Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Deuses Caídos

LIVRO: DEUSES CAÍDOS

ANO DE LANÇAMENTO: 2018

AUTOR: GABRIEL TENNYSON

EDITORA: SUMA

NÚMERO DE PÁGINAS: 288

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆




Sinopse: Um serial killer com poderes paranormais está assassinando evangelistas famosos — e os vídeos de cada um deles sendo torturados ganham cada vez mais público na internet. Para garantir que o assassino seja capturado e o máximo de discrição mantida, Judas Cipriano — um padre indisciplinado, descendente de são Cipriano e herdeiro de alguns poderes celestiais é convocado. Veterano nesse tipo de caso, o padre é enviado para trabalhar como consultor da Polícia Civil e fica responsável por apresentar à jovem inspetora Júlia Abdemi o lado místico da cidade. Para resolver o caso — e sobreviver —, os dois precisarão de toda ajuda que puderem encontrar… O que inclui se unir a uma súcubo imortal, um dragão chinês traficante de armas mágicas e um gárgula que é a síntese da sociedade carioca. 




Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão? Preparados para mais uma resenha literária? Vamos conhecer então!




Assassinos com dons sobrenaturais, mortes viscerais, e os caminhos misteriosos das religiões são o combustível para grandes histórias de terror. William Hjortsberg nos presentou com Coração Satânico, um dos melhores exemplos de livros nessa pegada. Se pensarmos nesse Brasil em que a crença é intrínseca em nosso povo, o que não faltam são elementos capazes de gerar um panteão de personagens dotados dos mais inusitados dons e histórias para mexer com nossos nervos. Se avançarmos mais um pouco e mergulharmos na ginga mística do sangue carioca, aí então que teremos todo um universo a ser explorado. Um mundo e um submundo povoado por deuses caídos.

Fugindo daquelas tentativas recorrentes de imitar autores norte-americanos ou mesmo de ambientar a trama em territórios estrangeiros de modo artificial, como existem inúmeros exemplos povoando nossas estantes nacionais, Gabriel Tennyson mergulhou na essência do carioca e esbanjou criatividade e originalidade para compor seu Deuses Caídos.  

A base tradicional do suspense está na superfície de Deuses Caídos: um assassino em série e uma dupla de investigadores em seu encalço para detê-lo. Mas é mergulhando na essência da obra que encontramos seu diferencial e sua genialidade. A sociedade carioca, seus estereótipos sociais, a cultura, o sincretismo, a sensualidade, o subúrbio e a zona sul… Tudo se mistura para dar vida a um terror bizarro, sujo, chocante e extremamente plausível. Por mais grotesca que seja a trama, e isso não é uma crítica negativa, em nenhum momento ela soa como uma fantasia absurda. Excluindo as situações mais fantásticas, todo o resto é crível e daríamos total crédito se fosse notícia de jornal. Porque esse sobrenatural que Gabriel tão bem manipulou faz parte da nossa essência. Logo, é verossímil.

Nas páginas de Deuses Caídos vocês vão encontrar o pecado, que tão bem conhecemos, sendo punido por alguém que se acha um novo messias. Os pecadores escolhidos são um acerto à parte e a forma de punição é elaborada e inteligente. A investigação está nas mãos de um padre síntese do carioca, que transita em todas as esferas, fala todas as gírias e conhece todos os buracos onde se tem solução pra tudo. Mas é no lado coadjuvante que o encanto do livro é mais forte. Gárgula, súcubo, dragão chinês, fada do dente, todos carioquíssimos, sensuais, construídos com DNA de Brasil. Gabriel Tennyson criou e adaptou um rol de entidades e figuras mitológicas e folclóricas para dar sustentação a sua história. Com isso, inaugurou uma mitologia nova, bem brasileira, e que lhe permite expandir seu universo em incontáveis novas histórias.

Puritanos, conservadores e mentes fechadas devem manter distância da leitura de Deuses Caídos. A história aqui é para quem tem estômago e aprecia qualidade de criação, sem pré-conceitos. Aos fãs do terror, do fantástico, do sobrenatural, leiam, releiam e ergam as mãos aos céus, pois, enfim, temos um horror digno dos maiores clássicos escrito por um nome nosso. Recheado de referências, com um humor ácido, e em uma linguagem gostosa e envolvente. Recomendo demais!  Em resumo, DEUSES CAÍDOS é um livro único, bem escrito, de construção impecável. Se você curte terror, este é o seu livro. Espero que tenham curtido a resenha!



Comentários

  1. Oi, Fabiano! O livro é excelente. Se puder, leia-o. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano,
    Não sou uma das maiores fãs de paranormal, mas fico feliz que você tenha gostado da obra!
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    Gostei muito do seu blogue. Voltarei.
    .
    Feliz fim de semana. Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo! É sim. Que bom que gostou do blogue. Volte sempre quando quiser. Abraço!

      Excluir
  4. Olá, Luciano.
    Eu fiquei interessada nesse livro na época do lançamento. Mas depois foi saindo as resenhas e vi que ele não é para mim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Que pena. Este livro aqui é excelente, só tenho elogios para essa obra nacional. Abraço!

      Excluir
  5. Oie, lembro que queria tanto esse livro quando lançou, mas não tive oportunidade de ler, então acabei deixando para depois. Mas um dia quem sabe.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Se puder não deixe de conferir, certamente você irá gostar. Beijo!

      Excluir
  6. Oi Luciano, tudo bem?
    Gostei muito da dica, o livro parece ser de grande qualidade.
    Adoro obras de perseguição policial, thrillers com serial killers são meus favoritos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Que bom que a dica de livro tenha sido de seu agrado. Este aqui é excelente, se puder dá uma conferida, certamente você irá gostar da obra. Beijo!

      Excluir
  7. Oi!
    Já tinha ouvido falar desse livro e tinha ficado curiosa com essa mistura de criaturas em um Rio de Janeiro com fantasia, mas por se tratar de um livro de terror não pretendo ler, por receio de ser uma história muito pesada para mim.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie Luciano, como está?

    Não conhecia este livro, mas ele com certeza me chamou a atenção. Porque além de se passar no brasil temos um psicopata sobrenatural e duas pessoas tentando lidar com esse mistério todo.

    Fico ainda mais atraída por ele ser um livro mais aberto e que traz imagens mais fortes. Amei sua resenha.

    Abraços, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thâmila. Estou bem, e você? Que bom que você se interessou pela obra. Leia sim. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog