Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: O Perfume da Folha de Chá

LIVRO: O Perfume da Folha de Chá

ANO DE LANÇAMENTO: 2017

AUTORA:  Dinah Jefferies

EDITORA: Paralela

NÚMERO DE PÁGINAS: 432

CLASSIFICAÇÃO: ★★★





Sinopse

Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império.

Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos.

Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.





Apesar de romances de época não fazerem parte dos meus gêneros literários favoritos, esporadicamente arrisco-me na leitura destes livros tão queridos por grande parte dos leitores, especialmente por mulheres.

Com uma narrativa extensa, bem trabalhada e descritiva, Dinah Jefferies leva o leitor para conhecer o Ceilão e todos os segredos escondidos por trás de um casal aristocrático aparentemente perfeito.

Um homem atormentado por seu passado. Uma mulher diante da escolha mais terrível de sua vida.

Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império.

Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos.

Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.

Partindo dessa premissa Dinah cria uma obra bem construída, apesar de sua monotonia demasiada. A obra é uma história sobre segredos inimagináveis, culpas que transformam para sempre uma pessoa e uma relação, e o efeito destrutivo de anos de muito sentimento reprimido e de acontecimentos negligenciados. O livro se baseia principalmente nas relações pessoais dos personagens e nos dilemas enfrentados em uma época na qual a liberdade individual e a própria libertação da mulher ainda não são tão levados em conta, Gwen ainda vive às custas do marido como uma dona de casa e mãe de família. É um livro que levanta brevemente a questão do racismo e da submissão da mulher, mas não se aprofunda nessas questões, não é o propósito do livro.

Gwen, a protagonista, é bem trabalhada e seu desenvolvimento em meio aos segredos que é obrigada a esconder de todos é o foco da narrativa. Apesar de ser narrado em terceira pessoa, ela é a personagem principal de todas as cenas e os outros personagens são pouco trabalhados, o que interferiu na forma como a história ganha o leitor. Laurence, o marido de Gwen, por exemplo, só é um pouco mais explorado ao final da narrativa, nas últimas páginas, quando o enredo já está se encaminhando para o fim.

Gostei do fato de a história se passar no Ceilão, no atual Sri Lanka, é um cenário inusitado e que foge às localidades tradicionais escolhidas por autores de romances de época. Foi bom dar uma variada nesse sentido, penso que essa escolha acrescentou bastante ao conteúdo da história.

Outro ponto alto da obra é a escrita de Dinah Jefferies. A autora é muito boa em descrições, é possível imaginar perfeitamente a paisagem do Ceilão, a casa generosa de Gwen, o terreno que envolve a moradia, os sentidos dos personagens quando estão em contato com as folhas de chá e especiarias do Ceilão. É um ponto forte na escrita da autora, mas aliando isso ao ritmo lento da história, a leitura se torna um pouco densa e cansativa caso o leitor não tenha o hábito de ler romances de época ou de ler com frequência, certamente se desagradará com a leitura.

Um dos pontos fracos da história é o desenvolvimento da narrativa como um todo. O ritmo da história é bem lento, tanto o desenvolvimento dos personagens quanto o próprio desenrolar da narrativa parece que seguem um ritmo próprio de uma época em que pouca coisa acontecia ao mesmo tempo. É uma narrativa muitas vezes cansativa, me peguei pensando em outras coisas enquanto corria os olhos pelas páginas e nisso o livro peca bastante, ele não consegue prender a atenção de um leitor que não é tão fã de romances de época, por exemplo, não fosse minha força de vontade de continuar a leitura e me obrigar a focar nos detalhes da narrativa eu teria abandonado o livro.

Além disso, o livro é previsível em grande parte da narrativa, apenas alguns momentos rendem um arquear de sobrancelhas, não existem muitos momentos de surpresa ou imprevisibilidade. A forma como a protagonista lida com grande parte das situações também é criticável como personagem. Apesar de Gwen ter um pensamento um pouco a frente da maioria das mulheres da época, ainda é muito frígida, vulnerável, inocente e sem muita propriedade em relação aos seus sentimentos e opiniões, em vários momentos da narrativa me senti incomodado com suas escolhas e percepções. 

Acredito que o livro tinha muito potencial e acabou se perdendo em descrições excessivas e diálogos que não acrescentavam muito à narrativa. Talvez essas sejam características de um romance de época e, como não é meu gênero favorito, tenha ficado com uma impressão de calmaria mais forte nesse ponto. O ponto forte é o começo do livro e sua conclusão, a ponte entre esses momentos foi responsável por diminuir meu interesse por ser cansativa e entediante.

Entretanto, o final foi mais rápido e merece mérito por ter fugido de clichês, esperava que o final fosse perfeitinho e não foi o que aconteceu, ele fez jus à profundidade do dilema enfrentado por Gwen ao longo de toda a narrativa.

O livro ganha por não se limitar a uma narrativa água com açúcar, de uma protagonista completamente submissa ao homem ou um romance superficial. Existe profundidade na história e nos personagens, mesmo que eles muitas vezes tenham ficado em segundo plano, mas, em geral, o final do livro passa a impressão de que ele é melhor do que é de fato.

Em resumo, O Perfume da Folha de Chá é uma obra aconselhável especialmente para fãs de romance de época, os demais leitores poderão achar a narrativa cansativa e arrastada. Consequentemente dirão que a obra é ruim, o que não é o caso deste livro, embora tenha seus deslizes. Recomendo! Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!







Comentários

  1. Oi, Luciano!
    Também não costumo ler romances de época, em geral acho esse tipo de leitura chata e repetitiva :P
    Uma pena que a leitura é monótona, tinha achado a sinopse até interessante mas vou passar essa leitura. Gostei da resenha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Se você não costuma ler romance neste estilo certamente se desagradará da leitura. É um tipo de livro que agrada aos leitores específicos deste gênero. Abraço!

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Eu gostei bem mais do livro do que você. Amei tudo nele, desde a história, a ambientação, a escrita da autora. Como estou acostumada com livros de romance com essa narrativa mais lenta não me incomodei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Sil! Que bom que você curtiu o livro, pois para mim não funcionou, embora não seja uma obra ruim.É um livro que agrada quem curte o gênero. Abraço!

      Excluir
  3. Oi.
    Tenho um pouco de dificuldade em ler romance de época, leio mais devagar que o habitual mas, daria uma chance a este livro lendo algumas poucas páginas por dia. Acredito que o livro traga muitas lições e reflexões bacanas.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Talvez você goste, só saberá se o ler. Abraço!

      Excluir
  4. Oi
    ainda não li essa história mais quero, adoro um romance de época, esse parece ser um pouco diferente dos que estou acostumada a ler, pena que achou um desenvolvimento um pouco lento, isso acaba acontecendo em muitos livros do gênero.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Se você gosta deste tipo de leitura, poderá se agradar dela. Quando puder leia-o, e tire suas conclusões. Abraço!

      Excluir
  5. Ei, Luciano, tudo jóia? Eu curto romances de época, mas esse livro tem coisas que não me cativam, que parece ser dramático, e as descrições excessivas, eu acabo perdendo o foco da leitura diversas vezes. E apesar das ressalvas, a história parece ter sido aceitável!


    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura. O livro não é ruim, contudo por eu não ler frequentemente livros deste tipo, o achei bastante monótono. Abraço!

      Excluir
  6. Oi, Luciano

    Que pena as suas ressalvas. Esse é um dos meus livros favoritos da vida inteira. hahahah Ao contrário de você, não achei a narrativa monótona, e essa característica sensorial realmente é um ponto que se destaca. Eu literalmente sentia o gosto das coisas descritas, foi uma leitura incrível.
    Só a título de informação, ele na verdade é um romance histórico, não de época. :)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Que bom que você gostou da leitura ao ponto de favoritá-la, mas para mim realmente não funcionou. Eu quase sempre faço essa confusão de romance de época com romance histórico. Obrigado pela informação. Beijo!

      Excluir
  7. Apesar de gostar de romances de época, parece que acabaria achando esse monótono também. Uma pena que não gostou tanto da leitura!

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! O livro não é ruim, mas para mim não funcionou. Se você gosta deste tipo de livro, poderá gostar. Abraço!

      Excluir
  8. Como sempre uma resenha detalhada. Parabéns!

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! Obrigado pelo carinho. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  9. Minha amiga leu esse livro e ficou apaixonada por ele. Lembro que quando ele foi lançado eu cheguei a colocar na minha lista de desejados, mas acabei desistindo quando fiquei sabendo mais a fundo da trama. Eu amo romances de época, é o meu gênero favorito, mas esse tipo de trama em particular não faz meu estilo. Não sou muito chegada a dramas, então preferi deixar esse passar.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Se você não curte tanto drama, é melhor não lê-lo. Pois você certamente se desagradará da leitura. Abraço!

      Excluir
  10. Oi, Fabiano! Para quem gosta e está habituado com este tipo de livro, poderá gostar dele, pois o livro não é ruim. Entretanto para mim não funcionou muito bem. Você poderá gostar dele, se puder leia-o e tire suas conclusões. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi Luciano, tudo bem?

    Eu estou lendo uns clássicos, mas mesmo assim não sei se ia curtir essa história mais lenta. Admito que fiquei curiosa pelos segredos guardados, porém estou no momento que quero leituras agéis.

    Boa próximas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen. Vou bem, e você? Se você está em um momento de leituras agéis, é melhor não lê-lo. Você certamente irá se entediar com a leitura, embora a obra não seja ruim. Abraço!

      Excluir
  12. Eu tenho dificuldade para me apegar a certos temas que não leio com frequência. Imagino que esse poderia ser uma leitura mais difícil para mim. Gostei de saber suas considerações.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Eu também tenho dificuldade de me apegar com romances de um modo geral. Abraço!

      Excluir
  13. Eu não sou muito chegada a romances históricos, mas esse parece ser bem interessante mesmo. Fiquei bem curiosa com o segredo da família, que se estabeleceu tão, tão distante... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! O segredo é um dos pontos altos deste livro. Beijo!

      Excluir
  14. Oi Luciano,
    Li esse livro já faz alguns anos e concordo muito com o que você disse! Achei arrastado, mas fiquei impressionada com as descrições e o ambiente totalmente inusitado e fora da minha zona de conforto!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! Exato, minhas impressões sobre este livro foram exatamente como as que você teve. Embora seje um bom livro, pra mim a leitura fora arrastada, e o ambiente é totalmente inusitado, e as descrições são maravilhosas. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog