Pular para o conteúdo principal

Poema: Ser Das Profundezas Do Inferno

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Ser Das Profundezas Do Inferno No fundo da noite, sombrio mistério. Emerge um ser das profundezas do inferno. Demônio de olhos ardentes, brasa de sátiro. Com sua mente perversa, encanto eterno. Com dedos longos e garras afiadas. Ele tece teias de medo em cada canto. Sussurrando segredos de morte e desespero. Instigando o mal e alimentando o pranto. Possui uma língua viperina, traiçoeira. Que seduz e corrompe os corações mais puros. Engana os incautos com promessas de prazer. Leva-os ao abismo, aprisionados em seus muros. Demônio de pele em chamas, figura distorcida. Carrega consigo o veneno da tentação. Invade os sonhos e corrompe a razão. Arrasta as almas perdidas para a perdição. Sua risada diabólica ecoa em meio à escuridão. Enquanto desfaz os laços que unem os amantes. Ele envenena a esperança e a fé dos crentes. Semeia a discórdia entre irmãos e seus diamantes. Mas mesmo nas

Resenha: Urucumacuã

LIVRO: Urucumacuã

ANO DE LANÇAMENTO: 2018

AUTOR:  H.H.Entringer Pereira

EDITORA: Amazon

NÚMERO DE PÁGINAS: 767

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★





Sinopse:

Urucumacuã é a saga de um príncipe lendário que teria vivido em épocas longínquas, pelas terras da região amazônica, e deixado tesouros colossais em ouro e pedras preciosas.

A obra enfoca a história desse misterioso personagem, relatando muitas de suas inacreditáveis proezas, bem como a manifestação de poderes sobrenaturais, aprendidos e desenvolvidos no distante Reino da Perfeição, onde passou sete anos, para sagrar-se membro da Antiga Mística Ordem Real - AMOR. Detentor de conhecimentos secretos ministrados pelo Grande Rei, o Príncipe Urucumacuã aprendeu a dominar o fogo, transmutar metais em ouro alquímico, tornar-se invisível, além da prática de outros saberes da misteriosa Magia Sagrada.

A trágica paixão de Urucumacuã pela bela de Trindade, Angelim, filha bastarda do inimigo Rei Mor, resulta uma trama envolvendo magia e encantamentos, cenário irreal, mas propício à evocação de outros personagens mitológicos do folclore amazônico, ligados às aventuras e desventuras do belo príncipe dos cabelos de fogo e dos olhos da cor das esmeraldas. A partir da descrição de seu nascimento até a morte, acontecimentos transcendentes, ficticiamente, contribuem para dar origem às lendas correlatas às mais conhecidas do folclore amazônico, entre elas as do Saci-Pererê, do Boto Cor-de-Rosa, da Mula sem Cabeça, do Mapinguari, do

Caipora, do Curupira, elucidando ainda o surgimento de palavras, termos e expressões próprias à nossa linguagem.

A obra é permeada de ingredientes que levam o leitor a uma viagem fantástica e jamais imaginada pelo universo da origem e propagação das lendas brasileiras.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos conhecer!



Em geral histórias folclóricas costumam me agradar, e este aqui não foi diferente, muito embora a obra tenha lá seus deslizes, não deixa de ser uma leitura para lá de agradável e satisfatória. Quer saber os motivos? Confira abaixo! Urucumacuã conta a história do lendário príncipe mágico que viveu há muitos anos no norte do Brasil, na região que hoje chamamos de Amazonas, e lá deixou seu imenso tesouro. Apesar do foco principal ser a realeza, ícones muito conhecidos como Saci Pererê, Mula sem Cabeça e até o Boto Cor-de-Rosa também fazem parte da leitura, e dão as caras na obra. 

O tom misterioso dado às frases da leitura é o que de fato convida o leitor a se comprometer até o fim do livro, movido pela curiosidade de entender cada personagem secundário apresentado na grande história. O livro é composto por contos que relacionam cada ser existente nesse universo abarrotado de misticismo, onde todos são cruciais para o desfecho. Toda a narrativa é contada através de um jogo bem-humorado de palavras, o que torna tudo mais divertido e dinâmico. Contudo, a linguagem escolhida para trabalhar a história é um bocado cansativa, resultando em um livro denso e longo, com  767 páginas. Embora a leitura por mim realizada tenha sido no Kindle, a mesma não consegue ser feita de maneira rápida e fluida justamente pela linguagem ser diferenciada de os livros do gênero que vimos por aí, tornando a leitura um pouco arrastada, como já mencionado anteriormente. Ademais é uma obra rica em cultura da região Norte do Brasil com vocabulário antigo, expressões até engraçadas, mas que, em alguns casos, podem passar despercebidas, dependendo de quem está o desbravando. 

A ressignificação de palavras também é considerado um dos pontos altos do livro. O vocabulário popular ganha um novo ponto de vista, na maior parte do tempo, acompanhado de sacadas genuínas. Sem filtro algum, a autora brinca com palavrinhas e palavrões, mostrando seu lado descontraído.

Para os leitores é uma ótima chance de descobrir o quão bonito, florido e encantador é o nosso folclore. A obra é, para os interessados nas raízes do gigante norte brasileiro, uma enciclopédia mitológica interessantíssima, que certamente conquistará muitos leitores. Em resumo, Urucumacuã é uma obra que encanta com riqueza de detalhes pouco utilizado em obras nacionais, embora seja densa e cansativa em certos momentos da narrativa.  Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!





Comentários

  1. Oi Luciano, tudo bem?
    Eu adoro mitologia e achei diferente a forma como a autora contou com muito bom humor e riqueza, as nossas lendas. Me atraiu também o fato dela ter usado magia no enredo. Pena só que o texto acaba sendo longo e por vezes cansativo. Mas pela sua opinião, acredito que vale a pena. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila! Vou bem, e você? A leitura vale a pena sim, pois é um livro muito bom, muito embora seje cansativo. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  2. Oi Luciano,
    Não tenho muito o costume de ler sobre folclore ou algo mais sobrenatural. Aos poucos, estou me aventurando na fantasia, mas nem são todas as obras que me prendem. Este, parece um livro muito marcante e rico! Gostei da dica!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Que bom que gostou da dica, espero que leia-o. Abraço!

      Excluir
  3. Conheço a obra e gostei muito da representação que ela trás. Tive um breve susto por ser um livro tão grande hahaha, mas pode ser uma obra sensacional para quem curte livros assim.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luciano!
    Não costumo ler obras folclóricas e mitológicas, mas acho o tema interessantíssimo! Fiquei surpresa com o número de páginas kk, a leitura mais extensa que eu já fiz foi da Bíblia mesmo.
    Vou salvar sua indicação!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Quando puder leia-o, pois é uma leitura bastante rica, embora cansativa. Abraço!

      Excluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Adorei Cidade Invisível por abordar o folclore brasileiro, então achei super interessante a proposta dessa obra. Nossa cultura é riquíssima e é muito legal ver livros e séries explorando esse potencial.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri. Vou bem, e você? Que bom que gostou da dica, espero que leia-o. Beijo!

      Excluir
  6. Olá, Luciano.
    Isso de ter folclore brasileiro já me atrai muito. Porque eu quero ler mais sobre o assunto mas quase não encontro. Mas fiquei com um pé atrás por conta da leitura ser arrastada mesmo no kindle, que geralmente é onde a gente lê mais rápido. E esse tanto de páginas não ajuda. Mas vou anotar por via das dúvidas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Esta obra é muito boa, embora sua leitura seje arrastada. Esperoque você leia quando puder. Abraço!

      Excluir
  7. Oi Luciano, tudo bem?

    Gostei bastante da história ter como plano de fundo o nosso folclore. Nossas lendas são tão ricas, mas infelizmente pouco aproveitadas na literatura ainda. Confesso que no momento estou dando preferência por leituras mais fluidas e o fato de você citar que a narrativa é um pouco arrastada me desanimou um pouco. Mas mesmo assim me pareceu uma leitura válida. Vou deixar a dica anotada.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi, Ariane. Vou bem, e você? Se você gosta de histórias folclóricas irá gostar do livro, embora você se cansará com a leitura. Contudo vale a pena lê-lo. Beijo!

      Excluir
  8. Estou fazendo várias descobertas boas a respeito de nosso folclore e até animei a ler esse livro... mas me foi um balde de água fria saber que são 767 páginas de uma leitura densa e com escrita mais arrastada... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! O livro é grande e sua leitura é arrastada, .mas no meu entender vale a pena., pois é uma obra rica. Beijo!

      Excluir
  9. Oi
    legal que essa história fala um pouco do folclore , mas pena que é uma obra arrastada, confesso que apesar da premissa não foi o suficiente pra chamar a minha atenção.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Que pena que a obra não tenha despertado seu interesse. Abraço!

      Excluir
  10. Olá! sua resenha ficou ótima, eu nunca tinha escutado falar desse livro e nem dessa história, nem na escola. Gostei muito de conhecer.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Que bom que gostou da resenha. Se puder não deixe de conferir. Abraço!

      Excluir
  11. Nunca tinha ouvido falar deste livro. Muito interessante. Obrigado pela indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Luciano,
    Muito interessante vc trazer um livro tão diferente. Com certeza ele deve trazer coisas novas na leitura, nunca tinha visto ele antes.
    Obrigada por ter indicado
    Abraço,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelen! Que bom que gostou, espero que você leia o livro. Abraço!

      Excluir
  13. Não conhecia o livro, confesso que dá uma desanimada pela densidade da história, mas a proposta é muito interessante, não recusaria a leitura. Ótima resenha!!!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! O livro vale a pena ser lido. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  14. Com certeza deve ser um livro riquíssimo.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! A obra é bastante rica. Boa semana. Até mais.

      Excluir
  15. Oi Luciano, tudo bem?
    Passando aqui no post novamente pra desejar um bom restinho de semana!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri. Vou bem, e você? Bom restinho de semana para você também. Beijo!

      Excluir
  16. Oi Luciano,
    tudo bem?

    Fiquei interessada pela história mas devo dizer que a quantidade de páginas e por ser uma leitura arrastada meio que matou o interesse para uma leitura mais imediata. Mas quem sabe mais pra frente ?!

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen. Vou bem, e você? Eu te entendo perfeitamente. O livro é sim muito bom, possui muita riqueza em sua história, no entanto a leitura não deixa de ser arrastada. Boas leituras. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog