Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Recursão

LIVRO: Recursão

ANO DE LANÇAMENTO: 2020

AUTOR: Blake Crouch

EDITORA: Intrínseca

NÚMERO DE PÁGINAS: 320

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★♦




Sinopse:

E se um dia memórias vívidas se infiltrassem em sua mente, pintando em tons de cinza todas as suas certezas? As pessoas que você ama não fazem mais parte da sua vida, agora você tem outro cônjuge, outros filhos, ou está sozinho. Tudo mudou. E o que você tinha de mais importante foi arrancado da sua existência, levando junto sua sanidade.

É dessa premissa que Blake Crouch parte para contar a história de Barry Sutton e Helena Smith. Quando nada é mais importante que a memória, perdê-la significa perder a si mesmo.

Barry é um policial em Nova York que convive com a tristeza e a ausência da filha, morta em um atropelamento. As lembranças de uma vida feliz o assombram por anos. Sem alternativas diante da dor, seu casamento chega ao fim. Mas se Meghan não tivesse morrido, sua vida seria diferente? Ao ser acionado para intervir em uma tentativa de suicídio, ele se depara com uma mulher que sofre da Síndrome da Falsa Memória, uma doença misteriosa que planta na cabeça de suas vítimas lembranças de vidas que elas nunca tiveram. Barry entende, então, que se lembrar de algo que não viveu pode ser ainda pior. 

A neurocientista Helena Smith está desenvolvendo uma tecnologia para a cura do Alzheimer. A cada semana, mais lembranças se apagam da mente de sua mãe e, aos poucos, é como se Helena a perdesse para sempre. Inesperadamente, ela é abordada por um dos homens mais ricos do mundo, que se oferece para financiar sua pesquisa de retenção de memórias. Helena vê surgir a chance de proporcionar um grande bem para a humanidade: a cura do Alzheimer e, quem sabe, da síndrome que assola o mundo. No entanto, não poderia estar mais enganada...

A tecnologia que deveria salvar vidas acelera a marcha galopante do caos, gerando uma guerra pelo poder e criando recursos que começam a esfacelar a realidade. O tempo não é mais como o conhecemos, e Barry e Helena terão de se unir se quiserem sobreviver - e salvar a todos nós. 

Em Recursão, Blake Crouch constrói uma jornada desnorteante, com personagens complexos, que nos fazem refletir sobre nossa existência e nossa identidade. Uma trama intrincada, ágil, e sem dúvidas emocionante, que mostra o poder que cerca a tecnologia ao manipular algo tão definidor como a memória e as consequências de um progresso a qualquer custo para os indivíduos e a sociedade.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos Conhecer!




A história mostra um fato incontestável: As memórias constroem nossa realidade. O investigador Barry Sutton descobre esse fato ao investigar um fenômeno chamado de Síndrome da Falsa Memória, uma doença misteriosa que enlouquece a mente humana ao plantar memórias de vidas que as vítimas nunca viveram. Na busca pela verdade, o investigador se depara com um oponente mais assustador que a própria doença, uma força tão poderosa que pode mudar a própria realidade do todo. Sua única chance de impedir o caos que se forma está nas mãos da neurocientista Helena Smith, uma mulher assolada pela maldição de sua invenção, a criadora de uma tecnologia que deveria salvar vidas, mas que acabou esfacelando a realidade. Barry e Helena terão de trabalhar juntos se quiserem sobreviver e salvar a todos da ruína.

Recursão é uma ficção científica excepcional, com mistérios e um suspense bem empregado, misturada com ação pontual e reviravoltas que marcam as páginas de forma gradual até um desfecho fenomenal. A escrita é bem dinâmica e as páginas passam rápido, deixando a história imersiva e marcante, equilibrando bem os detalhes, pensamentos, teorias e a ação que os personagens empregam no ambiente e às vezes em suas próprias mentes.

Os personagens são bastante bem feitos de forma a torná-los realmente humanos, com traumas e histórias próprias que os aproximam bastante do leitor, fazendo-o se interessar muito mais com a história e se importar cada vez mais com o destino dos personagens. Destino esse que vai se mostrando a cada ação e a cada pensamento dos personagens, sejam eles principais ou secundários nesta trama arrebatadora.

Falando em história, ela é uma junção de investigação com ficção cientifica, girando em torno da psique humana e em como enxergamos nossa própria realidade. Criando uma teoria de que só percebemos o tempo por que temos memórias do que vivemos, vendo ele passar linearmente, como uma reta, a obra nos faz indagar se o tempo não é uma ilusão imposta por nossa mente como uma falha evolutiva para nos privar de ver os fios que tecem a realidade verdadeira. Pois, se nossas memórias regem o que é tempo, então o presente não existe, por que só conseguimos registrar o que vemos e sentimos segundos depois do que aconteceu, de forma que o agora não é de fato o agora, e vivemos em um eterno passado, imaginando o futuro das coisas.

Pensando nessa teoria, o livro propõe que nossas memórias são um jeito de voltar no tempo, pois quando lembramos de algo, de fato estamos retornando ao passado, mas e se conseguíssemos burlar essa limitação do cérebro que nos faz apenas lembrar artificialmente de algo e conseguíssemos fazê-lo nos transportar realmente para a memória que queremos? Bom, é justamente isso que a história se propõe a contar, a quebra da limitação, uma viagem no tempo pelas memórias e uma evolução imensa em como vemos a realidade e em como nossa pisque entende as coisas.

Com a caminhada dos personagens, sentimos que nós também caminhamos rumo a um entendimento melhor do tempo e de nós mesmos, fazendo-nos criar memórias junto com eles, e nos transportando a nossas próprias memórias criadas. À cada página uma crítica de como vemos o mundo e o quanto podemos evoluir ainda. O tempo é um círculo e este livro é um ponto no círculo, existindo no passado e no futuro da nossa realidade, basta apenas lembrar.

Em resumo, Recursão é um livro obrigatório de ficção cientifica  para quem, assim como eu é apaixonado pelo gênero. Se recomendo o livro? Claro que sim, inclusive para os leitores que não costumam ler este gênero literário. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!



Comentários

  1. O livro parece ser muito bom! Faz muito o meu género de leitura! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta! O livro é sensacional. Se você gosta de ficção cientifíca, então a obra lhe agradará completamente. Abraço!

      Excluir
  2. Oi Luciano,
    Eu não sou lá muito fã de ficção científica, mas esse livro chama MUITO minha atenção!
    Além da edição ser muito bonita, eu só vejo elogios a obra, está minha minha lista de desejados!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Como você sabe eu sou apaixonado por ficção científica, este livro aqui está entre os melhores que eu já tive o prazer de ler. A obra merece todos os elogios, é um livro sensacional. Abraço!

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem?
    Nossa, adorei a premissa. Me lembrou um pouco de O Doador de Memórias e também de um episódio da primeira temporada de Black Mirror, na qual um dispositivo permite ficar revendo memórias. Adorei a dica, se tiver a oportunidade certamente vou conferir!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Que bom que gostou da dica. Quando puder leia-o, certamente você gostará da leitura, pois é um livro sensacional. Beijo!

      Excluir
  4. Oii, como vai?

    Nossa, tem bastante tempo que não leio um livro desse estilo. A minha curiosidade com relação a esse é bem grande, principalmente porque eu vi muitos comentários bem positivos sobre e também vi muita gente dizendo que não entendeu kkkkk

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Larissa! Vou bem, e você? O livro é sensacional. Quando puder leia-o, certamente você irá gostar. Abraço!

      Excluir
  5. Oi Luciano.
    Confesso que já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha aguçado a minha curiosidade. Depois de ler a sua resenha fiquei muito curiosa sobre a obra. Adorei!
    Acho muito interessante todas essas questões que o livro coloca à volta a memória.
    Abraço
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! Que bom que a resenha tenha aguçado sua curiosidade em ler o livro. Espero que você o leia, pois é uma obra sensacional. Abraço!

      Excluir
  6. Olá, Luciano.
    Eu não sou fã do gênero, mas vi tantas resenhas positivas e muita gente colocando ele como o melhor do ano que comprei ele no Clube Intrínsecos. Assim que der vou ler ele e espero gostar hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Leia sim, certamente você gostará da obra. Abraço!

      Excluir
  7. Oi, Luciano

    Eu não sou muito de ler ficção científica. Aliás, estou lendo uma no momento chamada "É assim que se perde a guerra do tempo" e nem sei o que estou fazendo da minha vida. Hahahaha ela também aborda essa questão do tempo e do espaço, mas de uma maneira mais poética e alucinógena até, tem física quântica no meio, ou seja, não estou entendendo nada! Hahahah Recursão me parece menos complicado e esse fenômeno da Falsa Memória me deixou curiosa!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Quando puder leia-o, pois é um livro sensacional, e não é complicado de entender, aliás você entenderá as questões abordadas no livro de forma clara e coerente. Beijo!

      Excluir
  8. Oi, Fabiano! O livro é sim interessantíssimo. Se puder leia-o, certamente você irá gostar da obra. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Sempre tive interesse pelo tema abordado e achei muito boa sua resenha, achei que esse livro faz nos tirar da nossa zona de conforto mexendo com nosso sentimentos mais profundos.
    Abraços.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Se puder não deixe de o ler, pois é um livro sensacional. Abraço!

      Excluir
  10. Uau, que reviravolta que a história parece ter. Fiquei curiosa pela narrativa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro a forma como o autor mescla temas mais humanos com ficção científica. Esse livro me deixou bem presa e também adorei!

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Difícil não gostar da leitura deste livro não é, pois é um livro grandioso. Que bom que você curtiu a leitura da obra. Abraço!

      Excluir
  12. Oi Luciano, tudo bem?

    Confesso que ficção científica funciona melhor comigo em filmes do que livros, mas já li tantas resenhas positivas desse de Recursão que estou bem tentada em dar uma chance.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane. Vou bem, e você? Dê uma chance sim, certamente você gostará da obra. Beijo!

      Excluir
  13. São Sebastião, livrai_me desta peste que se abateu sobre a humanidade. Livrai_me e livrai minha filha, minha família e toda a terra. Amém!

    ResponderExcluir
  14. Oi Luciano,
    Estou muito ansiosa para ler esse livro! Comprei de aniversário para a Belli aqui do blog e ainda preciso do meu haha fico feliz em ver que você faz parte do time das pessoas que se apaixonaram pela história.
    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! O livro é sensacional, certamente você gostará da leitura. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog