Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Dias Melhores Virão

LIVRO: Dias Melhores Virão

ANO DE LANÇAMENTO: 2014

AUTORA: Jennifer Weiner

EDITORA: Novo Conceito

NÚMERO DE PÁGINAS: 400

CLASSIFICAÇÃO: ★★★





Sinopse:

Quando Ruth Saunders recebeu o telefonema de uma rede de televisão dizendo que sua série original seria levada ao ar, ela quase não acreditou.

Embora tivesse passado a vida escrevendo, não pensava seriamente que seu roteiro (autobiográfico!) sobre uma mulher jovem, com excesso de peso, que vivia com a avó, e que decidira se mudar para Miami para fazer fortuna, pudesse ser realmente interessante para alguém.

Tudo o que ela queria era ver sua série entre os comentários do público e das revistas especializadas, mas Ruth foi acordada bem depressa de seu sonho...

Atores de cabeça vazia e ego inflado, e burocratas da emissora transformaram seu roteiro para atender a múltiplos interesses...

Todo o esquema criado para se colocar uma série no ar é, ironicamente, narrado por Jennifer Weiner, ela mesma uma veterana da TV. As esperanças de Ruth são sistematicamente frustradas: os acionistas da rede insistem em uma revisão sem sentido, sua personagem principal, uma mulher cheia de curvas, passa a ser quase anoréxica, e a avó, Nana, de mulher madura e sofisticada passa a uma ninfomaníaca da terceira idade.

Divirta-se com a escrita espirituosa e cativante de Jennifer Weiner e sua deliciosa capacidade de fazer valer, em cada um de seus livros, os sentimentos de todas as mulheres.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Vamos conhecer!




Tive várias leituras produtivas no ano passado e algumas fogem completamente do estilo ao qual estou habituado. Antes de desanimar, encaro como um desafio ler algo que não tenho hábito, ou que possua uma temática tão diferente dos gêneros que gosto. Dias melhores virão, da autora Jennifer Weiner, publicado pela Editora Novo Conceito, certamente foi uma delas. Antes de mais nada, devo adiantar: não é um livro ruim. A leitura segue um pouco parada no começo, mas em certa parte ele engrena e você consegue terminar torcendo pelo desfecho da nossa protagonista.

Ela se chama Ruth, e quando pequena, sofreu um grave acidente de carro, tendo perdido seus pais e sofrido sérios machucados que desfiguraram seu corpo e rosto. Após uma série de cirurgias e sendo cuidada pela mãe de sua mãe, Ruth cresce sem maiores problemas do que os que já tem. Sua avó cuidou dela com muito carinho, e hoje tem uma neta que escreve roteiros para televisão. A história do livro gira em torno de uma contratação para filmar um piloto para TV, em que Ruth conta a história de uma mulher comum, que foi criada pela avó, numa espécie de comédia, que serviria para levar ao público sua própria história e que ajudasse as pessoas que se sentem incapazes de que elas podem subir na vida, se identificando com sua protagonista. Quando recebe a ligação para filmar o episódio, Ruth fica muito feliz. Mas passados alguns momentos, ela começa a perceber que aquele projeto não será em nada parecido ao que ela esperava realizar.

Paralelamente com as desventuras de Ruth no meio profissional, ela conta sobre seus "poucos" casos amorosos que não deram certo e ela acredita que tudo se deve a sua aparência "monstruosa". Sua avó arruma um namorado, e planejam um casamento. Ruth se sente abandonada, pois terá que viver sozinha quando sua avó se mudar para casa do futuro marido. Seu namorado acaba o namoro com ela. Ela havia tido uma paixonite no meio do trabalho e traumatizada, teme estar se apaixonando por mais um colega de profissão, um produtor boa-pinta que vive numa cadeira de rodas.

Quando o elenco é escalado para gravar o piloto, as escolhas de Ruth sofrem "modificações". A história terá que ser reescrita e adaptada em alguns trechos, e o que acontece é que o roteiro inicial é praticamente anulado, substituído por outro que foge em muito na proposta dada por Ruth. E isso a decepciona. A imagem da avó fica caricaturada demais, e ela teme que ela se magoe em ver-se tão vulgarmente retratada. Os atores que ela queria que atuassem foram dispensados, pois não tem uma imagem "muito conhecida". Os que foram escolhidos, atores de renome em Hollywood, vão mostrando as facetas artificiais e arrogantes que Hollywood tenta esconder. Pessoas vazias, sem conteúdo. Apenas a imagem que a mídia cria sobre eles é o importante. Ruth, que desejava emplacar um programa sobre o cotidiano de pessoas comuns que vencem na vida, tem que se contentar com o falso glamour de "estrelas vendidas". A premissa é boa e instigante, pois Jennifer cria uma obra bastante atraente para o seu  público alvo. E o livro tem uma narrativa até competente sobre a temática. A escrita de Weiner é cativante, embora cadenciado. Achei a experiência válida, mas acredito que o livro seja para um público que goste desse tipo de história, caso contrário poderá achar um livro ruim. Outro fator que achei interessante no livro é que a autora entremeia o lado profissional de Ruth com suas neuras e confusões de uma mulher "defeituosa" caminhando para os 30 anos, e tentando se estabilizar. Funciona também como uma crítica a mídia televisiva, que trata seus "funcionários" de forma descartável. Para alcançar o status que o público quer ver na tela, o ator precisa às vezes ser apenas uma marionete bajuladora, ou seguir os padrões impostos pela TV. Nada é o que parece, e isso se reflete principalmente na parte burocrática, nos bastidores da situação, em que empresários e produtores se engalfinham a fim de vender seu produto de maneira unicamente profissional, mesmo que para isso, a qualidade do roteiro seja péssima. A beleza é o ponto chave, se você fugir do padrão hollywoodiano, você não vai muito longe. Imaginem a situação de Ruth, sendo tratada como um "monstro" por causa das cicatrizes enormes que estampam um dos lados de seu rosto. Dá para sentir que Ruth passa por maus bocados até seus dias melhorarem. O final do livro é o ápice da obra, pois deixa o leitor satisfeito, embora seja um tanto diferente. 

Em resumo, Dias Melhores Virão é uma leitura válida, caso você não espere algo mirabolante ou extraordinário. É possível retirar alguma lição da história, leia de forma despretensiosa para não se frustrar com o livro. Quem sabe você consiga até se identificar  com a própria Ruth Saunders. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!




Comentários

  1. Os começos um pouco parados me desanimam um pouco, mas que bom saber que a leitura não é ruim :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! O começo do livro é parado, no entanto, depois a leitura engrena. O livro não é ruim, embora pudesse ter sido melhor. Abraço!

      Excluir
  2. Eu gostei da premissa do livro, mas creio eu que a capa não tem muito a ver com a história, né?

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! A premissa é boa sim. Sobre a capa do livro, ela combina com a história, embora pudesse perfeitamente ter sido outra. Geralmente editoras grandes fazem isto, colocam uma capa atraente para vender mais exemplares. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  3. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro, os fatores que compõe o enredo parece tornar a leitura bem legal... Gostei bastante de seus comentários!
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane! Quando puder leia-o, certamente você se agradará da leitura. Que bom que a resenha tenha lhe agradado. Beijo!

      Excluir
  4. Oi Luciano,
    Eu gosto de histórias mais dramáticas, focadas na vida e suas reviravoltas. Super leria a obra!
    Na verdade, eu gosto bastante dos romances que a Novo Conceito publicava antigamente, tem vários sendo relançados agora por grandes editoras.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Sim é verdade a editora Novo Conceito possui muitos romances dramáticos de excelência. Se você curte romance dramático, então, certeza de que a obra lhe agradará completamente. Abraço!

      Excluir
  5. Olá, Luciano.
    Eu fui fã de carteirinha desses romances que a editora publicava. Lia todos que podia hehe. Mas hoje em dia meu gosto literário mudou e se lesse com certeza não ia gostar. Por isso vou deixar passar a dica de hoje.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia mas fiquei muito curiosa! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro também é de um gênero da qual não estou habituada e acho que iria estranhar um pouco considerado que pode ser um pouco lento. Acredito que também pode ser surpreendente.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Se você não está habituada, certamente iria estranhar um pouco, mas a obra não é ruim, e o final é diferente, e até pode surpreender o leitor. Abraço!

      Excluir
  8. Oie Luciano!

    Ai, eu gostei da premissa da história? ♥ ADOREI!
    Gostei do título do livro também, muito amorzinho!
    Não conhecia o livro, mas acho que ler sem grandes pretensões seria uma boa, apesar de eu achar que iria me identificar com a Ruth, como você falou heheh

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! Quando puder leia-o, você poderá gostar da leitura do livro, e se identificar com a protagonista. Beijo!

      Excluir
  9. Oi, Luciano!
    Tudo bem?
    Eu li esse livro muuuuito tempo atrás. Acho que na época que lançou.
    Confesso que nem lembrava muito bem do enredo e foi bom ler sua resenha.
    Mas o que eu recordo é que a sensação que tive foi a mesma que você: era ok. Uma leitura válida, apesar de não sensacional ou mirabolante.

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca! Sim é um livro bom, embora pudesse ter sido bem melhor. Beijo!

      Excluir
  10. Eu nunca tinha lido esse livro, mas achei interessante as críticas que ele faz no decorrer, embora não seja esse o objetivo inicial. Apesar de não ser um livro que eu leria nesse momento, é uma boa indicação. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! As críticas do livro em relação ao mundo de Hollywood são importantes. Beijo!

      Excluir
  11. Oi Luciano, tudo bem?

    Gosto de histórias em que os protagonistas precisam superar desafios e que o final nos reserva uma boa reviravolta. Começos lentos acho que desanimam qualquer leitor, mas com um pouco de persistência podemos acabar descobrindo uma narrativa cativante.

    Ótima resenha!

    Tenha uma ótima semana!
    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane. Vou bem, e você? O livro é bom, apesar de o começo ser lento. Quando puder leia-o. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  12. Oi
    eu lembro da capa desse livro, o enredo é interessante e parece ser uma história rápida de se ler e envolvente, que até mostra um pouco dos bastidores da tv.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! As críticas que a obra faz sobre o mundo hollywoodiano são importantes e necessárias. Quando puder leia-o, você irá gostar. Abraço!

      Excluir
  13. Primeira vez aqui no seu blog e, quer saber, esse titulo me chamou muito atenção, não sou fã de inícios parados, mas quero tentar sim.
    www.mulhernovaera.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Luciano, tudo bem?
    Gostei muito da resenha e da premissa. Deu pra sacar que não é um livro que vai mudar a vida do leitor, mas parece uma boa história. E achei diferente o fato de abordar esse "por trás das câmeras hollywoodiano", eu particularmente nunca li uma história que focasse nesse aspecto.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Se puder leia-o, você vai gostar. Que bom que gostou da resenha e da indicação do livro. Beijo!

      Excluir
  15. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Eu li esse livro há muito tempo atrás e achei maravilhoso rever aqui, fiquei com vontade de ler novamente para ver a leitura com outros olhos agora que estou um pouco mais velha. Me lembro de achar um pouco arrastada, amei ver por aqui.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Vou bem, e você? A leitura é meio parada no começo, mas depois engrena. Leia sim, e que bom que gostou de vê-lo aqui. Beijo!

      Excluir
  16. Oi!

    Fiquei interessada por esse livro, eu ainda não conhecia a obra. Entretanto, não gostei dessa capa. Acho que se visse esse livro numa livraria acabaria passando despercebido.

    Att,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andy! Leia sim, a obra é interessante, você vai gostar da leitura.

      Att.

      Excluir
  17. Pai venha colocar a sua PAZ no coração de todos os seus filhos pôr a extensão do mundo e nos livra de todos os males que esteja sobretodos os cantos do mundo obrigada senhor Jesus Cristo Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog