Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: O Jogador

LIVRO: O JOGADOR 

ANO DE LANÇAMENTO: 2007

AUTOR: FIÓDOR DOSTOIÉVSKI 

EDITORA: L&PM Pocket

NÚMERO DE PÁGINAS: 212

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆




Sinopse: Fiódor Mikhailovich Dostoiévski nasceu em Moscou, em 1821, e morreu em Petrogrado, em 1881. Teve uma vida atribulada e trágica permeada pela doença (epilepsia) e tragédias familiares. Engenheiro de formação, dedicou-se à leitura dos mestres de sua época. Serviu ao exército e abandonou a carreira militar pela literária, levando uma vida boêmia e desregrada e tornando-se inclusive um jogador compulsivo. Ainda em vida, adquiriu a fama e a glória como um dos escritores mais populares na Rússia do seu tempo. Simpático às idéias democráticas, combateu o regime autoritário do Tzar. Chegou a ser preso e condenado à morte por participação em um movimento revolucionário, tendo sua pena comutada e transformada em quatro anos de trabalhos forçados na Sibéria. Sua obra é extensa e consistente, tendo escrito sobre a miséria e a grandeza da natureza humana. Entre seus livros, destacam-se 'Crime e castigo', 'O idiota', 'O jogador', 'Recordações da casa dos mortos' e sua obra-prima, 'Os irmãos Karamazov'.




Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão? Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer então! 




Maior representante da literatura russa, a partir de 1844 passou a se dedicar com esclusividade a literatura, procurando viver da venda de seus livros e de traduções. Como a literatura tinha um público mais selecionado e escasso, não demorou para contrair dívidas, fato que foi agravado por problemas de saúde. Para complicar sua vida, foi preso e exilado na Sibéria em 1849.

Como todo bom escritor, teve uma vida movimentada, sempre atento a todos os detalhes que passavam a sua frente. Nesse contexto, Dostoievski absorveu os conflitos humanos e sociais, fatores que foram predominantes para a construção de seus personagens, sempre entrelaçados em conflitos psicológicos e morais. O livro O JOGADOR foi escrito em 1867 e reflete, em parte, a vida do próprio autor. Dostoiveski, assim como o personagem principal da trama, Alexei Ivanovich, gostava de jogar. No livro, porém, o jogo é uma compulsão, tratado de forma doentia. O protagonista não dá ouvidos aqueles que procuram controlar sua insaciedade pelo dinheiro, mantendo-se firme em seus propósitos mesquinhos. Ganha fortunas mas em pouco tempo perde o dinheiro obtido, levando ao leitor a sentir-se irritado com Alexei e mandá-lo parar de se arriscar. Como no jogo quem sempre ganha é o dono da banca, não preciso me estender para que possam prever o final, porém, a leitura se torna ainda mais interessante com esse detalhe sórdido, até mesmo para que possamos entrar no universo criado pelo escritor russo e contemplar com riqueza de detalhes a vida da burguesia da época e o modo como os espertinhos de plantão circulavam entre a nobreza. Paralelo a tudo isso Alexei vive uma conturbada relação de amor e ódio com Paulina Alexandrovna, cuja paixão por ela e o vício compulsivo pelo jogo lhe consomem. Este livro é sem dúvida uma  pequena obra-prima, a qual foi ditada por Dostoievski para estenógrafa Anna Grigórievna Snítkina, sua futura esposa, em apenas vinte e seis dias, dentro do exíguo prazo determinado por seu editor. A entrega do livro lhe rendeu uns bons trocados para aplacar a ira de seus credores e viajar pela Europa a procura de um pouco de tranquilidade. Para quem curte clássicos, este livro é obrigatório! É isso pessoal! Espero que tenham curtido a resenha! Até a próxima!






Comentários

  1. Oi!
    Li esse ano o meu primeiro clássico russo (O Nariz) e pretendo conhecer outras histórias, em especial o trabalho do Dostoiévski.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! O Nariz eu não li, mas tenho enorme curiosidade. Os livros de Dostoiéviski são ótimos. Abraço!

      Excluir
  2. Oi
    nunca li nada do autor, mais tenho curiosidade porque sempre é muito elogiado e esse parece ser muito bom.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Os livros de Dostoiévski em geral são excelentes. Este aqui é ótimo. Abraço!

      Excluir
  3. Caríssimo, que dica! Sua forma de expor meu deixou motivado a conferir. Abraço cordial. CSamma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica! Leia sim, certamente irá curtir a obra. Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Fabiano! Nunca li Memórias do Subsolo. Hoje em dia viver só da escrita é dificílimo, não é diferente daquela época. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, nunca li nada do autor, mas tenho interesse para ampliar meu conhecimento em literatura. Entretanto, não acho que seja o melhor momento. Preciso retomar meu hábito de leitura primeiro para tentar histórias um pouco fora da minha zona de conforto como essa.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Quando for o momento leia-o, certeza de que você irá curtir a leitura. Um abraço e até breve.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog