LIVRO: O Canto da Sereia
ANO DE LANÇAMENTO: 2002
AUTOR: Nelson Mota
EDITORA: Objetiva
NÚMERO DE PÁGINAS: 263
CLASSIFICAÇÃO: ★★★
Sinopse: A loura é pop, o assassinato estremece a Bahia e o detetive não vive sem sexo, drogas e afro-jazz. Sim, este é um noir baiano, um policial de linhagem singular, um livro capaz de aliar suspense e comédia. No seu romance de estreia, Nelson Motta desvenda o mundo do showbiz sob um ponto de vista divertido e original: o olhar de Augustão, o nosso investigador particular, disposto a ganhar o acarajé de cada dia exercendo seu talento natural, e insuperável, para a bisbilhotice.
Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos Conhecer!
Primeiramente o ponto que eu quero deixar bem claro aqui é que, este não é um livro para inexperientes, uma vez que, poderá desagradar um bocado leitores iniciantes, pois temos falas pesadas, cenas explícitas e um narrador um tanto quanto asqueroso. Augustão se vê na obrigação de resolver o mistério da morte de Sereia, a musa do axé baiano, que levou um tiro no final do percurso de seu trio elétrico no Carnaval. Mas esse detetive é um pouco diferente dos que estamos acostumados. Casado e pai de duas filhas, Augustão acaba sempre se envolvendo com outras mulheres, sendo bem machista e preconceituoso em muitos momentos da narrativa. Isso acabou me incomodando um pouco durante essa leitura, mas nada que estragasse a experiência da história.
A mistura de elementos da cultura baiana é deliciosa e Nelson Motta te faz entrar no clima desde o início. De verdade, parece que o leitor está lá em Salvador acompanhando a investigação em pleno calor de Carnaval. O mistério é super envolvente e chama o leitor para desvendar o crime. É um livro muito rápido de ser lido. Porém, senti uma certa enrolação no meio da história que poderia muito bem ter sido cortada da edição final.
Os suspeitos são todos construídos de forma primorosa. O leitor se identifica com eles, mas ao mesmo tempo pode ter medo do que eles são capazes. A protagonista é desenvolvida com maestria. O leitor sente Sereia, a escuta e a venera junto com todo o Brasil. O autor não cria uma personagem irreal e fantasiosa, mostrando apenas as belezas da fama. Sereia vem de uma vida sofrida e vai sendo desvendada através das páginas deste livro. Motta deixa bem claro: ninguém é perfeito, todo mundo tem seus defeitos e suas dificuldades. Afinal de contas, estamos falando de pessoas. Alguns plots vão sendo lançados aos poucos durante a narrativa e isso instiga ainda mais o leitor. Traições, vinganças, escândalos políticos, segredos perigosos. O Canto da Sereia entrega tudo o que buscamos em um romance policial. Porém, a revelação final deixa um pouco a desejar. O motivo por trás da morte de Sereia é genial. Ele vai dando as caras aos poucos nos últimos capítulos. Mas o que desaponta é a pessoa responsável ser um tanto quanto aleatória ao enredo da protagonista. E é por isso que eu prefiro o final da minissérie. A conclusão da adaptação é muito mais satisfatória e faz sentido para a trama.
Em resumo, O CANTO DA SEREIA é uma ótima dica para você que está procurando um livro nacional que prende, tem personagens muito bem desenvolvidos, mistérios e revelações a cada capítulo e uma leitura que flui demais! Recomendo! Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!
Olá, Luciano.
ResponderExcluirEu lembro da minissérie, que não assisti, e só agora fiquei sabendo que era baseado em livro hehe. Por ser um livro com mistérios já fiquei interessada, mas não sei se lerei. Se apresentar a oportunidade pode ser.
Prefácio
Olá, Sil! A minissérie fez muito sucesso na tv. O livro é bom, embora o protagonista seja repulsivo. Se tiver oportunidade leia-o. Abraço!
ExcluirOi, Fabiano! Vou bem, e você? Este livro veio até mim por indicação. Se tiver oportunidade leia-o, certamente este livro irá lhe agradar. Tudo de bom para você, e sua família também. Abraço!
ResponderExcluirOi Luciano, tudo bem?
ResponderExcluirAmei a ambientação, e fiquei curiosa pra conferir. Não conheço a Bahia ainda, mas parece um lugar que transborda cultura, e ver isso bem representado num livro do meu gênero literário favorito é super bacana e instiga a curiosidade.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi, Pri! Vou bem, e você? A Bahia aqui é representada fielmente nesta obra. Espero que você possa conhecer a Bahia, pois é um estado riquíssimo em cultura afro-brasileira. Se puder leia-o, você gostará da obra. Beijo!
ExcluirEu sabia que conhecia essa trama de algum lugar. Teve uma série na Globo um tempo atrás, lembro que assisti os episódios todos e até gostei, apesar de concordar que é um tanto pesada. Que bom que, apesar das ressalvas, te foi uma boa leitura. E concordo, não é uma leitura para iniciantes.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi, Hanna! A minissérie fez bastante sucesso na tv. Beijo!
ExcluirOie
ResponderExcluirEu adorei a minissérie na tv e fiquei com muita vontade de ler o livro. Não sabia que era baseado em livro. Adorei a indicação.
Beijinhos🥰
https://tecendoaliteratura.blogspot.com
Oi, Nessa! Leia sim, uma vez que, o livro é bom de ser desbravado. Você irá gostar. Que bom que gostou. Beijo!
ExcluirOlá Luciano,
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha e fiquei bem curiosa sobre o motivo da morte. Apesar de me instigar talvez não seja um livro que me agradaria tanto.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Olá, Rayanne! Se você não curte tanto o gênero, provavelmente a obra não lhe agradará. Que bom que gostou da resenha. Beijo!
ExcluirOi
ResponderExcluirEu vi a série e nem sabia que tinha o livro!
Gostei muito da sua resenha
Beijinhos
Renata
Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter
Oi, Renata! A série fez muito sucesso realmente. Que bom que gostou da resenha. Beijo!
Excluir