Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Virgin River: Um Lugar para Sonhar

LIVRO: Virgin River: Um Lugar para Sonhar

ANO DE LANÇAMENTO: 2020

AUTORA: Robyn Carr

EDITORA: Harlequin

NÚMERO DE PÁGINAS: 320

CLASSIFICAÇÃO: ★★





Sinopse: Depois de sofrer um grande trauma, Melinda Monroe estava pronta para abandonar a vida como enfermeira-chefe de um grande hospital na agitada e perigosa Los Angeles e se mudar para a pacata Virgin River, de apenas seiscentos habitantes. Mas suas expectativas são frustradas ao chegar à cidadezinha: as estradas são traiçoeiras, a cabana em que precisa morar é horrível e o médico local não quer saber da nova enfermeira. Percebendo que cometeu um grave erro, Mel decide deixar o lugar na manhã seguinte. Um bebê abandonado, porém, a obriga a estender sua estadia, e talvez o ex-fuzileiro Jack Sheridan possa convencê-la a ficar indefinidamente. (Resenha: Virgin River – Robyn Carr)





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos Conhecer!





Infelizmente este livro me desapontou um bocado. Quer saber os motivos? Confira abaixo!  Se você está procurando uma leitura divertida, leve e que vai deixar seu coração quentinho, sinto ter de informar que não será esta. Tive contato com esta obra por conta da série da Netflix e, quando descobri que era baseado em um livro, resolvi que iria ler antes de assistir a adaptação. Pois prefiro assim, muito embora às vezes aconteça o inverso. A autora começa bem, apresenta a protagonista, Mel, e seus dramas de uma forma bem tocante. Logo que ela chega em Virgin River é muito gostoso acompanhar o local – que é descrito de forma bem visual, então te faz imaginar direitinho como seria – e os habitantes dessa pequena cidade. Me lembrou um pouco a comunidade de Stars Hollow, cidade de Gilmore Girls, com todo mundo conhecendo todo mundo, se ajudando e bem alegre.

Porém a situação muda completamente de figura quando chegamos na página cem (o livro possui 320 ao todo) e percebemos que nada muito importante aconteceu. É uma história que conta vários momentos aleatórios e conversas bobas, sem muita relevância para o desenvolvimento e, às vezes, bem desinteressante. E parece que a autora tem ciência do problema, porque mescla a história do casal principal com a de um adolescente que está experienciando seu primeiro amor. Então o que seria considerado como plot principal fica em segundo plano por algumas páginas. E por mais que os personagens tenham suas cargas dramáticas e traumas passados, são todos extremamente rasos e não passam aquela sensação de realidade que lemos em algumas obras. Você pode estar pensando “ah,  mas você está lendo uma ficção e quer realidade?”, mas o tipo realidade que eu estou querendo dizer é aquela que faz você se enxergar no personagem, se identificar com ele e com sua história. E, infelizmente, não é isso que acontece com este livro.

Além disso, eles não têm coerência com os próprios discursos. Nós acompanhamos o luto de Mel e como ela está realmente fechada para qualquer tipo de relacionamento. Não só pelas suas palavras, mas por suas ações e pensamentos, também. Eis que, de uma hora para outra, ela olha para o lado e imagina que está beijando Jack. O mesmo acontece com o MOCINHO, que acabou de conhecer Mel e já ficou caído de amores sem nem trocar algumas palavras com ela. Entendo toda a questão romântica de “amor à primeira vista”, mas neste caso em específico ficou bastante forçado. Simplesmente não dá gente!

Outro problema que também me incomodou demais foi a exaustiva marginalização dos moradores de rua da floresta próxima à cidade. O tempo todo a autora queria colocá-los como vilões, pessoas extremamente malvadas e perigosas sendo que não aprofundava nos motivos dessas afirmações. A única “desculpa” até então era que alguns usavam drogas. Tudo isso para, no final, num último ato de “vamos jogar a culpa em quem não tem como se defender porque é mais fácil do que pensar num plot interessante”, a autora apresenta uma cena de violência envolvendo um desses moradores de rua. Também não dá gente, me desculpe!

Como se já não bastasse… A imagem de bom moço de Jack pode enganar no início, mas ele vai revelando seu machismo disfarçado de “emoções” no decorrer da leitura. Mas o ponto que mais me chamou a atenção foi ao final, num dos únicos momentos coerentes de Mel, em que ela botou pra fora um peso que estava carregando e ele, simplesmente, fez a mulher se sentir culpada por ter sentimentos fortes pela sua história antes de Virgin River.

Sinceramente, não recomendo este livro, muito embora certamente haverá leitores que não irão se incomodar com os fatos por mim mencionados, para estes a leitura talvez funcione. Praticamente nada acontece, a história não anda e você fica com aquela sensação de “quando será que vem aí?” e que nunca é aliviada. Até o final eu fiquei esperando um desenvolvimento, mas é como se fosse uma história que acabou de começar depois  de trezentas páginas. Não sei nem se algum dia terei interesse em assistir o seriado – que inclusive já soube que não é nada parecido com o livro, o que deixou a história melhor -, porque esta leitura me deixou bem desmotivado em relação à história. Em resumo, Virgin River é uma obra que tinha tudo para dar certo, mas que, infelizmente não funcionou para mim. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Fiquei mega empolgada com a resenha e saber que agora tem o livro, eu já assisti todas as temporadas que saíram e estou aguardando a próxima ansiosa e já quero comprar o livro, achei muito bacana.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Que bom que o seriado lhe agradou. Espero que o livro lhe agrade também. Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Luciano!
    Poxa, que pena que a leitura não foi bacana, já que a série eu adoro.
    Acho que pelo que você falou, ela é um pouco diferente. E não tem essa questão do adolescente vivendo o primeiro amor.
    Assiste a série e depois me fala o que se você achou. Talvez seja um dos raros casos em que a adaptação é melhor que o livro.

    Beijoooos

    Teca Machado
    Casos, Acasos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! É uma pena realmente. Parece que o seriado é melhor do que o livro. Beijo!

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha bem sincera. Ainda não vi a série nem o livro.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! Obrigado e um bom restinho de semana para você. Abraço!

      Excluir
  4. Meu deus, a história parece ser bem confusa!
    Recebi notificação dessa série no app da Netflix e fiquei curiosa, mas acho que vou deixar pra lá hahaha

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! A história não é confusa, contudo as incoerências contidas na trama , juntamente com alguns furos inacreditáveis fizeram este livro me desapontar bastante. Além do mais a falta de acontecimentos durante a narrativa contribuem muito para esta obra ter sido muito aquém do que podia. Beijo!

      Excluir
  5. Olá...
    Ainda não conhecia esse livro, mas creio que pelas suas ressalvas seria um livro que me incomodaria também, então, prefiro passar a dica.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane! É uma pena este livro ter sido tão mal aproveitado. Assista a série, pois dizem que é melhor que o livro, talvez você goste. Beijo!

      Excluir
  6. Olá, Luciano.
    Acredito que essa é a primeira resenha negativa que leio por aqui, pelo menos não lembro de ter lido outra hehe. Eu não me interessei nem pela série, nem pelo livro, mas só tinha visto elogios até então. Que pena que a leitura não te agradou.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Infelizmente este livro não funcionou para mim. Abraço!

      Excluir
  7. Oi Luciano,
    Não esperava essa resenha negativa, confesso. Eu amei demais a série da Netflix! Não vejo a hora de ter mais episódios para maratonar, rs.
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! O seriado eu não assisti, e depois de ler este livro aqui, sinceramente não tenho vontade de conferir o seriado, muito embora muitos dizem ser melhor que o livro. Contudo meu desapontamento com o livro para mim já é o bastante. Que bom que gostou do seriado. Abraço!

      Excluir
  8. É bem triste quando os personagens dizem uma coisa e fazem outra... que não são coerentes com o que eles mesmos dizem, isso me decepciona também.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Imaginei que o enredo seria outro e, de fato, parece ter tudo para conquistar o leitor, mas é uma pena que não funcionou para você.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto o poster dessa adaptação na Netflix, mas não sabia que era realmente uma adaptação... rs Eu sempre olhava para ele e pensava algo completamente diferente... mas lendo pela sua resenha, já sei que nem lerei, nem assistirei essa história, infelizmente... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! A obra tinha tudo para dar certo, mas infelizmente não funcionou para mim. Beijo!

      Excluir
  11. Oi Luciano,
    tudo bem?

    Que pena que o livro não te agradou, às vezes quando a gente já leu bastante nosso padrão sobe neh?

    Espero que as próximas leituras seja melhores,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen. Vou bem, e você? Sim, tende a se ter uma exigência maior. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog