Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Três Dias Em Setembro

LIVRO: Três Dias em Setembro

ANO DE LANÇAMENTO: 2017

AUTORA:  Luna Miller 

EDITORA: Babelcube Inc

NÚMERO DE PÁGINAS: 153

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★





Sinopse:

Não sentimos já todos, alguma vez, uma saudade desesperada por algo ou alguém? Talvez não saibamos sempre por quem ou por quê a sentimos, embora o sentimento seja avassaladoramente forte. É isso que sente Gabriel. Mas como o artista ainda jovem, atraente e muito inquieto que é, ignora o sentimento e afasta-se, em vez disso, para uma cabana vazia em Ludvika, a fim de desenvolver uma ideia. Enquanto ali está, porém, nada acontece como tinha pensado. Subitamente vê-se como uma das peças num jogo em que cada movimento parece ter consequências fatais. Consequências que se espalham sobre a até então sonolenta vila. Em velocidade acelerada, Anna, Kessa, Lea, Johan e Niklas são conduzidos aos seus destinos. Aqui se fala de amizade florescente, amor e aventura, mas também de manipulação, infidelidade, violência e morte. Depois destes três dias em setembro, não há regresso possível.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos Conhecer!





Se você precisasse de alguns dias longe do mundo – redes sociais, trabalho, relacionamentos familiares ou amorosos – para onde você iria? Gabriel precisa fugir por alguns dias. Ele diz que o motivo é a necessidade de reclusão para encontrar inspiração artística, mas na realidade tudo o que o jovem quer é a oportunidade de esquecer as cobranças e mágoas que o afligem. Por isso, Gabriel decide abandonar a capital e passar um período em Ludvika, cidadezinha remota da Suécia. Lá ele viverá três dias intensos e modificará completamente seu futuro – e de outras pessoas influenciadas por suas escolhas. Então a pergunta que não quer calar é: O que será que esses dias de Setembro reservam para os moradores de Ludvika?

Três dias em Setembro interliga a história de Gabriel e de outros personagens, mas os principais (além dele) são: Anna, Kessa e Lea. A narrativa varia entre eles e vai caminhando para o momento em que a jornada desses protagonistas – que inicialmente seguem rumos diferentes – é transformada em uma única teia de mentiras, esperança, desejo e dor. Inicialmente tudo o que sabemos é que: Gabriel é um pintor e decide ir para o interior, em uma cabana afastada, tanto para trabalhar quanto para fugir de um fantasma do passado. Lea – que trabalha na pizzaria do namorado – está em um relacionamento fadado ao fracasso, mas ainda não percebeu isso, e continua esperando que o enlace progrida. E Anna e Kessa são amigas de longa data, uma com uma ânsia gigante por ser amada e a outra com um desejo reprimido de seguir em frente e abandonar a cidadezinha pequena na qual foi criada. Cada um único em seus encantos e defeitos. E, exatamente por isso, a pergunta que permeia o livro do início ao fim é o que essas pessoas têm em comum além do fato de todas estarem em Ludvika.

O livro é bem curto e rápido de ler – até porque a história acontece em únicos três dias. Senti que a autora aborda muito bem o conceito de ação e reação, e como somos influenciados pelas escolhas das pessoas ao nosso redor. Tudo está conectado e, infelizmente, uma escolha ruim pode afetar nossa vida e a das pessoas que temos ao nosso redor. Confesso que gostei muito dessa característica da narrativa. É por conta dessa conexão entre os narradores que queremos devorar o livro e descobrir como a história deles vira uma só. E, por mais que o final não seja extremamente surpreendente, ele deixa um toque agridoce de vida real. O dia a dia é assim, pessoas que vêm e vão, deixam marcas profundas ou só vagas memórias, e a vida que segue mesmo quando outras chegam ao fim. Partindo dessa premissa Miller cria uma obra bastante envolvente e verossimilhante. 

Preciso dizer que Gabriel não me agradou– achei-o um baita de um devasso. E em contrapartida adorei as personagens femininas – não que elas sejam incríveis e perfeitas, mas senti que todas representam muito bem uma faceta do que é ser mulher, pois elas representam muitíssimo bem o papel feminino na obra. Anna foi a que mais me agradou. Ela é fútil e volátil, mas esconde um coração que só quer ser amado. Anna faz escolhas horríveis, principalmente na hora de decidir em qual homem confiar, mas só consegui sentir dó dessa mulher que sofre por ser bonita demais, desejada demais, e nunca amada o suficiente. A história que ela carrega é uma que, sem dúvida, reflete a de milhares de garotas como ela. Mas em suma, tudo isso significa que os personagens são bem trabalhados. Os protagonistas são apresentados como reais, palpáveis, e cheios de erros e acertos. E gosto disso, mesmo quando não vou com a cara deles, pois a obra ganha muito em verossimilhança.

Três dias em Setembro é perfeito para quem gosta de tramas reais e com um toque de mistério. Além disso, é o tipo de história rápida e que conquista do início ao fim. Minhas únicas ressalvas são: inicialmente a narrativa intercalada pode deixar o leitor meio perdido, o livro é voltado para o público adulto (com conotação sexual e temas típicos da vida adulta) e, além disso, a autora teve seu livro traduzido para o Português de Portugal, todavia a obra está cheia de palavras típicas daquela região (e isso pode atrapalhar um pouco o entendimento de alguns leitores). O legal é não criar muitas expectativas e deixar cada um deles – Gabriel, Anna, Kessa e Lea – surpreender você! Em resumo, Três Dias em Setembro é um livro que dá prazer de ler, pois sua premissa é interessante, embora possua poucas páginas. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!




Comentários

  1. Oi Luciano,
    Eu gosto dessa leitura intercalada, pelo menos em romances, esse toque de mistério numa história real pode ser diferente, mas gostei da dica! Não conhecia a obra!
    um abraço
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! O livro é gostosinho de ler. Se puder leia-o. Abraço!

      Excluir
  2. Eu não conhecia mas realmente parece ser muito bom! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luciano.
    Gostei muito da resenha, aliás gosto muito do seu estilo de resenhar. Eu não conhecia esse livro ainda e pela capa confesso que não leria. Mas pela resenha me deu vontade de ler. Eu gosto muito de quando temos vários personagens que aparentemente não tem nada a ver e então as histórias se conectam.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Fico tão feliz em saber que as resenhas lhe agradam. Se puder leia-o, você irá gostar da leitura. Abraço!

      Excluir
  4. Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    .
    Um domingo feliz
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Oi
    como sempre não conhecia essa história que você postou por aqui, pena que não curtiu o protagonista masculino, pelo menos a leitura te agradou ainda mais por ser uma leitura rapida.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Achei interessante o livro e também não conhecia, que bom que a leitura foi agradável.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  7. Você leu pelo Kindle, Luciano??
    Interessante - o nosso português acaba sendo diferente, né?

    adorei a resenha!
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! Não li pelo Kindle. O li em livro físico mesmo. O Português de Portugal é diferente do Português do Brasil, algumas palavras podem deixar o leitor sem saber o significado. De todo modo o livro é muito bom. Beijo!

      Excluir
  8. Oi Luciano, tudo bem?
    Parece um bom livro, com uma trama bacana. Acho que todo mundo já quis se isolar um dia, né? Gosto de narradores múltiplos, isso não iria me incomodar. Mas talvez o português de Portugal sim rs.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri. Vou bem, e você? O livro é muito bom, embora a escrita de Português de Portugal seja um empecilho para alguns leitores. Beijo!

      Excluir
  9. Oi, Fabiano! Não sei se existe a versão e-book, eu o li em livro físico mesmo. O livro é muito bom. Que bom que minhas indicações lhe agradem, fico feliz em saber. Abraço e Boa semana para você.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luciano!

    Olha, me identifico muito com Gabriel quanto às redes sociais...rsrsrs...eu deletei todas. A sua resenha está completíssima. Gostei da ideia do livro, parece muito interessante e por ser uma leitura rápida, dá para encaixar entre leituras mais longas. Acho legal livros menores.

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália! Se puder leia-o, certamente você irá gostar da obra. Abraço!

      Excluir
  11. Acho que a parte de ser narrada por pessoas intercaladas não me seria um problema, mas eu tenho agonia com Português de Portugal, por precisar de um dicionário para entender algumas expressões do país... rs
    Apesar dos pesares, que bom que te foi uma leitura boa e rápida.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! É sim o Português de Portugal pode atrapalhar um pouco a leitura, mas a leitura vale a pena. Beijo!

      Excluir
  12. Oi, Luciano!
    Acho que para me desligar do mundo eu iria para San Blas, eu conjunto de ilhas do Panamá. Paradisíaco e quase sem estrutura.
    Gostei da premissa do livro e achei bem diferente e, pelo que você falou, bem real.
    Fiquei curiosa pelas personagens femininas.
    Realmente não conhecia a história.
    E português de Portugal incomoda um pouco, né? Mas acho que com o passar do livro a gente vai acostumando.


    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! A premissa do livro é diferente, e a história é bem verossímil. Se puder não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir
  13. Ei, Luciano, tudo jóia? Eu ainda não conhecia esse livro, mas ele parece bastante cativante, apesar de não fazer muito o meu tipo de leitura, mas é válido dar uma oportunidade e que bom que a leitura lhe agradou apesar das ressalvas. E pontos de vistas intercalados fazem maravilhas com uma história!

    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! A leitura é válida sim, se puder leia-o. Abraço!

      Excluir
  14. Parece interessante. Boa resenha!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! O livro é muito bom. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  15. Olá, Diane! Que bom que gostou da resenha. O livro é muito bom. Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Luciano, tudo bem?
    Apesar do personagem principal não ter te agradado muito amei saber que gostou das personagens femininas, gostei da premissa do livro e acho que é uma história com muito mistérios e cheio de coisa boa.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Vou bem, e você? O livro é muito bom, se puder não deixe de o ler. Abraço!

      Excluir
  17. Oi, Luciano!
    Quando li o título e vi a capa, imaginei uma história mais puxada pro romance e poesia acredita? haha. Fiquei muito surpresa com a premissa da trama, e até curiosa também! Acho uma leitura válida, mas com certeza o português de Portugal iria me incomodar um pouquinho haha.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! O livro vale a pena a leitura, embora o Português de Portugal seja empecilho para alguns leitores. Abraço!

      Excluir
  18. O livro traz uma temática reflexiva bem atual. Achei muito interessante a indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Sim, se puder leia-o, certamente você gostará da obra. Abraço!

      Excluir
  19. Boa tarde Luciano. Obrigado pela dica literária. Assim que for possível vou adquirir. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Oi Luciano, tudo bem?

    Gostei da premissa do livro. A temática abordada é bem atual e acredito que durante a leitura somos levados a refletir sobre a nossa própria vida. Sou fã de livros em que o autor intercala a narrativa, acho que isso dá a história uma visão mais ampla.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane. Vou bem, e você? Se puder leia-o, certamente você irá gostar da leitura. Beijo!

      Excluir
  21. Que bom que a leitura lhe agradou, apesar de ter aspectos que não. Eu também gosto se leituras rápidas, pois são mais fáceis de se apegar.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Leituras rápidas são fáceis de se apegar realmente. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog