LIVRO: Atlas de Nuvens
ANO DE LANÇAMENTO: 2016
AUTOR: David Mitchel
EDITORA: Companhia das Letras
NÚMERO DE PÁGINAS: 544
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★♦
Sinopse:
Um viajante forçado a atravessar o oceano Pacífico em 1850; um jovem compositor deserdado, conquistando à força de tortuosas invenções um modo de vida precário num solar da Bélgica, entre a Primeira e a Segunda Grande Guerra; uma jornalista com princípios morais na Califórnia do governador Reagan; um editor menor fugindo aos seus credores mafiosos; o testamento de uma «criada de restaurante» geneticamente modificada, ditado na ala da morte; e Zachry, jovem ilhéu do Pacífico que assiste ao crepúsculo da Ciência e da Civilização: são os narradores de "Atlas de Nuvens", que escutam os ecos uns dos outros através dos corredores da história e vêem os seus destinos alterados de várias maneiras.
Neste que é um dos romances mais importantes da atualidade, David Mitchell combina o gosto pela aventura, o amor pelo quebra-cabeça nabokoviano e o talento para a especulação filosófica e científica na linha de Umberto Eco, Haruki Murakami e Philip K. Dick. Conduzindo o leitor por seis histórias que se conectam no tempo e no espaço — do século XIX no Pacífico ao futuro pós-apocalíptico e tribal no Havaí — Mitchell criou um jogo de matrioskas que explora com maestria questões fundamentais de realidade e identidade.
Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos Conhecer!
Livros que entrelaçam histórias distintas não são novidade na literatura, mas David Mitchel conseguiu ir além com sua obra, o que torna a leitura deste livro uma experiência única que vai mexer com quem por ela se aventurar. Não à toa, o livro foi classificado como um clássico da literatura contemporânea.
ATLAS DE NUVENS traz seis histórias que se passam em diferentes épocas do passado, presente e futuro. Embarcamos num navio em pleno século XIX para acompanhar o advogado Adam Ewing através das páginas de seu diário. Este diário é lido com imensa curiosidade por Robert Frobisher, músico que se torna amanuense de um consagrado compositor. Robert conta sua rotina em busca de dinheiro e fama em cartas enviadas ao amor de sua vida, Sixsmith. Ao investigar supostos problemas em uma empresa de energia nuclear, a jornalista Luisa Rey conhece o cientista Rufus Sixsmith e após um revés, acaba recebendo documentos e as cartas escritas por Robert e guardadas com carinho por Sixsmith. A investigação de Luisa rende um livro de mistério, jamais publicado. Chegando aos dias atuais, conhecemos o editor Timothy Cavendish que está em apuros fugindo de bandidos. Ao ser enganado pelo irmão, ele termina internado em uma casa de repouso para idosos. Entre tentativas de fuga e cenas cômicas, Timothy se dedica à leitura dos originais de um livro, escrito décadas atrás por Luisa Rey. O mundo evolui, a tecnologia atinge o ápice, e uma clone, Sonmi, acaba se desviando de sua programação e desenvolvendo capacidade de pensamento e questionamento da realidade. Em meio a revoltas contra a ordem estabelecida, a distração de Sonmi acaba sendo um velho filme que conta as desventuras de um editor chamando Timothy Cavendish. A evolução acaba trazendo o caos, e no mundo que voltou ao primitivismo, Zachry e sua tribo vivem da caça, plantio, criação de ovelhas, e culto à deusa Sonmi.
Esse é um breve resumo básico do que encontramos aqui neste livro. Histórias interligadas por detalhes, cada uma com sua peculiaridade e com um toque único de criação. David Mitchel escreveu realmente seis livros distintos. Começamos com a linguagem do século XIX no diário de Adam, passamos pelo romance epistolar das cartas de Robert, entramos num clima de romance policial acompanhando Luisa Rey, vivemos o dia a dia de Timothy, evoluímos para uma ficção científica de primeira com Sonmi e, por fim, voltamos à uma linguagem peculiar, primitiva, inocente, no pós-apocalipse de Zachry. A cada novo livro, uma nova linguagem, um novo estilo literário. Assim é a experiência de ler ATLAS DE NUVENS..
Usando uma comparação feita pelo próprio autor, Atlas se assemelha às bonecas russas. Uma história vem dentro da outra. Ou, ainda citando frases do próprio livro, é como um sexteto para solistas em que “na primeira parte, cada solo é interrompido por seu sucessor; na segunda, cada interrupção é retomada, na ordem original”. Assim, o desfecho da primeira história só é conhecido no último capítulo; o desfecho da segunda, vem no antepenúltimo, e assim sucessivamente, restando apenas uma história que é contada do começo ao fim sem pausas. Cada ação de um personagem tem uma consequência que pode ser sentida, de variadas formas, por alguém numa época posterior.
Falar mais deste grandioso livro é ser repetitivo. Em resumo, ATLAS DE NUVENS é uma obra para ser lida por quem gosta realmente de leitura, é um livro para leitores exigentes. Uma grande homenagem à literatura, recheado de referências a outras obras, de estilos, de gêneros. Uma obra-prima do nosso tempo. Recomendadíssimo!
Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!
Oi Luciano,
ResponderExcluirVou te falar que não conhecia o livro não, apesar de gostar bastante de histórias distintas que se misturam no decorrer da narrativa, não sei se o leria agora. Estou buscando obras mais leves, despretensiosas para relaxar mais.
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Alessandra! Entendo, contudo tenho certeza que você gostará da obra, caso vier a ler. Abraço!
ExcluirO próprio autor resumiu bem o livro: é como uma boneca russa. Eu achei bem interessante esse monte de histórias em uma só, faz a gente viajar bastante dentro de um único livro. Que bom que a leitura funcionou bem com você. =)
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
O livro é sim bastante interessante. Para mim funcionou perfeitamente. Beijo
ExcluirA leitura deste livro exige uma boa dose de atenção do leitor, uma vez que, o leitor desatento o fará ficar perdido.
ResponderExcluirOlá, Luciano.
ResponderExcluirEu sou muito fã de histórias que se entrelaçam, mas geralmente as que leio são do mesmo gênero, romance. Por isso fiquei muito interessada nesse livro, que eu ainda não conhecia. Quero ver como o autor se saiu nessa mistura.
Prefácio
Olá, Sil! Não deixe de conferir, você irá gostar. Abraço!
ExcluirInteressante ter mais de uma história acontecendo no livro, em épocas diferentes. Gostei da ideia da narrativa :)
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Que bom que gostou. Quando puder leia-o. Abraço!
ExcluirOi Luciano, tudo bem?
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha. Eu gosto de livros de contos, especialmente se o autor vai dando pistas de que estão interligados e a gente vai descobrindo mais e mais conforme avançamos - o que parece ser o caso, com sua ótima analogia à boneca russa.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi, Pri. Vou bem, e você? Que bom que gostou. Certamente você gostará da obra. Beijo!
ExcluirOi Luciano, tudo bem?
ResponderExcluirAchei interessante a narrativa ter como diferencial personagens e histórias distintas que se entrelaçam no decorrer do enredo. Vejo isso acontecer bastante em romances. Nunca li nada do David Mitchel, mesmo tendo um amigo super fã das obras do autor, até o momento nenhuma tinha me chamado muito a atenção, mas Atlas de Nuvens me deixou curiosa.
Beijos;***
Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.
Oi, Ariane. Vou bem, e você? Espero que você possa ler o livro, uma vez que, a obra é excelente. Beijo!
ExcluirOi Luciano,
ResponderExcluirTudo bem?
Não conhecia esse livro, não sei como.
Uau! Adoro esses livros com estruturas narrativas peculiares. Quero muito esse livro agora. Adicionada na wishlist
Boas leituras,
Karen Gabrieli | Apesar do Caos
Oi, Karen. Vou bem, e você? Quando puder leia-o, certeza de que irá gostar da obra. Boas leituras pra você também. Abraço!
ExcluirOlá, Diane! Que bom que gostou. Não deixe de conferir! Você irá amar a obra. Beijo
ResponderExcluirOi Luciano,
ResponderExcluirEu gostei bastante da sua resenha, esse livro parece ser ótimo. Deve ter dado muito trabalho para o escritor fazer todas essas correlações e deixar tudo interessante sem ser maçante. Com certeza leria o livro, vou ficar de olho em futuras promoções. Obrigada pela resenha.
Abraço,
Kelen Vasconcelos
https://www.kelenvasconcelos.com.br/
Oi, Kelen! Se puder não deixe de conferir, pois é uma obra maravilhosa. Que bom que gostou. Abraço!
ExcluirSenti vontade de ler devido as suas palavras. Se lhe empolgou, me sinto curiosa em sentir o mesmo. Ainda não conhecia esse, mas vou tentar procurar depois.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Oi, Leyanne! Leia sim, você gostará. Beijo!
ExcluirInteressante a premissa. Adorei ler a resenha.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Oi, Emerson! Que bom que gostou. Boa semana. Abraço!
ExcluirOi Luciano
ResponderExcluirAchei super interessante essa ideia de uma história dentro da outra, acho bem interessante quando o autor faz isso. Parabéns pela resenha
Beijinhos
Renata
Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter
Oi, Renata! Este livro aqui é interessantíssimo. Se puder não deixe de conferir. Obrigado! Beijo!
Excluir