Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: O Diabo Veste Prada

LIVRO: O Diabo Veste Prada

ANO DE LANÇAMENTO: 2007

AUTORA: Lauren Weisberger

EDITORA: Record

NÚMERO DE PÁGINAS: 416

CLASSIFICAÇÃO: ★★






Sinopse: Neste irresistível romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas: o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento. Logo ela percebe, porém, que o emprego pelo qual um milhão de meninas dariam a vida para ter pode simplesmente acabar com a dela. De uma hora para outra, a jovem jornalista se vê num escritório onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei e começa a conviver de perto com o fascinante mundo da moda. Fascinante, mas nem tão glamouroso assim. Ela logo percebe que, em lugar de escrever reportagens e editoriais de moda, seu trabalho na Runway será o de atender aos caprichos da chefe: Andrea precisa buscar as roupas de Miranda na lavanderia, ir à caça de baby-sitters para seus filhos, localizar, do escritório em Nova York, o paradeiro do motorista que deixou Miranda tomando chuva numa esquina de Paris e providenciar rapidamente a solução para os pedidos mais mirabolantes. Miranda é a personificação do pesadelo para Andrea. Com O diabo veste Prada, Lauren Weisberger lança um divertido olhar sobre os bastidores do mundo da moda. Um romance inteligente e engraçado. 










Quando tirei O diabo veste Prada da estante, esperava encontrar nele o mesmo conforto que o filme de David Frankel me traz todas as vezes que assisto. Na verdade, esperava até mais, porque estamos acostumados a ouvir que “o livro é sempre melhor, tem mais informações”. Por isso, sempre pensei: “se já gosto o filme, o livro, com certeza, vai facilmente entrar na minha lista de favoritos”. De fato, o livro tem mais informações, o que não quer dizer que foi melhor. 

Se você acha que esse livro é um chick-lit super engraçado, com personagens cativantes e uma narrativa leve e fluida, pode esquecer (porque eu também achei e acabei quebrando a cara). O diabo veste Prada entrega muita repetição e pouca diversão. Inclusive, a própria autora diz nos agradecimentos: “Se não gostarem do livro, a culpa é dela (editora)… retirou tudo o que era realmente engraçado”.

De início, me diverti com algumas partes, porém mais com ambientação do início dos anos 2000 e suas modas do que com a história em si. Depois de umas 120 páginas, só Emily Charlton, colega de trabalho de Andy, me fazia rir. Praticamente, todos os capítulos giravam em torno dos mesmos 3 pontos: Miranda e suas ordens impossíveis, o namorado de Andy reclamando dela, e Lily, a melhor amiga, se metendo em alguma confusão depois de beber além da conta. Os capítulos, além de enormes e repetitivos, são muito bagunçados. A impressão é que a autora teve uma ideia na hora e enfiou ali no meio para não esquecer depois. Numa hora estamos acompanhando a Andy correndo pelas ruas de Nova Iorque, do nada ela começa a contar de um acontecimento de dias atrás, que leva a mais um outro, até que volta ao presente. E isso tudo sem nenhuma marcação. Mas, acredito que um dos maiores problemas foi só conseguir me conectar mesmo com a Andy lá pela metade do livro. Até então, era só mais uma personagem, mesmo a narração sendo em 1ª pessoa. Só fiquei realmente ligado a ela quando o namorado, a melhor amiga e até os pais começaram a reclamar o tempo todo que a jovem não tinha tempo para nada além de Miranda Priestly, sendo que todos já sabiam que seria um ano extremamente louco, mas importante para ela. Um ano trabalhando na Runway e Andy conseguiria realizar seu maior sonho: escrever para a revista The New Yorker. O final do filme é infinitamente mais genial que o do livro. Lauren nos apresenta, sim, um diálogo interessante entre Miranda e Andy durante a viagem à Paris, mas ainda assim não chega aos pés da conversa entre as personagens de Meryl Streep e Anne Hathaway sobre como Miranda teve de se desdobrar (inteligente e sutilmente) para não perder a Runway para a concorrente. No livro, isso não acontece e terminamos a história realmente só com a imagem uma mulher difícil de lidar e ponto. Sem contar, também, no ponto IMPORTANTÍSSIMO abordado quase no fim do filme, quando Andy está jantando com Christian e ela diz o quanto admira Miranda e a defende, falando que se fosse um homem na posição dela fazendo tudo que ela faz, ele seria ovacionado e não odiado como Miranda é. Infelizmente, não temos isso no livro também. Mas, apesar de tudo, o livro tem seus pontos positivos. A autora enrola demais para chegar em algum lugar, mas consegue tirar proveito de umas pequenas coisas. A maior delas é Emily, pois foi só nessa personagem que Lauren Weisburger conseguiu colocar o humor de um chick-lit. Infelizmente, ela é deixada de lado em determinada parte da história.

A conclusão do relacionamento de Andy e seu namorado também é muito melhor, fazendo mais sentido na história. As relações de amizade são muito bem trabalhadas, também. Principalmente, a de Andy e Lily, amigas de longa data que não perderam o contato mesmo com a correria em que as duas se encontram. Até mesmo algumas conversas amigáveis entre Andy e Emily, duas personagens completamente opostas, foram interessantes. Mas, afinal, essa jornada de um pouco mais de 400 páginas vale a pena? Olha, não é algo que eu releria ou recomendaria, infelizmente. Em resumo, O DIABO VESTE PRADA foi uma leitura bastante desapontante pra mim, ainda assim, acho que poderá agradar os leitores apaixonados por chick--lit. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!




Comentários

  1. Nunca soube que as pessoas ainda tivessem poderes e fizessem as coisas acontecer dessa maneira. Eu sou John Luna, da Albânia. Meu marido me deixou e meu filho por outra menina há três anos, desde então minha vida tem sido cheia de dores, tristezas e traumas porque ele foi meu primeiro amor e estamos juntos há anos e não poderia imaginar minha vida sem ele . Eu vi alguns depoimentos sobre um grande lançador de feitiços DR DAWNACUNA e como ele ajuda as pessoas ao redor do mundo, que ele pode trazer um amante de volta em alguns dias, inicialmente ri e disse que não estou interessado, mas devido ao amor que tenho por meu homem Eu consultei o grande lançador de feitiços e para minha maior surpresa depois de dois dias meu marido me ligou pela primeira vez depois de três anos que ele está sentindo minha falta e que ele está tão arrependido por tudo que ele me fez passar, que ele me quer de volta, vamos passar nossa vida juntos e prometer nunca mais deixar a mim e meu filho novamente. Ainda não consigo acreditar no que vejo, porque é altamente inacreditável, é bom demais para ser verdade. Tudo o que posso dizer é obrigado DR DAWNACUNA por trazer de volta meu marido e meu filho e para qualquer pessoa que possa precisar da ajuda deste grande lançador de feitiços, permita-me enviar seu e-mail aqui: {dawnacuna314@gmail.com}
    WhatsApp: +2348032246310

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o seu marido tenha voltado pra você. Que bom que ficou tudo bem. O amor é mais forte que os obstáculos.

      Excluir
  2. Oie, que pena que a leitura não lhe agradou. Eu adoro o filme, mas confesso que não sinto vontade de ler o livro.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo, já que o filme me agradou bastante. Beijo!

      Excluir
  3. Oi Luciano,
    Eu gosto bastante do filme, mas o livro em si nunca me chamou a atenção... Depois dessa opinião, vi que fiz certo em não lê-lo!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Por acaso você quer que eu tenha leituras desagradáveis. Brincadeiras à parte, este livro aqui não é pra mim. Irei doá-lo para alguém que curte este tipo de obra.

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Que pena que a obra não agradou. Dadas as críticas, é melhor ficar só com o filme mesmo!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou bem, e você? Se você não leu o livro, fique apenas com o filme. Beijo!

      Excluir
  6. Olá, Luciano.
    Faz um tempão que li esse livro por isso não lembro muito bem essas diferenças entre ele e o filme. Mas na época lembro que gostei bastante do livro também hehe. Tem alguns filmes que a gente gosta tanto que o livro acaba decepcionando. Aconteceu comigo com Orgulho e preconceito.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oie Luciano!

    Eu particularmente gostei mais do meio do filme pro final, MAS achei interessante a resenha: devem ter muitos detalhes da moda em relação ao livro do que o filme
    Pena que foi decepcionante :(

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  8. Nunca li o livro, só assisti o filme. Deve ser bem interessante conferir a narrativa. Ótima dica :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi
    pena que não foi uma boa leitura, eu adoro o filme, mas nunca li o livro e nem tenho vontade assim como a sua resenha eu sempre li comentários negativos desse livro, o bom do filme nesse caso é que só pega os pontos principais.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi o filme diversas vezes, e minha visão sobre ele mudou drasticamente de uns anos pra cá. No começo, achava engraçado e bem legal, depois, só vi como algo que eu não achava mais um ideal de vida. E sempre imaginei que o livro tivesse mais coisas que me incomodariam, por isso nunca animei de ler. Pelo visto, minhas suspeitas tinham fundamento, rsrs. Uma pena que não foi uma boa leitura para você. =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  11. Oi Luciano, tudo bem?
    Passando aqui novamente pra agradecer sua visita e desejar uma boa sexta-feira!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou bem, e você? Tenha uma ótima sexta-feira também. Beijo!

      Excluir
  12. Vou passar longe do livro então.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  13. Olha, nunca li o livro, mas já assisti o filme e devo admitir que não gostei. Talvez por eu não curtir chick-lit. Então esse é um livro que, com certeza, vou deixar passar, rsrs....

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  14. Adooooro o filme, já perdi as contas de quantas vezes assisti :)
    Eu tenho o livro, mas confesso que ainda não li, ele está aqui na fila pra ser lido, mas não devo ler por agora. Achei uma pena a leitura não ser tão legal quanto o filme.

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog