Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: Malibu Renasce

LIVRO: MALIBU RENASCE

ANO DE LANÇAMENTO: 2021

AUTORA: Taylor Jenkins Reid  

EDITORA: Paralela

NÚMERO DE PÁGINAS: 368

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★♦








Sinopse: Os quatro filhos de Mick Riva são conhecidos e admirados por toda Malibu. Mas não só pelo pai famoso. A cada ano os quatro dão uma festa épica para comemorar o fim do verão ― e a de 1983 promete. Ela dura apenas algumas horas, mas é suficiente para mudar a vida deles para sempre.

Malibu, agosto de 1983. É o dia da festa anual de Nina Riva, e todos anseiam pelo cair da noite e por toda a emoção que ela promete trazer.

A pessoa menos interessada no evento é Nina, que nunca gostou de ser o centro das atenções e acabou de ter o fim do relacionamento com um tenista profissional totalmente explorado pela mídia. Talvez Hud também esteja tenso, pois precisa admitir para o irmão algo que tem mantido em segredo por tempo demais, e parece que esse é o momento. Jay está contando os minutos, pois não vê a hora de encontrar uma menina que não sai de sua cabeça. E Kit também tem seus segredos ― e convidado ― especiais.

Até a meia-noite, a festa estará completamente fora de controle. O álcool vai fluir, a música vai tocar e segredos acumulados ao longo de gerações vão voltar para assombrar todos ― até as primeiras horas do dia, quando a primeira faísca surgir e a mansão Riva for totalmente consumida pelas chamas.








Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos Conhecer!









Você pode estar se perguntando “Riva? Eu já não vi esse nome antes?”. Pois muito bem, caro leitor, Taylor Jenkins Reid está aumentando o Universo Literário! Mick Riva foi um dos sete maridos de Evelyn Hugo, o astro do rock que apareceu, também, na história de Daisy Jones. Agora é a vez de acompanharmos a vida da família dele. Nina, a mais velha, é uma grande surfista e supermodelo, Jay é surfista profissional e até ganhou alguns troféus, Hud ganha o nome com suas fotos de tirar o fôlego e Kit, a caçula, é a surfista queridinha de todos – apesar de ser ofuscada pelo brilho do irmão mais velho. A trama se passa em Malibu durante o dia 27 de agosto de 1983. Nina abre as portas da mansão para o evento mais esperado do ano, a festa de fim de verão dos Riva. E, apesar de durar apenas algumas horas, o leitor já fica sabendo de antemão que muitas coisas vão acontecer naquela noite até que a mansão seja consumida pelas chamas. O livro é dividido em duas partes: 12 horas antes e 12 horas depois de a festa começar. Ou seja, se passa praticamente em um dia. Praticamente porque a primeira parte é intercalada com o início da história da família Riva. O leitor transita, então, entre duas linhas narrativas: uma no presente, em 1983, acompanhando os passos dos famosos irmãos e seus segredos antes da festa; e outra partindo dos anos 1950, desde quando Mick Riva conheceu June até a década de 1980.

Malibu Renasce é lotado de surtos, futricos e bombas desde o início. Taylor Jenkins Reid sabe perfeitamente como envolver o leitor e terminar um capítulo no auge dos acontecimentos. Então, sim, é impossível largar esse livro até terminar. Durante a primeira parte, há um desenvolvimento muito forte tanto em relação aos irmãos Riva (presente) quanto ao casal, Mick e June (passado). Impressionante como a história vai sendo enlaçada nos mínimos detalhes e sem deixar nenhuma ponta solta. A relação de Mick e June com os filhos e, principalmente, a relação entre os irmãos é muito intensa e feita para tocar o leitor na medida certa. E isso, claro, é aprimorado ainda mais com a escrita exemplar de Taylor Jenkins Reid. Particularmente, os momentos sobre a infância e a inocência dos irmãos Riva sendo afetados pelas escolhas de seus pais foram os mais emocionantes e cuidadosamente escritos. Em um capítulo específico, no qual June tem uma epifania – à la Clarice – sobre os dias magníficos e mundanos da infância dos filhos, a carga emocional se assemelha com a do capítulo “As Luzes do Carrossel”, do livro Capitães da Areia (Jorge Amado). Tudo é muito bem pensado e o conjunto da obra mexe bastante com a sensibilidade do leitor. Em relação ao desenvolvimento dos irmãos Riva – já adultos -, é possível enxergar claramente as marcas que o passado deixou em cada um.

Já na segunda metade do livro, o leitor é levado para todos os cômodos possíveis e impossíveis da festa na mansão Riva. Diversas personalidades são apresentadas e até aparentam ser desnecessárias para o rumo da história, mas nada é colocado por acaso. As horas vão passando, os segredos mencionados durante a primeira parte vão sendo revelados e, a cada hora que passa, o leitor fica mais curioso para entender o que está acontecendo e como a mansão será engolida pelas chamas.

O final é exatamente o que deveria ser. Vale destacar que esse não é um livro com um plot twist chocante como o de Evelyn Hugo. É apenas o final que a história merece e que faz todo o sentido. O que é verdadeiramente importante é o caminho que levou aquelas pessoas àquele momento e entender que a essência do livro não é o incêndio material, mas sim o pessoal. Quem você é, o que você faz e como isso afeta as pessoas que estão ao seu redor? Malibu Renasce veio para fincar os dois pés da Taylor Jenkins Reid no universo das autoras mais consagradas dos últimos anos. Essa não é apenas mais uma história sobre pessoas famosas. É um livro sobre ações e suas consequências, aceitação, perdão e a importância de valorizar as pessoas que você ama e que te amam de volta. E, claro, já é um dos favoritos do ano.

A autora consegue, mais uma vez, trazer celebridades fictícias de uma forma tão real que faz com que o leitor busque por elas no Google. A escrita da Taylor Jenkins Reid é cinematográfica, mexe demais com o imaginário do leitor e realmente o introduz na história. É como se estivesse na beira da praia, sob a sombra de uma palmeira e sentindo o vento no rosto já queimado de sol. Dá pra realmente fazer parte daquele mundo e mergulhar nas refrescantes páginas dessa narrativa.

Além disso tudo, diversas músicas se encaixam durante a leitura e é praticamente impossível não pensar numa playlist perfeita para aproveitar ainda mais o momento. Inclusive, a própria autora disse em entrevista que relaciona duas músicas da sua xará, Taylor Swift, ao livro: mad woman e Cruel Summer. Então, embarque nessa aventura inesquecível e aproveite ao máximo o tempo junto de personagens encantadores nesse lugar paradisíaco. Em resumo. MALIBU RENASCE é um livro encantador e  emocionante, resultando numa obra perfeita. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima! 



Comentários

  1. Oi Luciano, tudo bem?
    Li esse livro esses dias e achei bom, mas não espetacular. Da autora, ainda prefiro "Depois do Sim". Só as histórias da June, do Mick e da jovem Nina me prenderam.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou bem, e você? Eu curti bastante este livro. Que bom que você tenha gostado dele também. Beijo!

      Excluir
  2. Nossa Luciano!!
    É o segundo blog que eu visito que ta falando desse livro, acho que vou precisar ler ele! rsrsrsr

    E saber que a leitura está sendo positiva, me deixa mais animada!
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  3. Você pode lê-lo sem ter de ler os outros. Os livros da autora são maravilhosos. Não deixe de conferir.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luciano.
    Eu só li o livro da Evelyn Hugo da autora que amei e realmente ela descreve de um jeito que a gente vai procurar pelos personagens de tão reais que parecem hehe. E confesso que não lembro do Mick no outro livro, mas faz tempo que li e já li tantos livros depois desse hehe. Assim que der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Acho que só li um livro da autora até o momento, e até gostei bastante. Esse eu ainda vou deixar passar um pouco do hype, pois não quero criar muitas expectativas com relação à leitura. Mas que bom que funcionou para você. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob


    ResponderExcluir
  6. Fiquei curioso em ler o livro.

    Boa semana e Feliz Natal!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciano, como você está? Feliz Natal para você e sua família!
    Eu amo tanto a Taylor Jenkins Reid que nem tá escrito, eu adorei esse livro e a única ressalva que faço é que são muitos personagens e eu me perdi um pouco no início, mas Nina é uma das minhas protagonistas favoritas e sempre panfleto sobre esse livro!
    Abraço
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem, e você? Adoro os livros da autora. Este aqui agradou-me ppr completo.

      Excluir
  8. Oi Luciano! Tudo bem?
    Passando pra agradecer a visita e desejar boa semana!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Olha como são as coisas: eu não conhecia nem a autora, nem o livro até semana passada, quando li uma resenha sobre ele. Apesar de não ser meu estilo de leitura, confesso que fiquei bem curiosa a respeito de alguns segredos e tretas desses irmãos, rsrs...

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luciano!
    Eu ainda não li nenhum dos livros da autora, então foi importante a informação de que o mesmo personagem aparece em mais de um livro.

    Sua resenha, como sempre, maravilhosa! :)

    Um beijo e feliz 2022,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  11. Oi Luciano
    Adorei a sua resenha!! Tenho visto várias resenhas positivas sobre esse livro, mas ainda estava na dúvida se lia mesmo ou não, e depois de ler a sua resenha, com certeza vou ler esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Não deixe de conferir, depois conte-me o que achou.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog