Pular para o conteúdo principal

Poema: Rosa

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Rosa Rosa, com tua cor encantadora. Tão bela és, ó flor sedutora. Tu és símbolo de amor e paixão.  Transbordas vida em cada coração. Teu perfume exala em cada canto. Enfeitando jardins, o mundo encantando.  Tuas pétalas macias desabrocham.  Como um abraço que o coração deseja. Rosa rubra, intensa e vermelha. Expressas a paixão que se atrela. Tu és o símbolo da força feminina. Com tua beleza que fascina. Mas há também a rosa branca. Que transmite paz e alma inocente. Com sua delicadeza e pureza. Enfeitiça em sua beleza. As rosas amarelas irradiam alegria. Espalham sorrisos na grande metrópole da monotonia. Com seu brilho dourado e vibrante. Colorem a vida, como um instante. Rosas, flores tão especiais. Que embelezam os dias e são naturais. A tua imortalidade em poesia se traduz. Ensinando o amor e a resiliência à luz. Que a rosa, em toda sua exuberância. Continue a ser símbolo de e

PRECISAMOS FALAR SOBRE TOLERÂNCIA!

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão? Hoje eu quero falar com vocês sobre Tolerância.  



PRECISAMOS FALAR SOBRE TOLERÂNCIA! 



Vivemos tempos complexos!

Com o avanço da tecnologia e a facilidade de comunicação entre as pessoas, a cada dia nos deparamos com mais exemplos de raiva, ódio, desprezo, indiferenca e desamor.

A internet é campo vasto para a proliferação de práticas racistas e discriminatórias, porém, poucos assumem essas posições radicais por medo das consequências, ou seja, estamos sempre diante do famoso “veja bem”, do “sem querer ofender”, ou “desculpe se estou machucando alguém, não é minha intenção”.

Fato é, porém, que apesar de todos falarem muito nela, poucos a praticam: Sim caros leitores e caríssimas leitoras, estou falando de TOLERÂNCIA!

Diante da facilidade de expor todo e qualquer tipo de posicionamento (filosófico, étnico, científico, religioso, sexual, político, alimentar, e tantos outros mais.) a desculpa serve de escudo para a intolerância. Ferir alguém sob essa simplória justificativa está se tornando cada vez mais comum, ainda que para o ofendido tenham resultado fraturas que somente o tempo irá calcificar.

De acordo com o dicionário; tolerância, entre outros significados, representa a  "aceitação daquilo que não se quer ou não se pode impedir” e, ainda, a “disposição para ouvir ou aceitar ideias, opiniões ou atitudes diferente ou opostas às próprias”. O conceito parece bastante simples, porém, sua aplicação está desvirtuada e prostituída, afinal, como temos visto nos dias de hoje, "se você não concorda com a minha opinião posso concluir que você é contra o que digo". Esse silogismo é a mais pura demonstração de intolerância!

No auge da pandemia vimos muitos de nós, o fato de não aceitar a vacina contra o famigerado coronavírus, por exemplo, não o torna um negacionista por completo, salvo na visão turva dos intolerantes. Por outro lado, aceitar a vacina não o torna um defensor absoluto da ciência, mas alguém que vislumbra nos métodos científicos uma segurança maior para a cura da enfermidade.

O que devemos ponderar é que tolerância não significa concordar com isso ou aquilo, mas sim compreender que uma posição pode ser melhor ou mais convincente que outra, porém, não é a única correta e isenta de equívocos.

Em outras palavras, ser tolerante significa acreditar naquilo que melhor se encaixa com suas crenças e posicionamentos, porém, jamais pode significar que o ponto de vista contrário está completamente errado e mais equivocado e, portanto, ignorante, é aquele que o sustenta.

A tolerância é uma virtude e como tal deve ser exercida, dentro do campo do respeito, da compaixão e da visão racional pela discussão saudável e civilizada.

Certa vez um renomado filósofo francês  disse “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”. O ideal seria se todos pensassem e agissem como o filósofo francês, no entanto a nossa realidade atual está distante do ideal, infelizmente.

O filósofo no qual me refiro é Voltaire.

Apesar da obra de Voltaire relacionar-se mais com a liberdade de expressão do homem, a frase acima enaltece a tolerância, pois, posso não concordar com o seu ponto de vista, contudo, o respeito e por esse motivo não tenho você por inimigo ou adversário, mas alguém que permitirá a oportunidade de ampliar o debate do tema para a elevação do conhecimento.

A tolerância, portanto, nos acompanha durante todo o processo civilizatório, devendo, contudo, ser melhorada e não utilizada como desculpa para esconder propósitos equivocados, um faz de conta onde o sujeito prepotente e fechado à evolução diz respeitar (quando respeita!) o ponto de vista contrário apenas para não ser taxado de intransigente. A tolerância jamais pode esconder o preconceito e a dominação, pois, como dito, é uma virtude a ser desenvolvida pelo homem evoluído.

O exercício da tolerância é diário e constante, estando intrinsicamente ligado à natureza do ser humano que, segundo a linha de pensamento de Rosseau (1712/1778), define o homem como sociável antes mesmo de se socializar. Infelizmente o homem perdeu a confiança no seu semelhante e com a enormidade de informações que recebe em seu universo privado (e-mail, whatsapp, facebook, instagram, twitter, e outros), forma convicções favoráveis ao seu ponto de vista e por diversas vezes acaba se encastelando na própria ignorância, não aceitando opiniões divergentes (intolerantes!), vivendo na sua adequada caverna, a exemplo do que já relatou Platão (428/346 a.C.) no Livro VII da obra A República (370 a.C.).

Ser tolerante, compreender a posição do outro ainda que não concordando com ela, contudo, não significa dar carta branca para posicionamentos que atentem às demais qualidades humanas, que abarquem princípios prejudiciais à própria existência das pessoas e que fomentem o mal, a ignorância, a destruição e o obscurantismo.

Tolerância não pode ser confundida com preguiça ou submissão. Não há espaço para o “ele está errado, mas não vou discutir. Paciência!”.

Não, não podemos deixar simplesmente que a irracionalidade possa subjugar as virtudes. Ainda que nosso semelhante não seja tolerante, o respeito mútuo e a liberdade para que cada um possa se expressar livremente devem prevalecer.

Aceitar calado significa concordar com o ponto de vista adverso, correndo o risco de ver prosperar a iniquidade, a estupidez e a brutalidade física e de opinião. Ser tolerante não representa abrir mão de suas convicções, mas de respeitar aquelas do nosso semelhante, contrapondo-as com argumentos e de maneira respeitosa, compreendendo as justificativas contrárias e sopesando suas razões para, no final, reforçar ou rever o próprio ponto de vista.

Compreender a opinião do semelhante não significa acolher suas condições e pressupostos. A tolerância sempre permitirá o diálogo e a troca de ideias. Um mundo civilizado é um mundo de compreensão, que, porém, não deixar predominar a ignorância. A tolerância, portanto, nas suas mais amplas formas, deve ser praticada e refinada a cada oportunidade. É uma das mais bonitas qualidades da humanidade. Pensem nisto!


 


É isso pessoal! Espero que tenham curtido a postagem! Até a próxima!

Comentários

  1. Infelizmente cada vez existe menos tolerância entre os seres humanos.
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Poema: “ Amar-te será estigma eterno “
    .

    ResponderExcluir
  2. Penso igual Fabiano. Infelizmente a intolerância tomou proporções jamais vista na sociedade contemporânea. E a mídia cada vez mais se transforma na grande vilã da era atual propagando a intolerância na sociedade. Um abraço meu caro!

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano!
    Com certeza! Tolerância, respeito, é uma das coisas que mais fazem falta na nossa sociedade!
    Ótima reflexão!
    beijo
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Bela reflexão, é muito necessária a tolerância e entender e aceitar a pluralidade de opiniões e jeito de ser.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, adorei o seu texto. Meu sonho de vida é estar em meio a pessoas tolerantes que conseguem conversar e até mesmo discordar sobre algo sem tentar oprimir o outro elevando a voz. Até hoje, em 40 anos, foram raríssimas as vezes em que estive nessa situação. É triste, mas para a maioria das pessoas que eu conheço, quando alguém discorda delas, levam logo para o lado pessoal e se sentem agredidas e começam a lamuriar. Impossível sustentar qualquer discussão para tentar alcançar um ponto de acordo (mesmo que todas as partes ainda pensem diferente). Espero que um dia essas pessoas melhorem. Faz mal para ela e para os outros.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Que bom que curtiu o texto. Se as pessoas fossem um tanto tolerantes a vida fluía bem melhor, mas quem sabe um dia elas aprendam a tolerar as diferenças que existem entre as pessoas. Até breve! Abraço!

      Excluir
  6. Nossa, com certeza um assunto muito necessário nos dias atuais. Como vejo pessoas intolerantes, que não conseguem ouvir opiniões contrárias as suas... temos que saber ouvir do mesmo jeito que falamos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog