Pular para o conteúdo principal

Resenha: A Hora Do Lobisomem

LIVRO: A HORA DO LOBISOMEM ANO DE LANÇAMENTO: 2017 AUTOR: STEPHEN KING EDITORA: SUMA NÚMERO DE PÁGINAS: 115 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse: primeiro grito veio de um trabalhador da ferrovia isolado pela neve, enquanto as presas do monstro dilaceravam sua garganta. No mês seguinte, um grito de êxtase e agonia vem de uma mulher atacada no próprio quarto. Agora, a cada vez que a lua cheia brilha sobre a cidade de Tarker’s Mill, surgem novas cenas de terror inimaginável. Quem será o próximo? Quando a lua cresce no céu, um terror paralisante toma os moradores da cidade. Uivos quase humanos ecoam no vento. E por todo lado as pegadas de um monstro cuja fome nunca é saciada. Um clássico de Stephen King, com as ilustrações originais de Bernie Wrightson.  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhecer a obra! Um dos livros mais curtos e menos perturbadores do mestre do horror, A HORA DO LOBISOMEM pode ser lido de uma tacada só. A linguagem rá

Resenha: Vango

LIVRO: Vango - Entre o Céu e a Terra

ANO DE LANÇAMENTO: 2015

AUTOR:  Timothée de Fombelle

EDITORA: Melhoramentos

NÚMERO DE PÁGINAS: 360

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★♦





Sinopse:

Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra





Ao ler a imensa sinopse do Vango – Entre o Céu e a Terra, imaginei que fosse gostar da escrita de Timothée de Fombelle e o enredo criado por ele, visto que eu tenho uma grande afeição pela literatura francesa. Contudo, não imaginava que eu fosse me surpreender tanto. Vango, sem dúvidas, entrou na lista daquelas surpresas literárias que levaremos para sempre.

A minha grande descoberta em relação ao livro foi no sentido de seu gênero literário. Como ele foi catalogado como um infantojuvenil, não esperava uma obra tão profunda. Contudo, o que encontrei foi um enredo muito elaborado, com diversas referências históricas, algumas críticas político-sociais e personagens para lá de instigantes. Além disso, fica claro que o autor possui uma extensa bagagem tanto literária quanto de pesquisa, o que enriquece demais o livro.

Não obstante, a escrita do autor me desarmou completamente. Apesar de ser acessível e fluída, possui uma beleza própria, uma aura que só encontramos nas palavras de quem escreve com propriedade. Fombelle consegue embalar o leitor sem dificuldade, seja em suas descrições, nas aventuras ou nas muitas passagens repletas de suspense que tornam a obra muito mais interessante.

Aliás, Vango, o protagonista da obra, é um enigma encarnado. Sem passado, sem nacionalidade, sem uma língua natural – ao contrário, ele é poliglota –, toda sua existência está envolta em mistério. Mais enigmático ainda se torna quando determinados fatos começam a acontecer por sua volta e ele se vê imerso em uma situação quase tão inexplicável quanto si mesmo.

Além de Vango, ainda é possível encontrar uma gama de personagens incríveis e também misteriosos. Naquela categoria, destaco Hugo Eckner. Ele é um homem forte e de ideias perigosas para a sua época – ele é contra o regime nazista, por exemplo – que ganha a simpatia do leitor sem qualquer dificuldade. Dentre os que fazem do mistério a sua morada, destaco a Mademoiselle. Também sem passado, assim como Vango, ela é uma mulher definitivamente à frente do seu tempo. Além disso, é muito corajosa. Apesar de ser um livro juvenil, Vango é uma daquelas obras que indico para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos... Não importa a idade, o livro é fonte de divertimento, suspense e até conhecimento. Leitura mais do que indicada! Em resumo, Vango é uma obra que surpreende em todos os aspectos. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!



Comentários

  1. Oi Luciano,
    Não conhecia a obra, mas gosto dessa pegada infantojuvenil mais profunda. Dá para os jovens uma visão diferente, os fazem pensar.
    Amo essas dicas de livros para todos os públicos!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! O livro é maravilhoso. Quando puder não deixe de conferir, você irá gostar da leitura. Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Eu gosto muito do cinema francês e acho que nunca li nenhuma obra de ficção do país e amei que agora tenho uma indicação de história infantojuvenil com aquela pegada de herói. Dica super anotada, amei a resenha.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Vou bem, e você? Que bom que você gostou da dica e da resenha, espero que leia o livro, pois é uma obra maravilhosa. Beijo!

      Excluir
  3. Gostei do suspense. Parece ser uma ótima história, de divertimento para um final de semana :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie Luciano!
    A capa me lembra obra de Van Gogh, não me pergunta por quê KJKKKK
    Achei interessante que apesar de ser juvenil, tem personagens interessantes e prende o leitor! Fiquei curiosa pela escrita envolvente...
    Achei muito legal esse 'misterio' na origem do personagem e ele ser poliglota hahahah

    Bjs!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! A capa te lembra Van Gogh? Quando puder leia este livro, certamente você gostará da leitura. Beijo!

      Excluir
  5. Oi Luciano,

    Prazer conhecer seu blog e conhecer atráves da sua resenha esse livro. Acho que será uma futura leitura e também um possível presente para alguém.

    Gostei do jeito que você apresentou sua resenha.

    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen! Seja bem vinda ao blog. Espero que você possa ler o livro e presenteá-lo também. Que bom que a resenha tenha lhe agradado. Abraço!

      Excluir
  6. Oi
    nem conhecia, e pelo que falou nem parece tanto um livro Juvenil, mas gostei da premissa, e parece ser um primeiro bom contato com a escrita do autor.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Se puder não deixe de lê-lo. Você irá gostar da leitura. Abraço!

      Excluir
  7. Oi, Fabiano! Este livro superou minhas expectativas tranquilamente. Se puder não deixe de lê-lo. Eu não li livros de Patrícia Highsmith. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciano, tudo bem?
    Nunca li nada da literatura francesa, mas você falou tão bem do livro que fiquei com vontade. Ele parece ser uma obra surpreendente, daquelas que chegam de mansinho e arrebatam.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? A obra é surpreendente, um livro maravilhoso. Se puder não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir
  9. Olá!
    Como você está? Espero que esteja bem.
    Eu fiquei muito curiosa, você descreveu o livro tão bom que sinto que vou devorar o livro. Vou adicionar a minha lista de leituras futuras. Obrigada pela dica, post maravilhoso, como sempre.
    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Eduarda! Vou bem, e você? Coloque-o em sua lista e leia-o futuramente. Você irá se agradar da leitura, pois o livro é maravilhoso. Que bom que gostou. Beijo!

      Excluir
  10. Luciano. Suas resenhas são excelentes e já se quer comprar o livro.

    Tente fazer uma com o livro DEUS NEGRO que vai adorar!

    Desculpe a demora na visita mas minha conexão tem andado quase a zero.

    Obrigada pela visita e volte sempre!

    Beijos sabor carinho e uma noite de domingo de paz

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Donetzka! Quando puder leia-o, certeza de que você gostará da leitura. Beijo!

      Excluir
  11. Olá Luciano.

    Este livro de história de suspense histórico com certeza será incluído na minha lista de leitura porque basicamente eu amo histórias e lições de história. Obrigado por suas recomendações e boas críticas.
    Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Espero que você leia o livro, pois é uma obra maravilhosa. Abraço!

      Excluir
  12. Olá, Luciano.
    Demorei para lembrar da história porque a capa que li era outra hehe. Eu recebi esse livro da editora na época do lançamento e também achei que fosse encontrar uma história mais leve e fui surpreendida. Eu amei esse livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! É um livro surpreendente não é mesmo? Que bom que amou o livro! Eu também amei a leitura desta obra, é um livro maravilhoso. Abraço!

      Excluir
  13. Oi, Luciano!
    Acho que nunca li nada de nenhum autor francês!
    É por isso que gosto de literatura infantojuvenil, ela parece boba no início mas grande parte de suas obras são repletas de reflexões e profundas! Salvei a dica!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Que bom que salvou a dica, pois o livro é maravilhoso. Não deixe de conferir, você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  14. Eu amo esses livros, que só são classificados por mera formalidade, mas são para crianças dos 8 aos 80 anos. Estou começando a buscar mais livros europeus e curti a ideia desse livro.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Este livro é maravilhoso! Espero que você leia a obra, pois você gostará da leitura. Beijo!

      Excluir
  15. Adoro essas dicas literárias e mesmo sem ler vou indicá-la a uma prima, achei o enredo a "cara dela". Obrigado por compartilhar essa dica!
    Abraços!! - Wall's Books.

    https://wallsbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Aquele tipo de livro que logo ganha o leitor <3. Fico empolgada só de imaginar ler haha.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Se puder leia-o, você vai amar a leitura. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog