de garrafa PET, e ao homem que transforma sucata em arte, à locutora de rádio comunitária e às artistas divididas entre a arte e o telemarketing, além de tantos outros personagens que encontraram em Paraisópolis não apenas um endereço em comum mas, sobretudo, o paraíso de cada uma delas.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Eu já disse neste blog e volto a repetir eu adoro livros que “fazem pensar”. Hoje, vou apresentar um livro que nos fez repensar o Brasil, as relações de poder, as nossas ideologias e, principalmente, nossos preconceitos. Venha conhecer Paraisópolis, ou Cidade do Paraíso, como você preferir.

Paraisópolis, localizada na zona nobre de São Paulo, é uma das maiores favelas do Brasil. O senso comum associa essa favela e todas as outras à criminalidade. Porém, os autores demonstram que a Cidade do Paraíso vai muito além disso; lá existe uma população feliz, sorridente e muito criativa.
Somos apresentados, página após página, às particularidades dessa comunidade paulista: da abundância de salões de cabeleireiro com nomes americanizados ao córrego que corta a comunidade ao meio, o Antonico, e que traz insegurança e risco de alagamentos constantes. Conhecemos a poetiza de Paraisópolis e o homem que faz projetos apenas com garrafas pets.
De todos os personagens marcantes que encontramos no livro, e foram muitos, eu garanto, os que mais me marcaram foram Jair, o homem do Gás, e Vanessa e Bruno, os irmãos gênios de Paraisópolis. O primeiro me fez refletir sobre os migrantes de todos os estados do Brasil que vêm para as grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, e constituem a mão de obra pesada delas. É com o suor destes homens e mulheres que foram sedimentadas as grandes cidades, porém retribuímos isso, infelizmente, com desprezo e preconceito. Uma vergonha, infelizmente é a realidade nua e crua do preconceito enrustido e enraizado em grande parte da população brasileira, principalmente nas grandes metropólis.
Vanessa e Bruno, por sua vez, me fizeram sorrir de entusiasmo. Eles me relembraram Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia da Autonomia", quando afirma que somos condicionados, mas não determinados. O casal de irmãos venceu todas as diversidades e, com a inteligência, estão conseguindo mudar a sua realidade. Mostraram que não precisa ser rico e morar bem para se destacar, mas apenas ter força de vontade para vencer.
O livro, sem dúvidas, gera pensamentos inúmeros e nos faz repensar muitos pontos nos quais acreditamos piamente.
Por todos esses motivos e muitos outros, que vocês só vão descobrir ao desbravar a obra, eu indico esse livro. Não se prendam somente a livros ficcionais; conheça a realidade que os cercam. Só com o conhecimento poderemos mudar mundo. Comece já a fazer a sua parte: leia Cidade do Paraíso. Recomendadíssimo por este que vos escreve. Em resumo "Cidade do Paraíso" é uma leitura capaz de surpreender o leitor de maneira positiva e alertá-lo sobre as mazelas de uma sociedade cada vez mais sem cuidado e atenção do poder público. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

  1. Oi Luciano,
    Eu também gosto de livros que nos fazem pensar, mas por incrível para pareça, não consigo me atrair tanto quando é uma história de não ficção, e olha que eu acha super necessário a abordagem de nossa realidade para ajudarmos sempre a melhorá-la.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Que pena que você não seja atraída pelo gênero, de todo modo a leitura é excepcional e esclarecedora.

      Excluir
  2. Livros de não ficção não costumam chamar minha atenção, mas sua resenha é tão bem feita que fiquei com vontade de conhecer esses personagens. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano :)
    Adorei a sua resenha, até fiquei com vontade de ler, mas neste momento ando às voltas com Anna Karénina... Não é que não esteja a gostar, pelo contrário, mas é uma leitura lenta e bastante demorada. Então, vou demorar algum tempo a ler algo mais complexo quando terminar.
    Abraço
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! A leitura é excelente. Quando tiver tempo não deixe de o conferir. Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Luciano. Tudo bem?

    Que obra maravilhosa, eu realmente preciso procurar para ler. A sociedade realmente precisa aprender que existe outras pessoas nesses locais com projetos, esperanças e sonhos e as vezes sem oportunidade construindo suas vidas. E eu realmente não conhecia esse livro, estou realmente gostando das indicações que você tem feito ultimamente.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! O livro é muito esclarecedor, a leitura é bastante fluída, tornando-se agradável de ser lida. Que bom que você gosta dos livros indicados. Beijos!

      Excluir
  5. Olá, Luciano.
    Eu nunca gostei de livros de não-ficção. Mas terminei um livro recentemente que me fez repensar essa questão. Então vou anotar a dica sim e vou tentar ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Fico contente que você esteja aberta a ler livros não ficcionais, pois existem inúmeros livros maravilhosos do gênero, que passam despercebidos pela maioria dos leitores.

      Excluir
  6. Oie, td bem?
    Não conhecia o livro e acho que vale a leitura, ainda mais se traz tantas reflexões!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vou bem e você? O livro vale muito a pena lê-lo, pois é maravilhoso. Espero que você possa ler o livro.

      Excluir
  7. Ler sobre a realidade é algo cada vez mais necessário e fico feliz por este livro retratar tão bem isso.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro retrata muito bem essa triste realidade. A obra é excelente. Beijos!

      Excluir
  8. Fico cada vez mais feliz vendo livros nessa temática!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog