Pular para o conteúdo principal

Poema: Rosa

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Rosa Rosa, com tua cor encantadora. Tão bela és, ó flor sedutora. Tu és símbolo de amor e paixão.  Transbordas vida em cada coração. Teu perfume exala em cada canto. Enfeitando jardins, o mundo encantando.  Tuas pétalas macias desabrocham.  Como um abraço que o coração deseja. Rosa rubra, intensa e vermelha. Expressas a paixão que se atrela. Tu és o símbolo da força feminina. Com tua beleza que fascina. Mas há também a rosa branca. Que transmite paz e alma inocente. Com sua delicadeza e pureza. Enfeitiça em sua beleza. As rosas amarelas irradiam alegria. Espalham sorrisos na grande metrópole da monotonia. Com seu brilho dourado e vibrante. Colorem a vida, como um instante. Rosas, flores tão especiais. Que embelezam os dias e são naturais. A tua imortalidade em poesia se traduz. Ensinando o amor e a resiliência à luz. Que a rosa, em toda sua exuberância. Continue a ser símbolo de e

Resenha: O Menino Do Vagão

LIVRO: O MENINO DO VAGÃO 

ANO DE LANÇAMENTO: 2017

AUTORA: PAM JENOFF

EDITORA: HarperCollins Brasil

NÚMERO DE PÁGINAS: 288

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆




Sinopse Harper Collins: Durante a ocupação nazista na Holanda, Noa, uma jovem de apenas 16 anos, engravida de um soldado alemão. Contra a sua vontade, ela é obrigada a entregar seu bebê recém-nascido para a adoção e é praticamente abandonada em um cenário de guerra e destruição. Em busca de abrigo, ela chega em uma pequena estação de trem no interior da Alemanha onde, em troca de comida e um lugar para dormir, ela passa a trabalhar. Até que em uma fria noite de inverno, Noa descobre um vagão de trem repleto de crianças judias roubadas de seus pais, com destino a um campo de concentração. Em um momento que mudará toda a sua vida, ela decide salvar um dos bebês judeus. E, talvez, recuperar a esperança que foi levada junto com o seu filho. Começa assim, a sua jornada em busca da liberdade. Em O menino do vagão, Pam Jenoff constrói personagens inesquecíveis e emocionantes para nos oferecer o poder que só uma ficção poderosa consegue criar: o olhar do passado para refletirmos o futuro e o que significa, verdadeiramente, sermos humanos.




Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão? Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conferir então!




O MENINO DO VAGÃO  é uma história de ficção que se passa em um dos períodos mais sombrios da humanidade, retratando, como pano de fundo, os medos e horrores de uma guerra onde o mundo conheceu o que há de pior na humanidade. Onde a simples diferença de raças servia como pretexto para fuzilar ou jogar numa câmara de gás pessoas que eram “eleitas” inferiores por uma classe que se achava acima de tudo e de todos. Apesar de contar com uma sinopse até certo ponto dramática e um pouco romantizada, a história criada por Pam Jenoff mergulha muito mais fundo, nos fazendo refletir e sentir o drama, o medo e o pavor que pessoas inocentes eram submetidas pela escolha dos outros. A história alterna a visão entre suas duas principais personagens, Noa, uma jovem de 16 anos, que engravida de um soldado alemão e é expulsa de casa pelos pais; e Astrid, uma judia casada com outro soldado alemão, em plena 2ª guerra mundial. Apesar de a sinopse girar em torno de Noa, Pam nos entrega personagens profundamente marcantes, que são fundamentais para que a história se desenvolva, indo muito além do já dramático caso da jovem expulsa de casa, brindando o leitor com uma história emocionante. Particularmente, optei por não revelar muitos detalhes e cenários por onde a história se passa nessa resenha, de forma que o leitor possa ter as mesmas surpresas e se encantar com o cuidado e a pesquisa minuciosa realizada pela autora. O livro nos proporciona uma leitura muito pouco comum. Apesar de se passar em um cenário pesado e triste, a autora nos entrega uma escrita cadenciada, com capítulos que fluem muito naturalmente para conhecermos cada ponto de sua história, tornando quase impossível nos cansarmos ou querer parar de ler em algum ponto. Muito rapidamente nos vemos envolvidos com a leitura querendo avançar e saber o que acontecerá nas páginas seguintes. Durante toda sua narrativa, somos surpreendidos com revelações que vão se completando e aliviando o ar sombrio da vida de segredos de cada personagem em meio a guerra, nos aproximando cada vez mais de cada um deles. Em O MENINO DO VAGÃO  temos um desfecho improvável e surpreendente, onde dificilmente estamos preparados para os acontecimentos que seguem a etapa final, nos deixando em estado de profunda reflexão. Se você ainda tiver alguma dúvida, sugiro que inclua essa história na sua meta de leitura, você dificilmente irá se arrepender. É isso pessoal. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Oi Luciano, tudo bem? Gostei muito da sua resenha e do seu esforço em evitar spoilers. Eu realmente prefiro a surpresa durante a leitura. Pela forma que você descreveu parece ser uma história muito interessante e que mexe com as emoções. Não é muito minha zona de conforto, mas sem dúvida é uma dica valiosa para quando eu estiver procurando um livro desse tema para ler.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Estou bem, obrigado. Que bom que gostou da resenha. O livro é maravilhoso. Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Fabiano! Sua impressão está certíssima, é exatamente isso mesmo. A obra te prende do inicio ao fim. Que bom que minha escrita esteja lhe agradando Fabiano. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Essas histórias que se passam na época da guerra são tão profundamente comoventes, mas nos ensinam muito, mesmo sendo ficção.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro fabuloso e com uma boa estória. Gosto muito de um bom suspense.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já ouvi falar de vários títulos que se passam nessa época, mas esse para mim foi novidade.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela dica Fabiano. Parece ser excelente. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog