Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Talvez Você Deva Conversar Com Alguém

LIVRO: TALVEZ VOCÊ DEVA CONVERSAR COM ALGUÉM

ANO DE LANÇAMENTO: 2020

AUTORA: LORI GOTTLIEB

EDITORA: VESTÍGIO

NÚMERO DE PÁGINAS: 448

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆




Sinopse: Combinando histórias reunidas a partir de sua rica trajetória como terapeuta (distribuídas entre quatro personagens inesquecíveis) à sua própria experiência como paciente, Lori nos oferece um relato afetuoso, leve e comovente sobre a universalidade de nossas perguntas e ansiedades, e joga luz sobre o que há de mais misterioso em nós, afirmando nossa capacidade de mudar nossas vidas. Uma jornada emocionante de autodescoberta, uma homenagem à natureza humana e um lembrete sobre a importância de sermos ouvidos, mas também de sabermos ouvir. Um livro sobre a importância dos encontros, dos afetos e da coragem de todos os que partimos para a aventura do autoconhecimento. 





Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão? Preparados para mais uma resenha literária? Vamos conhecer então!





O tabu em torno da terapia tem diminuído através dos anos, mas ainda é bem forte e nós precisamos falar sobre isso. Para além deste ponto, falar sobre a experiência literária que Lori Gottlieb propõe e desenvolve em cada um é muito diferente e pessoal.

Talvez você deva conversar com alguém não é um simples livro de autoajuda aos quais estamos acostumados. A narrativa aqui se assemelha a um romance sobre personagens fictícios se desenvolvendo através de sessões de terapia – e é exatamente essa a proposta. Lori se utiliza de casos reais, porém inventa nomes e altera algumas informações para proteger a identidade de seus pacientes.

É impossível não se identificar com pelo menos um dos pacientes de Lori e, até mesmo, com a própria Lori. O livro conversa o tempo todo com o leitor e o coloca como parte daquela sessão de terapia. É como se o leitor fosse o estagiário assistindo à sessão através do vidro espelhado – mencionado pela própria autora como parte de sua formação.

Para quem ainda não se aventurou por obras de autoajuda  -, esta pode ser uma ótima porta de entrada. Principalmente, devido ao momento em que vivemos. Não é novidade para ninguém que o psicológico de todos nós ficou (e ainda está) muito abalado por este período de grandes tragédias envolvendo a pandemia e a guerra, claro, problemas pessoais que não deixaram de existir (muito pelo contrário).

A escrita de Lori é simples e fluida. Ela prende o leitor em sua biografia e na biografia de seus pacientes, também. Tudo se encaixa e a dinâmica oferecida pela autora realmente faz o leitor esquecer de que se trata de vidas reais protegidas através de pseudônimos. Recomendo! Em resumo, TALVEZ VOCÊ DEVA CONVERSAR COM ALGUÉM é uma ótima obra para o leitor desbravar e refletir sobre as diversas pautas que o livro propõe. Se cuidem, cuidem de quem vocês amam e não deixem que um tabu social prejudique a vida de quem precisa de terapia (todos nós). Espero que tenham curtido a resenha!




Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Eu já li uma obra da Faro Editorial que é nesses mesmos moldes e gostei bastante. Eram umas coisas tão absurdas que nem pareciam que eram casos reais. Se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Este aqui agradou-me bastante. Quando puder não deixe de conferir. Abraço!

      Excluir
  2. Oi Luciano, tudo bem?
    Que bom saber que você curtiu a experiência! Esse livro tá na minha wishlist, eu sou fã de terapia (faço há anos) e acho que vou gostar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Leia sim, certamente você irá gostar da obra. Beijo!

      Excluir
  3. Oi
    que bom que curtiu a leitura, eu já fui muito no psicólogo, mas faz anos que não vou, minha irmã que frequenta um atualmente.
    Esse não faz meu tipo de leitura.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oieee Luciano, tudo bem?
    Nossa confesso que não esperava ser um livro de autoajuda. Confesso que a capa em si traz consigo esta bagagem, mas pelo decorrer da narrativa não parecia. Achei muito interessante e me deu curiosidade de ler.
    Vou anotar aqui e quem sabe logo consiga comprá-lo para ter esta maravilhosa experiência.
    Abraços, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thâmila! Vou bem, e você? Leia sim, certamente você irá gostar deste livro. Abraço!

      Excluir
  5. Oi, Fabiano! Sinto muito que sua experiência com psicólogo não tenha lhe ajudado, às vezes acontece né? Quanto ao livro aconselho-te a lê-lo quando puder, uma vez que, as histórias presente nele são interessantes de se desbravar. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciano,
    Esse livro já está na minha lista para próximas leituras. Eu acho esse tema muito bom e devia ser mais abordado nos livros. Gostei de saber que a narrativa se desenrola numa sessão de terapia eu não havia lido a sinopse ainda e gostei muito ds sua resenha. Também gostei de saber que ela usou casos reais para escrever dessa forma conseguimos nos identificar melhor e ainda ficar mais perto dos personagens.
    Abraços.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Não deixe de conferir, depois conte-me o que achou. Abraço!

      Excluir
  7. Esse livro é muito interessante e nos faz sentir muitos sentimentos durante a leitura.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. É sim faz parte toda essa psicologia que os profissionais que trabalham com isto apresenta, embora por vezes estranho.

    ResponderExcluir
  9. Oi Luciano, como vai?
    Passando aqui novamente pra agradecer sua visita e desejar bom restinho de semana!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Estou bem, e você? Tenha um bom restinho de semana também. Beijo!

      Excluir
  10. Oi!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas imagina que era pura ficção, mas gostei de saber que é uma boa mistura de ficção e não-ficção, pois pode ser uma boa porta de entrada para quem não gosta do gênero.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Sim, este livro aqui é uma boa porta de entrada para o gênero. Abraço!

      Excluir
  11. Oi Luciano!
    Acho muito importante a temática. O leitor vê que não está sozinho e que pedir ajuda é algo natural e necessário. Ótima dica!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Sim a temática do livro é importante é necessária.

      Excluir
  12. Oi Luciano, tudo bem?
    Obrigada pela visita e pelo seu comentário!
    Desejo uma ótima semana pra você.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Estou bem, e você? Tenha uma ótima semana. Beijo!

      Excluir
  13. Olá, Luciano. Como vai?
    Não conhecia ainda essa obra e me interessei bastante, tenho quase certeza que realmente o leitor acaba se identificando com algo. Vou adicionar o livro na minha lista, quero ler.
    Adorei a resenha.

    Dear Masen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anni! Vou bem, e você? Não deixe de lê-lo. Que bom que gostou.

      Excluir
  14. Oi Lu!
    Fiz terapia por 3 anos e meio e foi ótimo! Vejo um livro desses como muito necessário :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um livro fabuloso, com muitos ensinamentos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog