Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: As Gêmeas do Gelo

Livro: As Gêmeas do Gelo
Editora: Bertrand Brasil
Autor: S. K. Tremayne


Sinopse:
Um thriller psicológico aterrorizante perfeito para os fãs de A Garota no Trem
Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade — que ela é, na verdade, Lydia — o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado — o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu?


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.


Leitores que leem livros de suspense, mesmo que com pouca frequência, sabe que existem certos clichês consagrados. Então, quando um autor resolve fugir do lugar comum, eu sempre abro a oportunidade para a leitura. Com Tremayne foi exatamente assim. Quando vi um enredo bem diferente, joguei-me na leitura. Felizmente, não me decepcionei. Que bom não é mesmo!
O drama de uma família começa com um terrível acidente. Uma das filhas morre. Eles tinham um casal, gêmeas perfeitas, Kirstie e Lydia. Esta morreu no acidente; aquela está viva. Porém, tudo que eles possuem para dizer isso é a afirmação de Kirstie. Por elas serem gêmeas perfeitas, o DNA é exatamente igual. As duas também são fisicamente iguais. Os pais acreditam em Kirstie, logicamente, mas um dia tudo muda.
Kirstie começa a sofrer com o trauma de perder a irmã. As gêmeas eram tão unidas, tão próximas, que Kirstie não sabe mais quem é. Ela começa a misturar a sua personalidade com a da irmã. Pior, ela começa a afirmar que houve um grande engano, que ela é Lydia e não Kirstie. Sarah, mãe da garota, não tem mais certeza de quem está viva e quem morreu. Essa dúvida parece enlouquecê-la.
Pior ainda, o lugar para onde ela se mudou depois do acidente, uma ilha, parece carregar estranhos acontecimentos. A Ilha do Trovão é repleta de lendas sobre espíritos e passagem para o outro mundo. Será apenas uma confusão mental que assola Kirstie? Será ela, na verdade, Lydia? Ou a ilha realmente é assolada por espíritos que confundem a cabeça da menina? Façam suas apostas, o jogo está começando.
Partindo dessa premissa, S. K. Tremayne cria um enredo altamente psicológico e bem embasado cientificamente. Usando-se de uma possibilidade psicológica e biológica, o autor envolve o leitor do começo ao fim. Queremos saber qual a verdadeira estória por trás de tudo, como o fato realmente aconteceu. A brincadeira de múltiplas personagens misturadas numa única criança acaba brincando com o psicológico do leitor, o que deixa tudo mais envolvente.
Ademais, outro fato que acaba por deixar a obra mais próxima de quem lê é o sofrimento da Kirstie/Lydia. Afinal, fica difícil não se solidarizar com ela. O profundo estado de confusão mental é agonizante. Ela, muitas vezes, acredita está vendo fantasmas. Em outros, acredita ser ela mesmo um fantasma. Nos demais momentos, imagina estar maluca. Isso, aliado à rejeição que a garota sofre das demais crianças, torna a obra muito perturbadora.
A obra também ganha pontos pelos personagens reais que possui. A gêmea sobrevivente, Sarah e Angus, pai das meninas, convencem das suas realidades. São personagens possíveis, sofredores, pulsantes. Todos eles possuem dúvidas e segredos, o que os tornam bem próximos de uma pessoa real. Isso é bem chamativo para quem lê, afinal, ninguém se identifica com personagens perfeitos e idealizados, como encontramos em muitos livros.
A única crítica que faço à obra é em relação a sua extensão. O autor acrescentou muitos dados que, sinceramente, em alguns momentos, em nada contribuíram para o desenvolvimento do enredo. Principalmente se levarmos em consideração o final que não foi tão surpreendente assim. Era possível criar uma obra ainda melhor se alguns desses dados fossem eliminados. Isso tornaria a leitura mais rápida e não deixaria o leitor tão angustiado para um final tão simples.
Desta forma, resta-me apenas indicar o livro. Apesar do pequeno ponto que me desagradou, a leitura é muito envolvente e vale a pena. Confira; você irá gostar.
Em resumo "As Gêmeas do Gelo" é uma leitura satisfatória em todos os aspectos, principalmente para os que gostam do gênero. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Oi Luciano, sua resenha está ótima! Fiquei muito envolvida e curiosa ao ler...

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei super curiosa pra saber qual gêmea realmente está viva, eu gosto de obras assim, que mexem com o psicológico (desde que não se torne enfadonha). Achei super interessante o autor usar gêmeos para obra de suspense, isso quase sempre dá certo, principalmente se conseguir fugir do clichê.
    Adorei a resenha!!!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! O livro é maravilhoso, quando puder não deixe de o ler. Beijos!

      Excluir
  3. Uma pena esse ponto que você não gostou muito, mas mesmo assim, parece ser uma leitura muito interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luciano.
    Eu amei esse livro. Li ele logo que lançou e nessa época estava faltando livros bons do gênero no mercado. Adoro livros que me enganam e que me fazem ficar formulando perguntas durante a leitura. E o final também me surpreendeu.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! O livro é realmente maravilhoso. O final não me surpreendeu, de todo modo o livro é excelente.

      Excluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Adorei a sua resenha. Eu sou fã de suspenses e curti muito a premissa desse livro. Toda essa confusão mental da menina e a curiosidade de saber quem ela é me fisgaram. Ótima dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, vou bem e você? O livro é maravilhoso, você vai adorar lê-lo. Beijos!

      Excluir
  6. Gostei do termo clichês consagrados!
    Te sigo já!

    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Uau! Tem tempo que não leio um livro nesse estilo, e eu gosto muito. Fiquei super curiosa agora com essa trama. Se eu tiver a chance, com certeza lerei!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! O livro é bastante envolvente e muito interessante. Leia-o, certamente você vai amar a leitura.

      Excluir
  8. Oi Luciano :)
    Adorei a sua resenha e fiquei com vontade de conhecer a obra, parece mesmo muito misteriosa.
    Abraço
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! O livro é maravilhoso. Quando puder não deixe de conferir. Abraço!

      Excluir
  9. Li somente outro livro do mesmo autor, que é A Criança do Fogo. A leitura foi igualmente satisfatória, por isso não me animei para ler outra obra do autor.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog