Pular para o conteúdo principal

Poema: Aqui O Tempo Não Passa

Olá caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir. AQUI O TEMPO NÃO PASSA Aqui, onde o tempo não passa, sinto tua falta como se me faltasse o ar. A respiração pesa feito pedra bruta, e teu corpo é um convite ao desejo e à entrega total. Teu toque desperta o fogo que habita em mim. Teu beijo é revelação, paixão completa, um instante em que corpo e alma se reconhecem. Talvez eu não tenha tempo de redenção, talvez me perca de vez em tua imensidão, talvez sinta medo de me entregar, ou que tu não queiras me encontrar. Os dias seguem lentos, insossos, sem graça, mas ainda assim sigo vivendo e aprendendo. Quando o universo decidir, estará decidido, e eu, por fim, serei redimido de meus erros do passado e do presente. O futuro é incerto como chuva que cai às vezes para aliviar o calor, mas na ciranda da vida eu miro o teu altar, onde minha alma encontra repouso e chama. Gostaram? Até a próxima!

Resenha: Pactos

LIVRO: PACTOS

ANO DE LANÇAMENTO: 2022

AUTORES: Edgar Allan Poe; Nathaniel  Hawthorne; Mark Twain; Washington Irving; Stephen Vincent Benét; Harriet Beecher Stowe

EDITORA: DARKSIDE 

NÚMERO DE PÁGINAS: 208

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆



Sinopse: Contos perspicazes, irônicos, assustadores – e capazes de selar o destino da sua alma. Edgar Allan Poe, Nathaniel Hawthorne, Mark Twain, Washington Irving, Stephen Vincent Benét e Harriet Beecher Stowe convidam você a mergulhar nas sombras de um passado sangrento ao explorar os pecados e os deleites de pactos macabros da literatura norte-americana. Você está pronto para viver deliciosamente? 



Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui! Vem conferir!



Pactos com o demônio figuram entre os temas mais intrigantes da literatura de horror, constituindo um sedutor flerte com o abismo, onde os ganhos frequentemente não se equiparam às perdas que irremediavelmente ocorrem no momento do acerto de contas — um processo cuja mecânica nos é bem conhecida.

A edificação histórico-religiosa dos Estados Unidos gerou um fervor inebriante, que, mesclado a lendas, preconceitos e fanatismo, deu ensejo a episódios de perseguição, busca pela purificação espiritual e um hedonismo que considerava o mal como uma entidade à espreita. É deste receptáculo de tensões que a antologia PACTOS, publicada pela editora DarkSide, extrai o fio condutor que entrelaça seus contos, todos eles assinados por autores mais do que consagrados na literatura estadunidense.

Os seis contos que se encontram reunidos apresentam uma montanha-russa de altos e baixos, característico de toda coletânea desse naipe, mergulhando nas ambições e tragédias enfrentadas por seus personagens. Não se trata de narrativas que causam insônia; antes, são relatos de indivíduos que, em algum momento de suas existências, cruzaram caminhos com o tinhoso e se depararam com a oportunidade de ceder às suas sedutoras ofertas ou de confrontá-lo em diálogos acalorados.

O DIABO E O DANIEL WEBSTER, de Stephen Vincent Benét, destaca-se de maneira singular pela originalidade com que o autor apresenta o embate entre os protagonistas título do relato. Em um julgamento além da compreensão do mundo terreno, Webster atua como defensor na busca pela salvação da alma de um homem, enquanto sua argumentação diante do príncipe das trevas desvela um rol histórico de patriotismo norte-americano.

APROXIMANDO-SE DA FINA IRONIA, O JOVEM GOODMAN BROWN, de Nathaniel Hawthorne, retrata um jovem que, movido pela curiosidade, busca a figura demoníaca, apenas para descobrir que as almas nobres e respeitáveis de sua comunidade — incluindo seu pastor — fazem parte, quase que intimamente, do círculo infernal. Cabe destacar o interessante trocadilho contido no nome do protagonista, que evoca a dualidade entre o bem e o mal.

Por derradeiro, O DIABO E TOM WALKER, de Washington Irving, oferece uma representação clássica do demônio, tal qual o concebemos: cruel e difusor de malícia. Aqui, o pacto demoníaco é retratado com consequências nefastas, e a ambição emerge como o principal motor das ações de Tom e sua esposa, que é igualmente cruel.

Os demais contos da coleção, contudo, carecem de vigor; ainda assim, VENDIDA PARA SATÃ, de Mark Twain, mantém-se firme na narrativa, explorando de forma satisfatória a ambição do personagem, ao descobrir a natureza de Satanás. Já as histórias O DIABO NO CAMPANÁRIO e COMO VENCER O DIABO apresentam-se como mais fracas, facilmente relegadas ao fundo do conjunto da coletânea, ainda que mereçam, de fato, uma leitura atenta. É isso!  Até a próxima postagem!



Comentários

  1. Parece interessante! Vou levar a sugestão!

    Subscreve a newsletter do blog, para saberes todas as novidades, para isso, basta aqui

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Linkedin

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano, tudo bem?
    Com alguns nomes de renome nessa coletânea, fiquei curiosa pra ler. O tema parece bem instigante. Que bom que você curtiu!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não sou leitora muito leitora de horror, mas gostei da premissa dessa coletânea!

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Para os leitores que curtem, este livro é uma boa coletânea de horror. Abraço!

      Excluir
  4. Oi Luciano, tudo bem? Gostei da ideia da coletânea. Já faz um tempinho que não leio contos assim, vou guardar a dica.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Vou bem, obrigado! Que bom que gostou da dica. Até breve. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog