Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: A Ilha do Guardião da Tempestade

LIVRO: A Ilha Do Guardião Da Tempestade

ANO DE LANÇAMENTO: 2020

AUTORA:  Catherine Doyle

EDITORA: Rocco

NÚMERO DE PÁGINAS: 320

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★




Sinopse:

A ilha inspirou profundamente.

O céu silenciou-se. A chuva diminuiu até tornar-se um chuvisco e os trovões se dissiparam enquanto Fionn afundava a uma camada diferente de Arranmore. A água foi arrastada para longe da encosta, e as ondas recuaram para dentro do mar até que a praia emergiu embaixo dele.

Fionn se agachou para começar a descer a escadaria em ruínas. Manteve os olhos fixados em seus pés. O garoto foi descendo, descendo, descendo, seguindo a maré em refluxo, enquanto corvos surgiam do céu para incentivá-lo a seguir adiante.

A ilha foi tomada por um silêncio sinistro e o observou ir.

Uma vez a cada geração, a Ilha de Arranmore escolhe um novo Guardião da Tempestade para exercer seu poder e manter sua magia a salvo dos inimigos. Chegou a hora do avô de Fionn Boyle, um senhor excêntrico e misterioso, renunciar e logo um novo Guardião irá surgir. Ao mesmo tempo, uma magia sinistra está despertando, com a intenção de reacender uma guerra e mudar a vida de Fionn e o futuro da ilha para sempre.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras finalmente o tenebroso ano de 2020 chegou ao fim. Que 2021 seja o recomeço de nossas esperanças e que a humanidade possa se alegrar novamente não é mesmo! Desejo um ano maravilhoso para todos os frequentadores do blog. Para começar bem este ano, eu trago a primeira resenha literária de 2021 de uma obra de fantasia para vocês. Vamos conhecer!






O livro conta a história de Fionn, um menino muito medroso que vai visitar seu avô pela primeira vez na companhia de sua irmã mais velha, Tara. Só o fato de pegarem a balsa de Dublin para Arranmore já é motivo para que o garoto sinta-se desencorajado.

Ao chegar na ilha, não demora muito para que Fionn descubra a importância local de seu avô, até então omitida por Tara e sua mãe. O velhinho nada mais é que o grande Guardião da Tempestade, responsável por guardar as memórias da ilha, além de mantê-la segura da feiticeira Morrigan, que trouxe muita dor e escuridão no passado. Toda a magia de Arranmore é secreta, só residentes podem saber de sua existência.

A aventura começa quando o jovem neto de Malachy descobre que consegue manusear a magia de forma que nem o próprio avô, guardião, consegue. O futuro da ilha depende do inesperado dom curioso de Fionn. Partindo dessa premissa Catherine cria uma obra envolvente, tocante e muito bem desenvolvida, além é claro bastante descritiva. Os cenários são perfeitamente reproduzidos na mente do leitor dada à perfeição da narrativa. As personagens são bem trabalhadas, embora nosso protagonista seja o destaque.

Esse é o primeiro livro de uma série que deixa um gancho para fãs apreensivos. Toda narrativa é feita de forma a provocar o leitor de construir o grande final mentalmente e ficar aguardando por ele, mas isso não acontece. Tomado pela ansiedade, é difícil não implorar pelo segundo volume.

A autora representa a magia através de velas confeccionadas pelo guardião da magia. Elas permitem que ele guarde histórias e as visite ao queimá-las. Cada viagem no tempo é uma surpresa diferente, uma nova peça para o quebra-cabeça gigante que é a ilha.

Nem só de surpresas e segredos vivem os personagens dessa história, que só está começando. O maior sonho de Fionn é encontrar seu pai, mesmo que isso seja impossível pois, quando sequer havia nascido, Cormac morreu em um acidente inexplicável durante uma tempestade. Sua mãe não fala sobre e, desde então, nunca mais pisou na ilha também.

Além de perdas, a obra trata também de assuntos como amizade, medo, amor de família, auto-conhecimento, confiança e muito mais!

O livro transmite, de maneira clara, toda emoção que Catherine quis passar. O modo como Fionn se aproxima do avô e o laço que ambos criam, não é de todo mera ficção. Essa história é especial por ser uma homenagem ao avô da autora, que realmente mora Arranmore e sofre de Alzheimer. A moça juntou todo seu amor por lendas locais mais as memórias de seus entes queridos e transformou em um livro encantador, emocionante e interessante da primeira à ultima página. A escrita de Catherine é bastante detalhada, mas mesmo tendo esta característica a leitura não é arrastada. Em resumo, A Ilha do Guardião da Tempestade é um livro instigante, ótimo para presentear quem está no início da jornada literária, mas não se anula à quem já tem o hábito de leitura. Catherine traz sentimento à obra, o que agrega ainda mais valor. Recomendo! Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!




Comentários

  1. Não conhecia este livro! Obtigada pela partilha! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta! Se puder ler o livro você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  2. Oi Luciano! Que interessante esse livro com o protagonista medroso. Gosto muito de histórias fantásticas assim, principalmente quando o protagonista tem alguma característica que torna toda a aventura mais difícil (e mais interessante pra gente hahah). Excelente resenha! E feliz 2021!!

    Beijos!
    Serenar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina! É bom vê-la comentando aqui no blog. Sim o protagonista é medroso, contudo ele é muito cativante. Se puder leia o livro, certeza de que você gostará da leitura. Que bom que gostou da resenha. Feliz 2021 para você e sua família. Beijo!

      Excluir
  3. Acho que o sentimento que o livro te trouxe super valeu a leitura, né, Luciano?
    Sabe o que achei interessante? Sobre as lendas, e como ela conseguiu construir uma história interessante e trata de temas importantes!
    Adorei!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! A leitura deste livro vale muito a pena, e as lendas colaboram bastante para tornar uma leitura interessante e agradável ao leitor. Quando puder leia-o, certamente você gostará do livro. Beijo!

      Excluir
  4. Olá, Luciano.
    Eu já tinha me interessado só pelo enredo. Mas quando você citou ali no final sobre a homenagem da autora me ganhou de vez porque perdi meu pai para o Alzheimer e sei o quanto essa doença é triste. Vou anotar aqui para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! O livro é excelente. A homenagem da autora para o seu avô é muito bonita, certamente você gostará do livro. Quando puder não deixe de o ler. Abraço!

      Excluir
  5. Eu adorei ler essa fantasia jovem. Ela é envolvente e é claro que deixou aquele gostinho de quero mais para o próximo livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! O livro é muito bom, sim estou ansioso para ler os próximos volumes. Abraço!

      Excluir
  6. Oi Luciano, tudo bem?
    Amei encontrar essa resenha aqui. Ganhei esse livro da editora mas nunca li, porque sempre colocava outros na frente e não via muitos comentários a respeito deste. Adorei saber mais e já fiquei curiosa. Também achei tocante que o livro seja uma homenagem ao avô da autora.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Quando puder leia-o, certamente você se agradará da obra. A homenagem da autora para o avô é muito bonita. Beijo!

      Excluir
  7. Oi Luciano, tudo bem?

    Não conhecia o livro e confesso que não costumo ler muito infantojuvenis, mas a sua resenha foi tão cativante e saber que essa foi a forma da autora homenagear seu avô, me deixou com muita vontade de ler o livro.

    Parece ser uma história singela e cheia de aventuras.

    Beijos;*
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane. Vou bem, e você? A obra cativa facilmente o leitor, se tiver oportunidade náo deixe de o ler. Beijo!

      Excluir
  8. Olá...
    Parece ser uma leitura bem interessante. Eu conheço algumas pessoas que tem Alzheimer, inclusive algumas até já se foram... Acho que pode ser uma leitura que emocione.

    Eu voltei pro blog, depois dá uma passadinha lá
    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane! O livro é sim de emocionar quem o lê. Que bom que voltou com o blog, fico feliz em vê-la na ativa novamente. Que 2021 seja repleto de boas leituras para você. Abraço!

      Excluir
  9. Oi, Luciano

    Acho que já mencionei aqui algumas vezes que fantasia não é o meu forte, né? Eu não leria pela pegada mais juvenil, mas achei mesmo uma ótima pedida para leitores que estão no início da vida literária. Achei super bonito a história ser uma homenagem para o avô dela! Essa doença é muito triste, não consigo nem imaginar a dor que a pessoa deve sentir ao ver um ente querido passar por isso. Achei a capa muito bonita, combina com a aventura!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Sim, você já mencionou que fantasia não lhe agrada. A obra é maravilhosa, é uma pena você não curtir fantasia, pois existem muitos livros de excelência neste gênero, este é um deles inclusive. A capa é bonita mesmo. Beijo!

      Excluir
  10. Oi, Luciano!
    Acho que é importante livros que abordem a questão do medo.
    Acho bonito também quando tem essa questão da conexão com a natureza (mesmo que pelo viés da fantasia). Acho que é importante, porque leva os leitores a pensar em como lida com essas questões.

    Um beijo e feliz 2021,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Sim, a questão do medo é importante ser mostrada nos livros. Beijo!

      Excluir
  11. Olá! O livro parece focar e trazer muito sentimento, um vínculo de amizade e respeito além de muitas descobertas e superação do menino.
    Gostei da indicação de leitura.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Que bom que a indicação tenha lhe agradado. Se tiver a oportunidade não deixe de conferir. Abraço!

      Excluir
  12. Olá Luciano, acabei de conhecer seu blog, e é ótimo conhecer um cantinho literário assim. Eu ainda não conhecia esse livro, mas parece ser super legal, fiquei interessada e com certeza irei ler.

    𝐈𝐌𝐀|♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kamila! Que bom que gostou do meu blog. Seja bem-vinda e se puder leia o livro, certamente você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  13. Que capa fofa. Gostei da sensibilidade que o autor parece transmitir na leitura.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Se puder leia-o, certamente você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  14. Ei Luciano, tudo jóia? Eu achei a história muito interessante e o universo literário parece ser muito único e diferente, vou deixar a dica anotada, pois me interessou bastante! Eu não sou fã de muitas descrições, eu acabo me perdendo na leitura com o excesso delas, mas pelo menos é uma leitura fluida. Feliz 2021, e que seja ano seja melhor que o anterior!



    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Quando puder não deixe de ler o livro, pois a obra é muito boa. Certamente você gostará da leitura. Feliz 2021 para você também. Abraço!

      Excluir
  15. Oi Luciano, tudo bem?
    Passando aqui novamente pra agradecer sua visita e desejar um bom restinho de semana. \o/
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Bom fim de semana para você também. Beijo!

      Excluir
  16. Oi, Fabiano! Sim é uma obra infanto-juvenil. Tem pequenas ilustrações em preto e branco no início de capítulo. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog