Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Coração E Alma

LIVRO: CORAÇÃO E ALMA

ANO DE LANÇAMENTO: 2017

AUTORA: MAYLIS DE KERANGAL 

EDITORA:  RÁDIO LONDRES 

NÚMERO DE PÁGINAS: 240

CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆







Sinopse: Coração e alma é a história de um transplante cardíaco. É um relato de precisão cirúrgica, repleto de personagens inesquecíveis, em que histórias pessoais, diálogos e descrições técnicas se entrelaçam num ritmo frenético, digno de um grande filme de ação. O romance narra as vinte e quatro horas épicas entre um terrível acidente de trânsito ocorrido depois uma sessão de surf cheia de adrenalina — que causa a morte cerebral de um rapaz de 20 anos, Simon — e o instante em que seu coração recomeça a bater no peito de uma parisiense de 50 anos, Claire. Uma viagem emocionante e tocante, um tour de force que manterá o leitor em suspense até a última linha.








Olá, caros leitores e caríssimas leitoras. Como estão? Preparados para mais uma resenha literária. Vem comigo conhecer!








Simon tem 20 anos e acaba de acordar às 4h30 da manhã para pegar onda com seus dois amigos. É um dia frio em uma cidade litorânea da França, a sessão de ondas não foi planejada. Você não consegue antecipar as ondas perfeitas, nem controlar as condições climáticas do dia. Apesar do frio e do horário, os três seguem em frente com o plano e aproveitam uma hora de ótimas ondas nas águas frias do mar. Na volta para casa, o sono e o frio cobram seu preço: o motorista da van pichada de motivos surfistas cai no sono, e Simon, sentado entre o motorista e outro passageiro e o único sem cinto de segurança, é arremessado contra o para-brisas. Não morre. Mas esse será o seu fim. A obra, narra as 24 horas que se passam entre o momento em que Simon sai de casa para surfar até o momento em que seu coração é transplantado em uma mulher de 50 anos de Paris. Não estou adiantando nada sobre a história: desde o início você sabe o destino de Simon e por que os médicos que o atendem são tão cuidadosos com seus pais: o corpo de Simon pode não sobreviver, mas pode ajudar a salvar outras vidas. Kerangal é bem detalhista em sua narrativa em terceira pessoa: cada ação é cuidadosamente descrita, desde o surfe até os procedimentos médicos. Sua escrita é bem planejada, com palavras pomposas e escolhidas com cuidado, mas deixando margem para o coloquial aparecer nos poucos diálogos e pensamentos de suas personagens. Apesar de ser um livro curto, sua leitura exige tempo e atenção, pois a autora é minuciosa e os detalhes são importantes para a trama. O que mais gostei no livro é como ela faz esses momentos simples e rápidos reverberarem. Como o médico antecipa a reação dos pais, como tudo deve ser feito com cuidado, sendo direto mas também compreensivo. Pois trata-se de um momento de dor, o momento em que dois pais devem lidar com o fato de que seu filho de 20 anos, cheio de vida e alegre, não vai acordar do sono profundo em que foi colocado. E o motivo de ele ainda estar respirando, de seu coração ainda estar batendo, é a possibilidade que ele traz de salvar outras vidas. Não parece, mas Simon está morto. Não é mais um coração parado que determina a morte, explica Kerangal, mas sim a impossibilidade do cérebro de se recuperar. Seus pais não conseguem enxergar um cadáver no lugar de um corpo que ainda respira. Aceitar essa morte não é fácil. Assim como não será fácil autorizar que o corpo de seu filho seja aberto e seus órgãos retirados, espalhados pelo mundo.

Enfermeiros, médicos, pais, namoradas, amigos: a autora não ignora nenhuma personagem. Mas em alguns momentos senti ela se perdendo nesse impulso de narrar tudo, preenchendo o livro com situações por vezes detalhadas demais que não agregam muito ao enredo – como a vida amorosa da enfermeira. Não são trechos totalmente descartáveis, mas acabam quebrando a tensão que ela vai criando na narrativa.

Em resumo, CORAÇÃO E ALMA é um bom romance sobre perda e salvação. Maylis une bem os sentimentos dos familiares e a tensão dos médicos que tentam, mesmo no fim de uma vida, continuar com seu trabalho tentando salvar outras. Há momentos em que pouco ou nada pode ser feito, e é necessário manter o profissionalismo e deixar a cabeça no lugar para dar conta desses desafios que devem enfrentar quase todos os dias. A autora é sensível ao apresentar todos os lados, e você acaba aprendendo muito sobre tudo o que há de complicado em uma doação de órgãos. Ela transforma algo totalmente prático e técnico em uma ótima narrativa literária. Recomendo! Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima! 



Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Eu já li um livro com esse tema de doação de órgãos e achei muito bonito. Mas na época eu estava lendo livros assim, hoje em dia estou fugindo de livros que me emocionem e com temas pesados como esse. Mas vou anotar aqui que pode ser que futuramente eu volte a ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano,
    Acho uma temática até mesmo necessária para levar informação e sensibilidade a quem é contra doação de órgãos. Não sei se leria no momento, mas é uma dica para se guardar!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Que bom que você tenha se agradado da dica. Abraço!

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem?
    Acho louvável a doação de órgãos e completamente a favor. Mas como um livro, acho que eu ia chorar muito! Parece tão triste o que acontece com Simon, ainda que sua "vida" siga batendo em outro corpo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Particularmente também sou a favor da doação de órgãos, embora entenda e respeite quem é contra. É provável que você deramasse lágrimas com a leitura deste livro. Beijo!

      Excluir
  4. Eu não sei se leria esse livro, pois certamente não aguentaria passar da metade, de emocionada. Mas fico feliz que tenha gostado da leitura e que te foi muito positiva.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Oi
    não conhecia, mas parece ser interessante ainda mais por envolver um tema de transplante, que normalmente só vejo em séries, que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fabiano! Que bom que tenha curtido a dica de leitura. É provável que a leitura lhe agradasse. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciano, tudo bem?
    Saudades de vir aqui. Essa situação é dolorosa demais. Como fazer os pais entenderem que ele está respirando, mas não está mais vivo? Como é que se pede para que os pais doem o coração do filho? Eu não queria ser o médico nessa hora. Mas também não gostaria de estar no lugar dos pais. Dica anotada.
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila! Vou bem, e você? Não deixe de conferir, uma vez que, vale a pena a leitura. Beijo!

      Excluir
  8. Fiquei muito curioso em ler. Parece ser um livro cheio de realismo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Oie, é um romance diferente do que leio, parece bem interessante.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! É sim interessante, se puder não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog