Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: Tela Virtual

LIVRO: Teia Virtual

ANO DE LANÇAMENTO: 2010

AUTOR:  Eduardo Bonito 

EDITORA: Literata

NÚMERO DE PÁGINAS: 260

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★





Sinopse:

A Internet é realmente um dos maiores veículos de comunicação já criados na atualidade. Nela podemos ser o que queremos, fugindo assim do mundo real, criando um mundo paralelo, onde figuramos de anjos a demônios, podendo até alimentar o ódio de não ser aceito pela sociedade no mundo real. Assim começa a elaboração de uma teia nociva, permissiva e a falsa impressão de se conseguir tudo o que se quer, pela lei do menor esforço. Pessoas emocionalmente vulneráveis, de alma fraca, que transitam do mundo real ao virtual, na busca das soluções para seus problemas ou do sucesso pessoal, como, por exemplo, ser bem sucedida, como a invejada prima, sem nenhum esforço, acabar com a depressão, por ser um astro de rock e não saber lidar com o sucesso e a fama, ou alcançar a felicidade, estabilidade financeira e ser aceito como homossexual, no seio de uma família com valores que não aceitam esse comportamento, ou até mesmo, indo mais além, aos olhos da crença de uma ex –atleta, a palavra de Deus é distorcida e usada para se libertar e “libertar” a alma do seu marido, onde, na verdade só há o desejo de vingança. Afinal, a indução ao ódio é possível? Devemos ou não libertar os nossos demônios? Tudo é possível, quando se deixa cair e se prender a uma TEIA VIRTUAL doentia criada por um ser humano com uma inteligência fora do comum, mas renegado pela sociedade.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos Conhecer



Não é segredo que o gênero literário que mais me agrada é o romance policial, sendo assim essa obra agradou-me bastante. Quer saber os motivos? Confira abaixo! Como um bom livro do gênero policial, Teia Virtual é repleto de ação. A narrativa simples e direta de Eduardo foi capaz de descrever de forma concisa um cenário comum e atual, voltado especificamente para o mundo virtual e a influência negativa que ele pode exercer sobre as pessoas. 

Sob esse contexto, a história nos apresenta a Alexandre, um promotor da área criminal, que por motivos pessoais e também profissionais, aprendeu a trabalhar com o lado concreto e objetivo dos fatos, elemento que para ele, garante seus bons resultados como promotor de acusação. Contudo, nos últimos casos de homicídio em que ele está trabalhando, todos os acusados alegaram sofrer a influência de um amigo virtual, alguém que os induziu ao crime. Esse fato faz com que Alexandre se questione sobre até que ponto as provas concretas podem definir ou não, os verdadeiros culpados de um crime, mas, não é prova suficiente para que ele acredite que essas pessoas não são culpadas, afinal, elas mataram a sangue frio, amigos, parentes e conhecidos, verdadeiramente motivados pela ganância ou pela inveja.

O ponto de vista de Alexandre começa a mudar quando, ao lado de sua colega advogada Beth e da jornalista Helena, sua ex-namorada, ele se torna parte ativa de uma teia de acontecimentos irreais, em que o mundo virtual se faz presente na realidade física, incentivando os três a se unirem em busca de alguém que não deixa pistas suficientes para garantir que é real. Inicia-se então, uma caçada policial, um jogo de dicas que torna a narrativa rápida, capaz de incitar nossa mente a trabalhar no ritmo estipulado pelo autor.

O interessante do livro é que ele não se limita ao enredo policial, de forma que lemos também, pitadas de romance, drama e comédia, tudo ao mergulharmos na vida de Alexandre, um homem que sofre com sua solidão e com as feridas não curadas do seu coração, mas que se acha forte o suficiente para viver como se essas mágoas não existissem. Os relacionamentos conturbados de Alexandre (tanto amorosos, quanto familiares), se unem a sua busca profissional e quando ele menos espera, percebe que a pessoa que procura está bem mais próxima do que ele poderia imaginar. A premissa é clichê é verdade, no entanto a construção dos fatos inseridos aqui dão um importante embasamento na obra, tornando-o  excelente. O advento da internet gerou evolução, mas também, fez com que as pessoas se distanciassem umas das outras, afinal, desde que as redes sociais se tornaram populares, quantas pessoas se limitam a falar com seus amigos apenas virtualmente, esquecendo da importância de um telefonema, ou até mesmo, de um abraço? Embora em tempos de isolamento social isto não seja recomendado. Com destreza, Eduardo salienta a importância do afeto, da amizade, do amor, da família, escrevendo sobre como a internet pode colaborar de forma negativa para que as pessoas se esqueçam da importância desses sentimentos na vida humana.

O enredo foi muito bem elaborado, e a meu ver, daria um bom filme.  Minha única ressalva é em relação ao foco ser estritamente no personagem principal, ofuscando demasiadamente outros personagens. Contudo, independente deste ponto negativo, a história é rica e bem desenvolvida. Além do clima constante de ação, os personagens são fortes e divertidos (existem várias sacadas irônicas ao longo da narrativa, e isso me agrada bastante), e a mensagem que o livro transmite é capaz de nos fazer refletir sobre nossas prioridades, e principalmente, sobre os caminhos pelos quais nossa sociedade está trilhando.

Se você gosta de um bom livro policial com muita ação, leia TEIA VIRTUAL. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Oi, Luciano!

    Já me interessei! Tem em e-book? Vou procurar. Estou desesperada por uma leitura que me prenda e acho que (apesar dessa capa) esse livro tem chances de me fazer "feliz"...rsrsr.
    Muito obrigada pela dica.

    Até!
    www.nsmoraes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália. Não sei se tem ebook desta obra, pois o li em livro físico. Se puder leia-o, pois vale a pena a leitura. Até!

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Eu me identifico com vários gêneros, mas o romance policial foi o primeiro e continua sendo meu favorito hehe . Por isso claro que já me interessei. E essa coisa do mundo virtual também acho bastante interessante. Tem gente que conversa horrores pelas redes sociais e quando chega perto parece que nem se conhece.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! O livro é muito bom, se você o ler irá gostar da leitura. Por vezes é mais còmodo manter uma conversa nas redes sociais do que cara a cara. Abraço!

      Excluir
  3. Adoro esse tipo de narrativa, que enquanto a gente vai lendo, já vai até imaginando um filme da história. Ótima dica :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Que bom que gostou. Se puder leia-o. Abraço!

      Excluir
  4. Enquanto lia a resenha já imaginei que daria um ótimo filmes também, romance policial é um gênero que me atrai bastante. Adorei o conhecer o livro, ótima resenha!!!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Que bom que gostou. O livro é muito bom. Beijo!

      Excluir
  5. Olá Luciano,
    Achei a premissa bem interessante, sua resenha ficou ótima. Amo quando incluem detalhes de outros gêneros além do principal.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayanne! Se puder não deixe de conferir, pois é um livro muito bom. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  6. Olá, Luciano

    Você levantou um ponto muito pertinente. Muito se fala sobre o quanto a internet diminuiu distâncias e tal, mas eu também acho que ela distanciou as pessoas. Essas redes sociais e aplicativos de mensagem criam a ilusão de que estamos sempre em contato, mas e o contato físico, né? Enfim...
    Eu gosto bastante do gênero e até me lembrou um pouco a série Mortal, do pseudônimo da Nora Roberts, JD Robb, pois também temos um pouco de outros gêneros dentro da história.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires! O contato entre as pessoas por meio das redes sociais é bastante superficial em minha visão, e o pior é que muitas pessoas gostam desta superficialidade, embora várias nem estão tão distantes assim para contato cara a cara, como uma conversa entre eles. Sobre o livro é muito bom, principalmente para quem gosta do gênero. Beijo!

      Excluir
  7. Oi Luciano,
    Não estou lendo muitos romances policiais por conta da pandemia, mas vou deixar anotadinho para não esquecer essa dica!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Quando retomar as leituras do gênero leia este aqui, certamente você se agradará da obra. . Abraço!

      Excluir
  8. Oi, Luciano!
    Puxa, que interessante esse livro! Nunca tinha visto uma história que abordasse as questões complexas sobre a internet e fiquei curiosa. Tenho lido muitos romances policiais nos últimos tempos, e com certeza vou salvar essa indicação :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Este aqui é muito bom, você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  9. Oi Luciano :)
    Adorei a premissa, é realmente muito pertinente e atual.
    Gosto de romances policiais, mas a verdade é que não tenho tido a oportunidade de ler muitas obras deste género.
    Beijo
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! Se você gosta de romance policial este aqui irá lhe agradar. Espero que você possa lê-lo. Beijo!

      Excluir
  10. Oi Luciano, tudo bem?
    Nada como um livro policial. Ainda mais se reunir ação e romance. Fiquei curiosa para descobrir não a identidade de quem está por trás dos crimes, dessa vez o que chama minha atenção é o motivo. Estou tentando imaginar, mas não consigo criar uma teoria, risos... Dica mais do que anovada. Sua resemha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei para desejar a você e sua família uma Feliz Páscoa!!!
      beijinhos.
      cila.

      Excluir
    2. Oi, Cila! Vou bem, e você? Quando puder leia-o, pois é um livro romance policial nacional muito bom. Que bom que gostou da resenha. Feliz páscoa para você e sua família. Beijo!

      Excluir
  11. Curto demais um romance policial e essa obra já aguçou minha curiosidade. Desejo saber dessa história na íntegra. Anotada a dica. Gostei de conhecer seu blog e irei visitá-lo sempre agora. Até mais.

    Gustavo

    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo! Que bom que o blog tenha lhe agradado. Visite-o sempre que quiser. Até mais.

      Excluir
  12. Gosto muito quando há um desenvolvimento de personagens secundários na história. Tem alguns livros em que também acho que daria um bom filme. Esse não é um livro que leria no momento, mas adoraria ver uma possível adaptação.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Este livro aqui daria um ótimo filme. Beijo!

      Excluir
  13. Oi Luciano, tudo bem?
    Meu gênero preferido também é romance policial, por isso já fiquei animada com essa dica. Adorei a mistura do real com o virtual, parece ser um ótimo livro!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Se puder leia-o, você irá gostar da obra. Beijo!

      Excluir
  14. Oi!
    Não conhecia esse livro ainda. Não tenho o hábito de ler romance policial, mas sempre que dou uma oportunidade me vejo imersa na leitura. Fico feliz que a leitura desse livro tenha sido proveitosa e que você acha que é um boa obra a ao ponto de ser adaptada. Fiquei curiosa para saber mais sobre o enredo e o desfecho.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andy! Livros policiais possuem este magnetismo de nos fazer imegir na obra, não é mesmo! Este livro aqui daria um ótimo filme. Quando puder leia-o. Abraço!

      Excluir
  15. Oi Luciano, tudo bem?

    Li esse livro há bastante tempo, bem no comecinho do blog quando participei de um projeto literário que visava a divulgação de autores nacionais. Na época mesmo não sendo muito meu estilo, achei interessante o modo como a história foi estruturada.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane! Vou bem, e você? O livro é muito bom. Que bom que gostou da leitura. Beijo!

      Excluir
  16. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia, mas como adoro tramas policiais, já vai para minha lista!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe! Vou bem, e você? Que bom que gostou da dica, se puder leia-o. Abraço!

      Excluir
  17. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Interessante uma trama policial abordando esses temas tão comuns na nossa era da internet, realmente fiquei intrigada e colocarei na lista de leitura.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Vou bem, e você? Quando puder leia-o, você irá gostar da leitura. Beijo!

      Excluir
  18. Apesar de ser um cliche, eu gostei da premissa desse livro. Amo romances policiais e achei o tema desse até bem atual. A nossa sociedade está tão dependente de tecnologia, que quando precisa fazer algo à morada antiga, tipo falar pessoalmente com alguém, treme nas bases, pois morre de vergonha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! O livro é muito bom, se puder não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog