Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Cidades Afundam em Dias Normais

LIVRO: Cidades Afundam em Dias Normais 

ANO DE LANÇAMENTO: 2020

AUTORA: Aline Valek

EDITORA: Rocco

NÚMERO DE PÁGINAS: 256

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★



Sinopse: Da mesma autora de “As águas vivas não sabem de si”. Alto do Oeste é uma cidade no meio do Cerrado, que, no início desse século, afundou inexplicavelmente dentro de um lago. Apesar de insólita, essa submersão foi acontecendo de forma lenta e gradual, de modo que também foi aos poucos que seus habitantes foram “expulsos” pelo avançar das águas e obrigados a abandonar a cidade. Anos depois, uma seca extrema no cerrado voltou a revelar Alto do Oeste, e todos os resquícios da vida das pessoas daquele lugar antes da inundação vieram à tona novamente, como se fossilizados pelo barro que agora encobre todas as coisas. Ao saber da notícia, Kênia Lopes, uma antiga moradora da cidade, decidiu que precisava fotografar as ruínas, como se em busca da resposta para uma questão jamais respondida: o que faziam os moradores enquanto aquele pequeno apocalipse se aproximava?





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos Conhecer



Sabe aquela sensação nostálgica que bate quando você visita um lugar que foi muito importante na sua infância ou que marcou sua vida por algum motivo? Um misto de incômodo e conforto que você não consegue explicar, mas que, de uma forma muito pessoal, te toca profundamente e você não consegue expressar em palavras. É exatamente essa a sensação que a leitura deste livro nos transmite.

Através de capítulos curtos e precisos, Valek nos leva em uma jornada tão realista, que muitas vezes me vi procurando na internet sobre Alto do Oeste e seus habitantes. Os personagens apresentados são desenvolvidos aos poucos, dissecando suas camadas em seu  tempo e sem pressa (apesar de o livro ter apenas 256 páginas).

Intercalado com a narrativa atual, quando Alto do Oeste volta das águas e do barro, temos os episódios durante o alagamento da cidade. As origens, as raízes de cada habitante. Somos lançados aos problemas e dores de cada um e aprendemos a gostar de todos à sua maneira. É até complicado entender qual é o plot principal desse livro. Eu mesmo às vezes deixei a leitura de lado por não estar vendo onde aquilo tudo estava me levando. Demorei a entender que o objetivo da autora não era contar a história de uma cidade que afundou e depois emergiu. O objetivo é contar a história de pessoas, a cidade é só um plano de fundo. Só fui perceber isso ao final, nos últimos capítulos, quando terminamos de ler o diário de uma das personagens – que, diga-se de passagem, são as partes mais encantadoras da obra. Uma das coisas mais impressionantes dessa narrativa é o lado jornalístico. Kênia e seu companheiro de viagem registram tudo o que veem através de entrevistas, fotos e vídeos da cidade. Apesar de não ter um formato de documentário (como Daisy Jones & The Six, por exemplo), a obra tem esse traço documental e muito fotográfico. Você consegue ver a cidade toda em sua cabeça, inclusive as situações contadas pelas pessoas que moram ali. Para Kênia, tudo é ainda mais pessoal. Além de estar registrando um acontecimento histórico, ela cresceu naquele lugar, viveu suas primeiras experiências de vida ali, e retornar a um lugar cheio de memórias e lembranças pode ser difícil do que ela esperava.

Bom, devo dizer que algumas partes, para mim, foram um pouco arrastadas. Porém, tenho certeza de que isso ocorreu por uma ideia errada que eu tive inicialmente. Essa é uma história difícil de ser digerida, é incômoda pelas situações difíceis que os personagens passam, mas é extremamente real e necessária.  Recomendo! Em resumo, CIDADES AFUNDAM EM DIAS NORMAIS é uma obra nacional acima da média para os padrões literários do Brasil. Leiam e desfrutem de um livro grandioso em todos os aspectos. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Olá, Luciano.
    Eu vi você falando em procurar na internet sobre e logo pensei no livro Os sete maridos de Evelyn Hugo que eu queria fazer isso. E depois você até citou outro livro da autora hehe. Achei o enredo do livro bem interessante e se der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Se der leia-o, certamente você gostará da obra. Abraço!

      Excluir
  2. Oi Luciano, tudo bem?

    Uma das coisas que sempre me fascinou nos livros é essa capacidade que algumas histórias tem de nos despertar sensações e sentimentos. Não conhecia o livro e nem a autora, mas lendo a sua resenha deu para perceber que Cidades Afundam em Dias Normais possuir esse tipo de narrativa. Fiquei curiosa em conhecer a obra.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane! Vou bem, e você? Não deixe de conferir, você irá gostar. Beijo!

      Excluir
  3. Oie, tudo bem?
    Que resenha maravilhosa <3 é incrível quando um livro toca tanto a gente assim! O último que li que me deixou assim, foi: "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo".
    Beijos
    https://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br/2021/07/indicacao-de-livro-da-darkside-lady.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Vou bem! Que bom que gostou da resenha. Espero que leia o livro, pois é maravilhoso. Beijo!

      Excluir
  4. Oi Luciano, tudo bem?
    Tenho esse livro e em breve pretendo ler. A vibe de falar de pessoas me lembrou Morte Súbita, que também foca nos personagens e a cidade é só pano de fundo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Leia-o e me diga o que achou. Beijo!

      Excluir
  5. OIe Luciano!
    O título já chama a atenção e e também por ser um diferente mais diferente do que a Evelyn HUgo, hein
    parece ser uma obra para ser digerida mesmo, como voce falou...

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela! O livro é maravilhoso, leia-o e me conte o que achou. Beijo!.

      Excluir
  6. Com certeza, esse livro nos "engana" e surpreende. É muito interessante, e como você falou, algumas partes causam algumas sensações diferentes na gente.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! O livro é maravilhoso. Não deixe de conferir. Abraço!

      Excluir
  7. Olá, Diane! Que bom que gostou da resenha. Leia sim, pois é um ótimo livro. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Não conhecia o livro, mas seus comentários me deixaram curiosa pela obra. Já vou colocar na minha lista!

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Luciano, pela capa eu super leria o livro mas, quando vi que algumas partes da história se desenrolaram e você entendeu no final desanimei. Mas, fiquei feliz em saber que mesmo algumas partes se arrastando valeu a pena a leitura.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Este livro vale muito a pena lê-lo, embora não seja perfeito. Abraço!

      Excluir
  10. Oi, Luciano!
    Já pelo título me chamou a atenção.
    E adorei esse traço documental, no estilo que nos faz querer procurar fotos na internet. Sei que o tempo todo que lia Daisy Jones e Evelyn Hugo ficava com vontade de olhar fotos. Acho interessante quando o autor faz isso com a gente, a ponto de esquecer que não é verdade.
    Não sei se o fato de que nos leva a "lugar nenhum" me anima, mas, enfim, parece ser bem interessante mesmo.

    Beijoooos


    Teca Machado
    Casos, Acasos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! O livro vale muito a pena, mesmo tendo pontos que náo me agradaram. Beijo!

      Excluir
  11. Gosto muito de livros com essa pegada jornalística. Li vários nesse sentido.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  12. Tenho o livro aqui mas ainda não consegui ler. Espero que seja uma leitura incrível para mim como foi para você.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  13. Olá Luciano,


    Esse é mais um livro que eu fico conhecendo aqui, achei a premissa bem interessante, mais um livro que vai para a minha listinha.


    Abraço.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia esse livro, mas achei interessante por ser uma proposta de literatura nacional. Que bom que a leitura te foi agradável, apesar dos percalços que encontrou.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! O livro é excelente. Não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog