Pular para o conteúdo principal

Poema: Rosa

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Rosa Rosa, com tua cor encantadora. Tão bela és, ó flor sedutora. Tu és símbolo de amor e paixão.  Transbordas vida em cada coração. Teu perfume exala em cada canto. Enfeitando jardins, o mundo encantando.  Tuas pétalas macias desabrocham.  Como um abraço que o coração deseja. Rosa rubra, intensa e vermelha. Expressas a paixão que se atrela. Tu és o símbolo da força feminina. Com tua beleza que fascina. Mas há também a rosa branca. Que transmite paz e alma inocente. Com sua delicadeza e pureza. Enfeitiça em sua beleza. As rosas amarelas irradiam alegria. Espalham sorrisos na grande metrópole da monotonia. Com seu brilho dourado e vibrante. Colorem a vida, como um instante. Rosas, flores tão especiais. Que embelezam os dias e são naturais. A tua imortalidade em poesia se traduz. Ensinando o amor e a resiliência à luz. Que a rosa, em toda sua exuberância. Continue a ser símbolo de e

Resenha: A Garota Corvo

LIVRO: A GAROTA CORVO

ANO DE LANÇAMENTO: 2017

AUTOR: Erik Axl Sund

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS

NÚMERO DE PÁGINAS: 584

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆ 




Sinopse: Tudo começa em um parque da cidade de Estocolmo, onde o corpo de um menino é encontrado. A detetive superintendente Jeanette Kihlberg lidera a investigação, lutando contra um promotor apático e uma força policial burocrática que não quer dedicar recursos para resolver o assassinato de uma criança imigrante. Todavia, com a descoberta dos cadáveres mutilados de mais duas crianças, fica claro que um serial killer está à solta. Kihlberg procura a psicóloga Sofia Zetterlund, uma especialista em recuperar crianças que sofreram violência, e as vidas das duas mulheres se entrelaçam de forma quase instantânea profissional e pessoalmente. À medida que se aproximam da verdade sobre os assassinatos, as duas vão aos poucos perceber que os crimes escondem um mal subterrâneo que parece abraçar toda sociedade sueca. 




Olá, caros leitores e caríssimas leitoras. Como estão?  Preparados para mais uma resenha literária? Vamos conhecer então!




A Garota Corvo é um livro denso que mergulha no psicológico humano de forma clínica. A história é uma intrincada teia de traumas, vingança, exploração e corrupção. De um lado a polícia, através da detetive Jeanette Kihlberg, tentando decifrar os assassinatos brutais de meninos imigrantes e lutando contra um Estado que não se importa muito com a morte de menores sem identidade. De outro, uma série de assassinatos envolvendo pessoas que, a princípio, não tem nenhuma conexão entre si. Mortes brutais com algumas cenas bem fortes, embora sem muito detalhamento nauseante.A reunião de tantos temas delicados, não muito comuns na literatura, como a exploração e o abuso infantil, aliada a um mistério bem construído e de difícil solução, prometiam muito para este livro. E de fato quando tudo é solucionado e conseguimos enxergar o imenso quebra-cabeças que compõe essa história levamos um bom soco na cara de surpresa. O problema está justamente em conseguir vencer as quase seiscentas páginas de uma narrativa pra lá de arrastada. A Garota Corvo tem uma excelente história, mas é um livro chato. A falta de ação se soma a ramificações sem fim em que dezenas de fatos vão sendo narrados entre passado e presente, com uma galeria infindável de personagens. Acompanhar tudo exige muita atenção, só que a narrativa não ajuda. Em diversos momentos me peguei no piloto automático, simplesmente lendo sem que meu cérebro assimilasse porque nem curiosidade para solucionar os casos o livro conseguiu me despertar. A trama não envolve e o que nos resta é se deixar levar por uma ou outra passagem um pouco mais interessante. Há uma “dica de sabedoria”, que falamos muito em agências de comunicação, que recomenda: às vezes, menos é mais! Acho que isso resume meu sentimento com relação à A Garota Corvo. A história foi tão bem imaginada e de forma tão complexa que ela acabou se perdendo, e o que poderia ter rendido um suspense de tirar o chapéu resultou num romance policial sem pegada. As duas personagens femininas que protagonizam a história, Jeanette e Sofia, são o grande destaque por sua construção sólida e verossímil. E o autor vai evidenciando a todo momento o preconceito que as figuras femininas sofrem nos ambientes de maioria masculina em que vivem. Preconceito que acaba perdendo espaço para a força de cada uma em desempenhar suas funções. Aos que se aventurarem pelas páginas de A Garota Corvo, eu espero que encontrem um livro diferente do que eu expus acima. Em resumo, A GAROTA CORVO é um livro que não fluiu comigo, mas é uma obra com seus méritos e que, certamente irá  agradar leitores. Espero que tenham curtido a resenha!



Comentários

  1. O principal mérito desta obra é a história que foi imaginada pelo autor, mas que, infelizmente não foi bem executada. Aqui expus exatamente minha visão da obra, e o quanto ela tenha me conquistado, ou não no caso específico deste livro aqui. CABRITA CABAÇO é um livro de contos com uma pegada erótica. Fico feliz que esteja lendo, espero que esteja curtindo o livro. Um abraço meu caro!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano!
    Acho que também não será um livro fluído comigo... A temática não é algo que me atraia, infelizmente!
    Ótimo final de semana!
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! É melhor você não se arriscar com este livro, certamente iria se desagradar um bocado. Ótimo fim de semana pra você também. Abraço!

      Excluir
  3. Oi!
    Não conhecia a obra, mas com a sua resenha me lembrei de que faz tempo que li um suspense/mistério de um país nórdico e deu vontade de ler algum do tipo, gosto como as histórias de lá são construídas.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciano, tudo bem?
    O tema do livro me interessa, mas também detesto quando a leitura arrasta. Adoro essa dica "menos é mais" quando escrevo e gosto dela quando leio também. Vou deixar a dica anotada aqui por ser do gênero que eu gosto, mas não me vejo lendo esse livro por enquanto.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Vou bem, e você? Também gosto bastante do tema, inclusive o gênero literário é dos meus preferidos, contudo este livro aqui não funcionou comigo, infelizmente. Até breve!

      Excluir
  5. Olá, que história densa! Teve uma época que estava louca para ler, mas nem tenho mais tanta vontade. A história parece ter um potencial bom.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leyanne! Sim é bastante densa. O potencial da obra é muito boa, mas não foi tão bem executada. Beijo!

      Excluir
  6. Oi, anjo!
    Já tinha visto esse livro por aí, mas nem sabia do que se tratava ao certo...
    Uma pena não ter funcionado tanto assim pra você!
    Boa sorte com os próximos...

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  7. Oi
    não conhecia a obra, o enredo parece ser interessante uma pena que não funcionou bem para você, mas valeu a dica.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Leia-o, depois conte-me o que achou da obra. Abraço!

      Excluir
  8. Olá Luciano, uma pena que a leitura não fluiu com você. Eu concordo que menos é mais, especialmente nos livros. Às vezes o autor quer causar tanto e fazer uma narrativa super elaborada, mas só consegue uma trama arrastada e tão densa, que cansa o leitor no meio do caminho. Esse certamente eu vou passar, pois estou procurando livros mais curtos no momento. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hanna! É melhor você deixar passar mesmo, certamente não iria se agradar da obra. Beijo!

      Excluir
  9. Oi Luciano, tudo bem?
    Um livro investigativo precisa de bons plot twists ou de cenas de ação instigantes. Pena que não tenha sido o caso aqui.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog