Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Apátrida

LIVRO: Apátrida

ANO DE LANÇAMENTO: 2010

AUTORA:  Ana Paula Bergamasco

EDITORA: Todas as Falas

NÚMERO DE PÁGINAS: 338

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★♦






Sinopse

Ganhador do Codex de Ouro 2011: Melhor drama. "Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.






Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.





Se precisasse definir Apátrida em uma palavra, sem dúvidas o classificaria como emocionante. Com destreza a autora nos apresenta a um contexto tocante, envolvendo-nos com a dor e o sofrimento daqueles que presenciaram a segunda guerra mundial. O fato é que, esse, por si só, já é um tema comovente, é difícil não se deixar emocionar com as perdas e o sofrimento que afligiram a humanidade nesse período, ainda mais quando paramos para refletir sobre os motivos que levaram a tantas mortes. Será que a ânsia pelo poder justifica a necessidade de subjugar os desejos de seu próximo? Até que ponto algumas nações estão dispostas a ir para alcançar seus objetivos? O fato é que na guerra, ou no dia a dia, nossa sociedade, infelizmente, não se preocupa com as consequências de suas ações, o importante é a realização própria, independente do que isso possa causar aos seus semelhantes.

Assim, logo no início da leitura fui enlaçado pelas palavras e sentimentos presentes em cada página da narrativa. Eu, que faço o tipo de leitor que se emociona facilmente com o que lê, derramei um bocadinho de lágrimas fácil ao compartilhar das experiências de Irena, que como uma bibliografia, nos conta os detalhes de sua vida, partilhando conosco todas as suas lembranças, desde as mais felizes, até as que mais dolorosas.

Nascida na Polônia, em uma família simples, Irena ao nos apresentar suas memórias conta sobre as boas lembranças de sua infância, as brincadeiras, as amizades, os fortes laços que mantinha com seus irmãos e pais. Fala-nos também, de seu primeiro amor, das descobertas e dificuldades que esse sentimento causou, e então, de como a guerra chegou para tirar dela, aos poucos, os feixes de luz e paz que existiam em sua vida.

Partindo dessa premissa Ana Paula cria uma obra para lá de tocante, envolvente e muito comovente. 

Como vocês já sabem a Polônia, por estar em meio à Alemanha e antiga União Soviética, foi considerada um ponto estratégico, de forma que por esse motivo, foi dominada pelas forças alemãs. Desta forma, subjugados à dominação das tropas de Hitler, os poloneses sofreram duramente com a guerra, sendo tratados como uma raça impura, muito inferior à raça ariana. Por isso, Irena e sua família presenciaram o que existe de pior na guerra, o medo, a dominação, as perdas, as mortes. Suas experiências são intensas, cada fato descrito por Irena nos assombra, a realidade, mesmo que indireta, de sua narrativa, é algo que nos envolve de uma forma inimaginável.

O ponto forte do livro é a forma com que Irena narra sua história de vida, ligando fatos do passado com seu presente, ou vice-versa. Isso permite que possamos compreender o quanto a personagem amadureceu e principalmente, o quanto a guerra deixou cicatrizes imensuráveis. Entretanto, de forma surpreendente, mesmo tendo passado por momentos muito difíceis, Irena ainda sorri para a vida, e de uma forma simples ensina-nos que, na guerra, não existe um lado vencedor, todos os envolvidos, independente de qual deles acredite ter saído vitorioso, sofre perdas. E que mesmo durante longos períodos de dor e sofrimento, sempre existe a esperança de que um dia, a tristeza cederá lugar para a felicidade.

A escrita de Bergamasco é bastante dinâmica, o que dá a narrativa a fluidez necessária durante toda a diegese.

Apátrida é o tipo de livro que marca o leitor, que nos faz refletir sobre o passado, o presente e o futuro da humanidade. Afinal, o preconceito idealizado pelos que se denominavam a raça pura, é tão diferente, do preconceito racial ou cultural que ronda nossa sociedade? Outro ponto de reflexão é que, ao imaginar quantas pessoas existem no mundo que compartilharam das mesmas experiências que Irena, o livro nos faz pensar se todas elas foram tão fortes como ela, que foi capaz de dar uma chance a si mesmo, deixando o passado para trás.

Além de uma ótima trama, o livro conta também com uma narrativa dinâmica, prendendo-nos aos detalhes da vida de Irena. Sendo assim, o livro me conquistou por completo. O trabalho que a autora teve de pesquisar nomes e fatos históricos referentes ao período narrado, tornou a obra ainda mais legítimo, misturando de uma forma quase imperceptível, ficção com realidade. Diante dos aspectos por mim mencionados, não posso deixar de indicar o livro. Posso afirmar que, 

sem dúvida, é um dos melhores livros nacionais que já li. Em resumo, Apátrida é uma obra que mexerá completamente com o emocional do leitor, portanto esteja preparado para derramamento de lágrimas. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima! 



Comentários

  1. Oi Luciano,
    Nacional e de chorar? É meu tipo de livro! Adoro um bom drama e sou super a favor de divulgar mais nossa literatura. Vou deixar a dica anotadinha aqui.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! É sim, este livro é um dos mais comoventes e tocantes que já li. Se você curte drama, este livro certamente lhe agradará completamente. Abraço!

      Excluir
  2. Ei, Luciano, tudo jóia? A sinopse me lembrou momentaneamente "A menina que roubava livros". Mas essa história é uma bibliografia e parece muito tocante mesmo. Mas eu tenho dificuldade em ler esses livros que se passam em períodos de guerra. A menina que roubava livros e o menino do pijama listrado estão parados na minha estante tem um bom tempo. Mas eu vou deixar a dica anotada e a resenha ficou muito boa!


    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura. Vou bem! Eu já li os livros que citou e gostei de ambos, então posso afirmar que embora O Menino de Pijama Listrado e A Menina Que Roubava Livros me emocionaram, este aqui me comoveu de uma forma mais intensa. Espero que leia-o, apesar da sua dificuldade com este tipo de obra. Que bom que a resenha lhe agradou. Abraço!

      Excluir
  3. Caramba, realmente é um livro bem forte esse. Eu curto essas histórias que se passam na II Guerra, são pesados, mas te fazem pensar mais sobre nossa sociedade como um todo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! A leitura é bastante comovente, uma obra maravilhosa! Se você curte o tema certamente se agradará do livro. Beijo!

      Excluir
  4. Oi Luciano.
    Parece ser um livro muito emocionante… Aliás qualquer obra que fale na guerra apresenta cenas que nos marcam e emocionam, pois este é um tema trágico e que muitas vezes preferimos ignorar. Vou anotar a sua recomendação.
    Adorei a resenha, parabéns!
    Beijo

    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sónia! O livro é muitíssimo emocionante. Não deixe de o ler. Que bom que gostou da resenha. Obrigado! Beijo!

      Excluir
  5. Olá, Luciano.
    Sou muito fã de livros que se passam na guerra. Mas no momento não estou querendo ler livros que me façam chorar, mas vou anotar a dica. Até já tinha visto essa capa por ai mas nem imaginava sobre o que era esse livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Eu já vi esse livro algumas vezes pela internet, mas ainda não tive oportunidade de ler. Gostei muito do tema e que seja um livro de arrancar lágrimas, o passado relacionado a guerra sendo uma cicatriz no presente da personagem realmente parece ser um livro maravilhoso.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Vou bem, e você? A obra é bastante comovente, se puder leia-o. Você gostará da leitura. Beijo!

      Excluir
  7. Oi Luciano, tudo bem?
    Excelente resenha! Os questionamentos sobre preconceitos raciais são muito válidos. A gente pode ser levado a acreditar de forma errônea que hoje as coisas são mais igualitárias, mas o movimento Black Lives Matter nos mostrou que não é bem assim. Se não ficarmos atentos, outro horror como a Segunda Guerra Mundial poderia facilmente acontecer de novo. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você?Que bom que a resenha lhe agradou. Uma nova Guerra Mundial seria definitivamente o fim da humanidade, ou maior parte dela. Beijo!

      Excluir
  8. Que bom que a leitura lhe agradou e despertou bastante emoções. Fico feliz quando me sinto assim em mim leituras. O livro não me chama tanta atenção por ser de um gênero que mantenho distância.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Amei o livro, parece que tira muitas lágrimas além de muitos aprendizados ao longo da leitura.
    Excelente resenha.
    Abraços.




    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! O livro é excelente, bastante comovente. Quando puder leia-o, você irá se emocionar para valer. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  10. Oi
    não conhecia essa história, parece ser uma boa história e nunca li nada que se passava na Polônia, que bom que a escrita é fluida e que te conquistou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! O livro é maravilhoso, você se emocionará se o ler. Abraço!

      Excluir
  11. Oi, Fabiano! O livro é sim sensacional, e comove o leitor com facilidade. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog