Pular para o conteúdo principal

Poema: Apaixonado!

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui! Vem conferir! POEMA: APAIXONADO! Eu mentiria se dissesse que não sou apaixonado por você. Mentiria se negasse que meu olhar brilha ao se deparar com o seu.  Que meu sorriso não brota no cantinho, meio tímido e receoso. Mas que quando você sorri de volta com esse seu riso contido e o mesmo brilho no olhar, uma onda gigante de sensações gostosas me faz não querer mais parar de sorrir. Eu mentiria se dissesse que sua presença não mexe comigo. Mentiria se jurasse que não te procuro por onde vou, que por acaso não penso em me deparar contigo em algum canto. Pois, te procuro até mesmo do meu lado da cama sabendo que não está. Eu mentiria se dissesse que seu abraço não é conforto. Porque não há lugar mais confortável para estar que nos seus braços. Mentiria se negasse que o mundo facilmente poderia terminar se as suas mãos não estivessem a me guardar em você. Eu mentiria se dissesse que seu beijo nã...

Resenha: Contos Negreiros

LIVRO: CONTOS NEGREIROS

ANO DE LANÇAMENTO: 2005

AUTOR: MARCELINO FREIRE

EDITORA: RECORD

NÚMERO DE PÁGINAS: 110

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆




SINOPSE: Um dos expoentes da nova geração de escritores brasileiros, Marcelino Freire se inspirou em clássicos brasileiros como Cruz e Sousa, Lima Barreto e Jorge de Lima para criar os contos deste livro. Apresentando uma releitura moderna do preconceito, Contos negreiros esquadrinha, com ironia e bom humor, questões como o homossexualidade e o conflito de classes.




Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra!



​     

E como não poderia deixar de ser, em CONTOS NEGREIROS o principal foco é a população negra em sua maioria, mostrando situações como o preconceito e a condição social. Além disso, há histórias sobre mulheres e gays para compondo o corpo do livro (sinopse super mequetrefe porque é um livro de contos né gente). Para já dar aquela carteirada básica, a obra ganhou o Jabuti de melhor livro de crônicas/contos do ano de 2006 (caso vocês não conheçam, o Jabuti é o maior prêmio literário do Brasil em relação a obra única [existem premiações para livros e para conjuntos de obras, como o Nobel e o Camões] e  com maior eu estou falando o que dá mais $$$). Freire traz nesses contos a sua habilidade fazendo com que um texto curtíssimo te dê mais porrada que muito romance por aí. A primeira coisa que chama a atenção na prosa de Marcelino é a sua poética fortíssima, principalmente porque seus textos geralmente parecem monólogos de personagens (talvez por isso ele os chame de Cantos) e eles dialogam fortemente com a língua do povo e com certos trejeitos característicos, sem perder a beleza da estrutura do texto e de sua montagem muito original, coisa que faz com que os velhos conservadores da academia não possam ignorar esse gênio, mesmo falando o que ele fala. Agora das tramas em si, vou só destacar algumas para vocês ficarem com o gostinho na boca: em Solar dos Príncipes, a historia é sobre alguns homens tentando entrar em um condomínio para entrevistar os moradores e saber como é o domingo deles, uma das narrativas mais longas do livro e fala sobre a diferença social do Brasil e do preconceito velado;  em Coração, vemos uma perseguição de um gay ao seu crush de metrô, um conto divertidíssimo que diferencia por sair do tema principal, mas pontua ainda mais a polifonia característica na obra de Freire; e por fim o conto Nossa Rainha é sobre a filha de uma trabalhadora da favela que cisma em ser a Rainha Xuxa, o que, para mim representa basicamente por que a meritocracia é um conceito falho. Se você caro leitor e caríssima leitora curte livros de contos, este aqui é obrigatório. É isso pessoal. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Parece ser uma obra encantadora e muito marcante. Gostei de ver.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Emerson! Se você curte ler contos, este livro aqui irá agradar-lhe por completo. Abraço!

      Excluir
  2. Acredito que seja um livro com uma narrativa muito interessante de ler.
    .
    Saudações poéticas e amigas.
    .
    Poema: “ Apenas Amor “
    .

    ResponderExcluir
  3. Pois é meu caro! Darei uma passada lá em seu canal para saber sobre o livro. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog