Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Homens Sem Mulheres

LIVRO: Homens Sem Mulheres

ANO DE LANÇAMENTO: 2015

AUTOR:  Haruki  Murakami

EDITORA: Alfaguara

NÚMERO DE PÁGINAS: 240

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★





Sinopse:

Murakami é um autor capaz de criar universos próprios, que se desdobram em romances de fôlego e personagens cativantes. Mas ele é também um excelente contista, e sua produção mais recente está reunida neste volume: sete histórias que tratam de relações amorosas e trazem o estilo único do autor.

São contos sobre o isolamento e a solidão que permeiam as relações amorosas: homens que perderam uma mulher depois de um relacionamento marcado por mal-entendidos. No entanto, as verdadeiras protagonistas destas histórias — cheias de referências à música, a Kafka, às Mil e uma noites e, no caso do título, a Hemingway — são as mulheres, que misteriosamente invadem a vida dos homens e desaparecem, deixando uma marca inesquecível na vida daqueles que amam.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos Conhecer!





Sempre tive curiosidade em conhecer a escrita de Haruki Murakami, porém, não sabia por onde começar. Após ler algumas resenhas e sinopses, além de críticas especializadas, decidi-me por Homens Sem Mulheres. O motivo da escolha foi simples: se o autor me encantasse em contos, certamente também o faria nos romances. Afinal, um bom conto é muito mais difícil de construir do que um bom romance. Após terminar a leitura do exemplar, o saldo é extremamente positivo: Murakami venceu todas as minhas resistências e ganhou-me com sua narrativa única.

Homens Sem Mulheres é um livro de contos, logo, não temos um enredo único. Entretanto, há características que se espalham por toda a obra. A primeira é a que já dá título ao livro: Haruki expõe uma série de homens traumatizados, fragilizados e solitários, cuja origem de tal problema se deu no relacionamento com mulheres. Na contramão do que se costuma ver com mais frequência na literatura ocidental – é comum encontrarmos mocinhas sofrendo de amor pelos PRÍNCIPES –, o autor mostra como o amor e a solidão é implacável com todos.

Para alcançar tal efeito, Haruki aposta em narrativas bem desenvolvidas e profundas, que permitem que mergulhemos nas entranhas mais íntimas dos personagens. Esse mergulho faz-nos entender, um pouco melhor, como o relacionamento amoroso é complicado. Muitas vezes algumas palavras ou ações, aparentemente inofensivas, podem marcar alguém para sempre. Ademais, até a ternura e a intimidade, quando em excesso, podem ser fatais.

Murakami desfila personagens em situações estranhas, mas reais e vívidas. No primeiro conto, por exemplo, conhecemos melhor Kafuku, homem viúvo e submergido em memórias; até o couro do carro parece estar impregnado da essência de sua ex-esposa.  Porém, ele guarda um segredo que o machuca: sua esposa dormia com outros homens. Ele não sabe bem o motivo e nem como ela os escolhia, porém, isso o machucava. Apesar disso, nunca tocou no assunto; apenas desfrutava a companhia da esposa. Após o falecimento desta, porém, ele tenta encarar essas marcas e diluir esta dor. Contudo, certas marcas são eternas.

No conto supramencionado, a tensão emocional é elevada ao máximo. O autor apresenta um homem fragilizado, quase desesperado, em busca de entender o que lhe faltava para que sua esposa buscasse outros. Nessa corrida insana contra o próprio o coração e alma, ele dispõe-se, inclusive, a ser amigo de um dos amantes, a fim de conhecer melhor o que encantava a sua esposa. No fim, a conclusão é: mesmo quando desfrutamos da maior intensidade e amor, alguns cantos das pessoas são inacessíveis; deles surgem as surpresas, boas e más.

Nesse mesmo ritmo, de amores imperfeitos, de problemas, de solidão e com uma pitada de dor, Haruki vai desenvolvendo seus contos. O que encanta e prende o leitor é verdade contida em cada palavra. O autor demonstra ser especialista na agonia dos corações partidos e apresenta com beleza, mas também morbidez, os desfechos dos relacionamentos amorosos. A verdade é que o resultado é tocante e indescritível. As sensações e reflexões que o livro gera não podem ser completamente explicadas; precisam ser sentidas.

O livro segue nesse ritmo, contagiante e tocante, ou seja, tudo contribui para que tenhamos uma experiência rica e vasta.

Em resumo, conhecer a escrita de Haruki Marukami foi uma experiência única e maravilhosa que, sem dúvidas, eu indico a todos. Vocês precisam conhecer o autor e as suas obras. Certamente não irão se arrepender. Recomendo! Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. Não conhecia mas fiquei curiosa! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse livro, mas achei bem interessante sair do senso comum de que apenas mulheres sofrem por amor. E que bom que a leitura funcionou com você. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a obra, mas a leitura realmente parece cativante! Adorei a resenha, fico feliz que tenha tido uma ótima experiência com ele. Dica anotada!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Para os leitores que gostam de contos, o livro é recomendado. Que bom que gostou da resenha. Espero que leia-o. Beijo!

      Excluir
  4. Oi!

    Que maravilha de livro. Não conhecia. Adoro contos e estou achando que eles estão começando a ganhar mais espaço nas prateleiras dos leitores (será que vão dominar um dia?). E sim, contos são mais difíceis de construir (eu sofro com os meus...rsrsrs).
    Adorei a resenha. Vou colocar o livro na lista ;)

    Até!
    www.nsmoraes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália! Se você gosta de contos este livro lhe agradará. Espero que os contos ganhem cada vez mais espaço entre os leitores. Que bom que gostou da resenha, e leia o livro se puder
      Abraço!

      Excluir
  5. Olá
    Não conhecia esse livro e gostei de conhecer um pouco sobre ele através da sua resenha, parece ser um livro de contos muito interessante e cheio de maravilhosas referências.

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata! Que bom que gostpu, espero que você o leia! É um livro excelente. Beijo!

      Excluir
  6. Oi, Fabiano! Já deu para perceber o quanto eu gosto de contos, não é! Se puder não deixe de conferir. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. I like this book, it is very interesting, thank you for sharing.
    bundles hair

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas adorei a forma contagiante e empolgante da narrativa :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luciano!
    Nunca tinha parado pra pensar nisso, mas é verdade! É muito mais difícil desenvolver um conto do que um romance haha construir uma boa história em poucas páginas e ainda dar um desfecho digno não é fácil!
    Achei muito legal a premissa, principalmente pelos personagens mais "gente como a gente"

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Que bom que gostou. Espero que você o leia. Abraço!

      Excluir
  10. Olá, Luciano.
    Gostei muito da sua lógica ao escolher conhecer a escrita do autor pelos contos. E concordei muito mesmo não sendo fã deles hehe. E esses especificamente eu não leria porque não sou fã de história com traições e corações partidos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. O título já despertou meu interesse. Não conhecia a história, que maravilha que ela tenha sido boa!

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Que bom que o livro tenha despertado seu imteresse em lê-lo. Espero que você o leia. Abraço!

      Excluir
  12. Ei, Luciano, tudo jóia? Eu ainda não conhecia esse autor, mas pelo o que eu li da sua resenha esse livro dele parece ser muito dinâmico e exótico, com relação ao que eu estou acostumada a ler e que bom que a leitura lhe agradou!


    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! O livro é maravilhoso, se puder não deixe de conferir. Abraço!

      Excluir
  13. Very cool! I like seeing the other side of the coin. I feel men are much more romantic than their counterparts realize. Especially, seeing the devastation of what my brother went through. I don't suppose there is a bromance anywhere in these short stories.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, Ellie! This book is very interesting. Thanks. Huges for you.

      Excluir
  14. Oi
    não conhecia esse autor, achei interessante a ideia de mostrar homens que sofreram em seus relacionamentos, realmente os precisa ter talento para desenvolver contos em poucas páginas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! O livro é interessante, se puder não deixe de conferir. Abraço!

      Excluir
  15. Oi, Luciano!
    Eu ando cada vez mais curiosa pela escrita do Murakami, porque só ouço coisas maravilhosas sobre ele (li um livro da Patti Smith em que ela fala mto dele e de um dos livros dele). Sua resenha só corroborou para isso!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Espero que você leia -o, pois este aqui é um livro maravilhoso. Certamente você irá gostar da leitura. Beijo!

      Excluir
  16. Olá Luciano,
    Uma amiga sempre me indicava o autor mas também sofria com a dúvida de por qual começar. Quando comecei a ler a sinopse e vi que esse era um livro de contos, logo pensei que seria o ideal para começar. Ler sua resenha me deu a sensação de resposta, de alguém com a mesma vontade que eu, e que adorou o livro. Dica anotadíssima!

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayanne! Este livro é excelente para você começar a conhecer o autor. A obra é maravilhosa, leia sim, pois é uma leitura agradabilíssima. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog