Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: A Nuvem da Morte

LIVRO:  A Nuvem da Morte

ANO DE LANÇAMENTO: 1996

AUTOR:  Andrew Lane

EDITORA: Nova Alexandria

NÚMERO DE PÁGINAS: 118

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★





Sinopse:

"The Poison Belt". Precursora da ficção científica moderna, esta obra aborda as limitações do conhecimento científico no século 19. Sua história narra a presença de um estranho fenômeno que ameaça a vida sobre a Terra. Mas o gênio científico do Dr. Challenger busca uma solução para o fim sinistro da humanidade, que se aproxima com a chegada de uma nuvem de gás venenoso. Sir Arthur Conan Doyle é o criador do consagrado Sherlock Holmes e de aventuras como esta, que proporcionam uma leitura rica em emoções e surpresas.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra




Sherlock Holmes, antes de ser um grande detetive, foi uma criança como qualquer outra. Ele estudava em um colégio apenas para garotos e tinha pouquíssimos amigos. Exatamente por isso ele ansiava entrar de férias; porém, quando esse feliz dia chegou, ele teve uma triste notícia: ele não poderia ir para casa, teria que passar dois meses na casa de seus tios.

Lá, além dele não ser bem-vindo, sofria de tédio, pois não havia nada para fazer. Ele temia ter as piores férias de sua vida. Mas nada é tão ruim que não possa piorar, não é isso? E nesse caso piorou: seu irmão contrata um tutor para lhe dar aulas durante as férias. Certamente nada estava dando certo para o jovem Holmes.

Contudo, durante uma de suas aulas no bosque adjacente à casa de seu tio, Sherlock encontra um cadáver. Porém, o mais esquisito é que o corpo do defunto estava coberto de bolhas. Ele resolve que precisa descobrir de qualquer jeito o porquê o homem morreu. E, a partir de então, suas aulas talvez não sejam mais tão chatas.

Andrew Lane criou um livro muito ambicioso e que promete mostrar como Sherlock Holmes começou a se dedicar a ser um grande detetive. Uma das promessas do livro foi cumprida: realmente é um excelente livro policial para jovens. Porém, na minha visão, na maior das promessas o autor não logrou êxito: recriar Sherlock durante a adolescência.

O protagonista apresentado em nada lembra o Sherlock da vida adulta e isso, em muitos momentos, fez com que eu desconfiasse que ele não fosse o verdadeiro Holmes. Apesar de o garoto ser bastante curioso, algumas das principais características do detetive adulto foram esquecidas: excentricidade e um pensamento dedutivo muito acima da média.

Apesar dessa minha desconfiança em muitos momentos, o livro não é ruim. Aliás, para adolescentes que nunca leram uma verdadeira obra do Sherlock, ele certamente será eletrizante. Como livro de suspense policial ele cumpre seu papel. Mas para quem já é fã do famoso detetive, o livro será uma decepção, no mínimo.

Embora haja diferenças na criação de Holmes, é impossível não elogiar a escrita simples, interessante e ágil do autor.

De uma forma geral, o livro é bom e é indicado para quem nunca teve contato com a escrita do Arthur Conan Doyle e quer conhecer uma possível faceta de Holmes. Porém, os leitores mais adultos talvez não consigam se conectar ao protagonista. Em resumo, A Nuvem da Morte é um bom livro, mas não espere nada além de isso! Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!




Comentários

  1. Oi, Fabiano! A obra é boa, apesar das ressalvas citadas na resenha. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que livro diferente, nunca tinha visto ninguém comentando sobre ele. Gostei da capa e a história parece interessante. Obrigado pela dica.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! O livro é interessante. Que bom que gostou da dica de leitura. Abraço!

      Excluir
  3. Oi Luciano, tudo bem?
    Resenha bem sincera e com ponderações sensatas, gostei muito. Provavelmente não leria, porque não curti tanto que a versão adolescente não lembre em nada a versão adulta que conhecemos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Que bom que a resenha lhe agradou. Para os adultos que já conhecem a estória de Sherlock Holmes o livro é um tanto decepcionante, entretanto a leitura é boa. Beijo!

      Excluir
  4. Oie LUciano!
    Ach oque esse livro seria pra mim, porque eu não li nada do Arthur e nem vi nada de Sherlock Holmes ainda - um bom início, apesar de ainda não conhecer o andamento como você cita algumas das principais características
    Bom que vocÊ conheceu um pouquinho mais da infância dele, mas ruim que foi um pouco decepcionante, né?

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! Para você é ideal a leitura deste livro, você gostará de conhecê-lo e não se decepcionará, pois para você é novidade. Beijo!

      Excluir
  5. Amo o universo de Sherlock Holmes, mas não sei se daria uma chance para o livro.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! Talvez você goste da leitura, só saberá se o ler. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  6. Olá, Luciano.
    Eu li até o quarto livro dessa série do autor e gostei bastante. Acredito que por eu não ser tão fã do Sherlock, sou Hercule Poirot hehe, eu tenha gostado mais porque não me importei em ser tão fiel as características originais do personagem. Mas te entendo porque odeio o Poirot criado pela Sophie Hannah.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Para quem é fã a obra é bastante decepcionante, embora seja boa. Abraço!

      Excluir
  7. Oi Luciano, tudo bem?

    Amo Sherlock Holmes, mas acredito que pela sua resenha caso eu tente dar uma chance para esse livro vou acabar a leitura um tantinho decepcionada. O que mais gosto no Sherlock é a sua personalidade introvertida e com um leve tom irônica. Ele é um dos poucos personagens masculinos com qual me identifico justamente por causa da introversão. Acho que ficaria bem chateada de ler uma obra que traços tão marcantes do meu detetive favorito foram alterados.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane! Vou bem, e você? Eu também gosto bastante de Sherlock Holmes, é o meu detetive predileto. Você se decepcionaria ao ler este livro, embora o achasse um bom livro. Beijo!

      Excluir
  8. Oi, Luciano!
    Tem um filme bem antigo, não sei se você já assistiu, chamado O Enigma da Pirâmide. É sobre o Sherlock na adolescência e como ele conheceu o Watson! Me lembrei dele lendo a resenha, uma pena que o livro não conseguiu recriar a essência do detetive.
    Nunca li nada do Sherlock, mas tenho muita vontade :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Não assisti este filme mencionado por você. Se você ainda não leu sobre Sherlock Holmes, este livro certamente lhe agradará. É um bom livro, apesar de não conseguir recriar a essência do detetive Holmes. Abraço!

      Excluir
  9. Eu já li os livros do Lane e gostei bastante. Apesar de algumas críticas, eu achei interessante, pois explica o porquê de muitas das manias do Sherlock já adulto. Além disso, mostra que nem sempre ele esteve no alto de um pedestal, pelo contrário, ele teve que construir um porque era o que a situação pedia. Fora que a escrita do autor é bem fluida e encaixou o personagem direitinho.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Eu achei o livro bom, mas faltou muita coisa para que o livro fosse acima da média. Que bom que você leu e curtiu. A escrita do autor é ótima. Beijo!

      Excluir
  10. Suas considerações me despertaram interesse e pode ser um livro seja uma boa leitura. O autor é desconhecido para mim, então seria ótimo ver mais de suas obras.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro é maravilhoso, certamente você se agradará da leitura. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog