Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

LIVRO: A Cantiga Dos Pássaros e Das Serpentes

ANO DE LANÇAMENTO: 2020

AUTORA:  Suzanne Collins

EDITORA: Rocco

NÚMERO DE PÁGINAS: 576

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★





Sinopse

UMA HISTÓRIA DA SÉRIE JOGOS VORAZES. AMBIÇÃO O ALIMENTARÁ. COMPETIÇÃO O CONDUZIRÁ. MAS O PODER TEM O SEU PREÇO. 

É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.





A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é sobre o presidente de Panem, Coriolanus Snow, um ditador indiferente ao sofrimento do povo que governa. A história conta como ele, aos 18 anos, conseguiu driblar a falta de dinheiro que sua família renomada enfrentava e como a salvou da ridicularização na Capital. Tudo isso envolvendo a mentoria de uma jovem tributo do distrito 12.

Jogos Vorazes sempre apontou para um regime ditatorial em que uma maioria das pessoas que vive de pouco sustenta uma minoria que vive de muitos recursos. Um modelo que está no cerne dos sistemas quais a história natural da humanidade já relatou diversas vezes. Apesar de Panem ser um universo fictício construído, ele representa a injustiça praticada versus a justiça aparentemente apresentada pelas leis e regras.

No novo livro de Suzanne Collins, o leitor vai compreender como esse sistema já começa injusto, fruto de uma desonestidade cometida pelos Snow; como e quem deu origem a uma violência para controlar a população de modo que provesse a elite.

A obra se concentra em Coriolanus porque ele representa a liderança desse sistema ditatorial, ao mesmo passo que revela como o maior monstro da humanidade é ela mesma. Snow não é diferente de nenhuma pessoa. É um jovem esforçado que deseja aumentar o status de sua família ao mesmo tempo que luta pela sua sobrevivência.

Entretanto, já no começo do livro é possível observar que Coriolanus tem um caráter ambicioso e egoísta. Embora ele seja uma pessoa comum, é bastante astuto e inteligente para contornar situações adversas. Porém o que o torna perigoso é o fato dele não ligar para seus escrúpulos quando uma situação lhe favorecer. E é aí que mora a premissa, muitas vezes discutidas em diferentes livros, sobre o poder revelar o caráter de uma pessoa.

A premissa deste livro é incrível, Suzanne criou uma obra para lá de inteligente, embora cansativa em muitos momentos.

Coriolanus Snow percebe que só vai conseguir manter sua família sempre protegida da ameaça de se tornar distrital se ele assumir o controle daquele país. Mas ele é uma pessoa facilmente corrompível pelo poder, que o deslumbra e o fascina. Esse é o perigo que qualquer ser humano, de Panem ou não, está fadado a enfrentar face ao poder. É uma sina que acompanha o íntimo de cada ser humano. A escrita de Suzanne é bastante direta e dinâmica. A leitura do livro flui fácil, mas a quantidade de observações que a narrativa traz ou aponta tende a cansar o leitor. É uma situação que provoca a vontade de fechar o livro muitas vezes, porém deixando uma curiosidade na mente que sempre faz o leitor retornar a ele. A história teria funcionado melhor, talvez, em menos páginas creio eu. 

Os acontecimentos do romance não são extraordinários nem surpreendentes, mas se adequam perfeitamente ao protagonista, ao enredo e à premissa propostos pelo livro. É um detalhe importante porque deixa a história seca, sem sabor, fria. Realmente interage com a ideia central, mas causa uma sensação exaustiva no leitor.

Independente destas observações, o livro vai agradar os fãs por sinalizar várias referências à trama principal dos Jogos Vorazes, bem como retomar discussões já vistas na trilogia. Recomendo!

Em resumo, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um livro que consegue ter uma narrativa consistente que consolida a ideia geral dos Jogos Vorazes. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!





Comentários

  1. Oii Luciano
    Parabéns pela resenha, está muito boa.
    Já li diversas resenhas sobre esse livro, a maioria delas negativa e conversando com alguns amigos não consegui entender o motivo das notas tão baixas. Vou tentar ler essa história para tentar entender. Adorei os pontos que você trouxe.

    Beijinhos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thayná! Que bom que gostou da resenha. O livro possui seus defeitos, é verdade. Contudo não é uma obra ruim, muito pelo contrário é um bom livro que peca pelo número excessivo de páginas, o que cansa o leitor em certos momentos. Ademais é uma leitura enriquecedora e reveladora. Espero que leia o livro. Beijo!

      Excluir
  2. Oi, Fabiano! Que bom que a resenha lhe agradou. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luciano!
    Só li os dois primeiros livros de Jogos Vorazes e não sou lá muito fã da trilogia. Por isso esse livro nunca me chamou a atenção.
    Mas sei que ele divide opiniões na internet haha, há quem ame e quem odeie.
    Amei a resenha :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Para os fãs de Jogos Vorazes a leitura deste livro é indispensável. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  4. Hey Luciano! Tudo bem?
    Eu já li esse livro e gostei muito! Apesar de retratar o lado ruim da injustiça, é uma leitura muito necessária.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thammy! Vou bem, e você? Concordo plenamente, a leitura deste livro é muito necessária, principalmente para os fãs de Jogos Vorazes. Abraço!

      Excluir
  5. Olá, Luciano.
    Como fã de Jogos Vorazes fica quase impossível de não querer conferir esse livro. Mas então penso no preço dele, aliado as várias resenhas negativas que li e que a história é com um dos personagens, se não mais, odiado da trilogia, fico na dúvida sobre ler ou não.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Quando o preço estiver mais acessível compre-o e leia-o. Como fã de Jogos Vorazes você precisa ler o livro, independente se lhe agradar ou não. De todo modo eu gostei bastante da leitura, embora a obra não seja perfeita, pois é cansativa em certos momentos. Abraço!

      Excluir
  6. Oi
    eu quero esse livro, gosto muito de jogos vorazes e essa obra é interessante para conhecer um pouco mais do snow, apesar de não gostar dele, que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Você irá gostar deste livro. Quando puder não deixe de conferir. Abraço!

      Excluir
  7. Já adquiri a obra, mas infelizmente não li a trilogia. Agora que tenho todos os livros, estou tentando me organizar para maratonar todos.

    Abraços

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Quando puder leia-o, você irá gostar da leitura. Abraço!

      Excluir
  8. Oiii Luciano

    A resenha ficou incrivel. Li a trilogia dos Jogos Vorazes há muitos anos, e apesar de ter amado o primeiro e o segundo, fiquei um pouco decepcionada com o último, talvez por conta dessa sensação agridoce não tive muita curiosidade em ler esse spin-off. Ainda pretendo ler ele, mas não sei quando.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! Que bom que gostou da resenha. Leia sim, você irá se agradar da obra. Beijo!

      Excluir
  9. Oi Luciano, tudo bem?

    Eu ainda estou na dúvida se leio ou não esse livro. Confesso que apesar de ter gostado de alguns elementos, Jogos Vorazes não é minha trilogia favorita. Porém achei interessante a abordagem da autora em Cantiga dos Pássaros e das Serpentes.

    Ótima resenha!

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane! Vou bem, e você? O livro vale a pena ser lido, principalmente para os fãs de Jogos Vorazes. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  10. Oi Luciano, tudo bem?
    Que coincidência, postei sobre ele hoje também! O bom é que vamos poder comparar nossas opiniões hahaha!
    Assim como você, acho que o livro foi maior do que o necessário. Podia ter sido mais enxuto. A terceira parte foi a de que menos gostei, aquele plot no 12 não funcionou comigo. :( Mas adorei ver a transformação dos Jogos propriamente ditos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? A terceira parte também pouco me agradou, embora não seja ruim. Que bom que gostou de ver a transformação dos Jogos. Beijo!

      Excluir
  11. Adorei! Gostei muito dos Jogos da Fome e vou certamente gostar deste também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tulipa! Leia-o, você irá se agradar da leitura. Abraço!

      Excluir
  12. Nossa! Não sabia que tinha um livro ambientado no passado dos Jogos Vorazes! Eu amei os filmes, mas não li os livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Se você gostou dos filmes, irá gostar dos livros também. Abraço!

      Excluir
  13. Eu gostei bastante dos filmes (principalmente os 2 primeiros), mas nunca li os livros, sou acostumada com livros mais clássicos e acabo não me arriscando em livros mais novos, mas tenho vontade de pegar jogos vorazes para ler , já que gosto bastante de romance distópico. ótima resenha.
    www.verdeveggie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia! Se puder não deixe de ler o livro, certamente você gostará da leitura. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  14. Eu não li a série, só assisti os filmes e gostei bastante (do último nem tanto), então só posso imaginar que os livros são ainda melhores. Acho super legal quando a autora faz um livro relacionado a série, ficando em outra parte da história. Show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Não deixe de conferir os livros, pois são excelentes. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog