Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Alien

Livro: Alien
Editora: Aleph
Autor: Alan Dean Foster



Sinopse:
A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade.


Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.



Primeiramente devo informar-lhes que, normalmente eu tenho um problema enorme com novelizações: raramente elas me agradam. Da mesma maneira que um livro é adaptado para o cinema ou TV, geralmente a adaptação fica aquém, o contrário também acontece. Porém, ao ler "Alien", tive que rever meus conceitos; achei uma novelização tão boa quanto o filme – ou até melhor. Alan Dean Foster ganhou-me sem dificuldades.

Tudo começa quando os sete passageiros da Nostromo são acordados pela Mãe – uma espécie de sistema operacional inteligente da nave – do sono induzido. O que provavelmente significaria que eles estavam se aproximando da Terra, mostra-se algo bem diferente. A Mãe captou um sinal alienígena, sendo, aparentemente, um pedido de socorro. O estranho é que aquela linguagem extraterrestre ainda não era conhecida.
Como o regulamento da Companhia determinava, os integrantes da Nostromo pousam no planeta – que era deserto – de onde vinha o sinal e preparam uma missão de reconhecimento e resgate. Porém, algo ainda mais bizarro acontece. Um dos tripulantes é atacado por uma criatura estranha e parece ficar entre a vida e a morte. Contudo, o que poderia ser apenas uma morte, pode ser a condenação de todos na nave; ou da Terra.
Com uma escrita inteligente, rápida quando necessário e bem detalhista, Foster consegue transmitir com perfeição a trama original de Alien para as páginas do livro. Todo aquele suspense intrínseco ao filme está na novelização, deixando tudo mais intenso e inquietante. Assim como na obra original, não chega a dar um medo intenso, mas o suspense é tão envolvente que não há como não se render.
Acrescentada à boa escrita, também é possível destacar a profundidade de cada personagem. Como eles são apenas sete confinados em uma nave, o medo e a incerteza afloram o que há de melhor e pior em cada um deles. As intrigas florescem, as rixas se tornam mais evidentes e o nervosismo é palpável, o que os deixam mais humanos e próximos do leitor.
Outro ponto acertado da adaptação foi a narração em terceira pessoa, visto que permite que o leitor tenha uma visão mais abrangente de tudo que acontece dentro da nave. Esse é, por exemplo, um dos fatores que permitem a maior profundidade dos personagens. Além disso, tal recurso deixa o texto mais propício para o suspense, do qual, aliás, o livro é repleto.
Se tudo isso não fosse suficiente, o enredo ainda conta com uma boa crítica, apesar de indireta, ao sistema capitalista. Claramente vemos o dinheiro sendo colocado à frente da vida humana, o que gera uma série de percalços. Além disso, também é possível refletir sobre até onde é possível ir à ciência, até onde é ético pisar.
Com tantos aspectos positivos, só me resta indicar a obra. Leia, você vai adorar. Caso tenha assistido ao clássico filme, essa obra irá acrescentar bastante na forma de enxergar todo o enredo. Se você ainda não tiver conferido, essa é a oportunidade perfeita para se inserir nesse rico universo. Para quem gosta de sci-fi, terror e suspense, "Alien" é uma ótima pedida. Em resumo se você gosta do gênero esse livro irá te agradar por completo. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!





Comentários

  1. Olá Luciano.
    Acabei de chegar no seu blog
    e estou conhecendo para
    depois comentar.
    Tudo lindo aqui.
    Bjins de bom fim de semana.
    CatiahoAlc./Reflexod'Alma
    entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  2. Oi
    esse é um tipo de história que realmente não me agrada, , só essa capa eu já acho pavorosa, imagina lendo a leitura, mas já i comentários positivos dele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! A capa é pavorosa, mas o conteúdo é sensacional. O livro é muito bom

      Excluir
  3. Eu sou completamente apaixonada pela franquia Alien. Já assisti todos os filmes e seus derivados vááárias vezes. Como é que eu não sabia desse livro, gente?! Fiquei super curiosa agora pra conferir. Tenho certeza de que vou amar!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Assim como você eu também sou um aficcionado pela franquia Alien. O livro é espetacular. Não deixe de o conferir.

      Excluir
  4. Oi Luciano,
    Nesse caso, acredito que o filme funcione melhor do que o livro comigo. Não sinto vontade de ler Alien, mas os efeitos visuais podem me prender a história.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Certamente os efeitos visuais que o longa metragem proporcionam, são um deleite para os olhos.

      Excluir
  5. ADOREI,AMIGO! AMO FICÇÃO!

    OBRIGADA ELA VISITA . SÓ ESTOU RESPONDENDO A QUEM COMENTOU E DE MADRUGADA,POR FALTA TOTAL DE TEMPO,COM OS EXAMES DE MEU MARIDO.

    VOLTE SEMPRE PORQUE TEM MAIS QUE O ÚLTIMO POST. NO MENU À DIREITA DE MEU BLOG TEM A OPÇÃO "MINHAS CATEGORIAS" ONDE TEM POSTS QUE TALVEZ VC NUNCA TENHA LIDO.

    PONHA MEU BLOG NA SUA LISTA PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES.
    BEIJOS SABOR CARINHO E UMA QUINTA_FEIRA ABENÇOADA

    DONETZKA

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tinha ouvido falar no filme ou no livro, acredita? Mas achei interessante alguns pontos que você levantou... o aprofundamento nos personagens, por fazer crítica ao capitalismo e, claro, o suspense! Talvez eu dê uma chance, quando estiver procurando uma leitura bem diferente das minhas habituais.

    Au revoir ♡
    Tecer Flores e Cheirar Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Polyana! Dê sim uma chance ao livro, pois você se surpreenderá com o que encontrará. Au revoir

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog