Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: As Reputações

LIVRO: As Reputações

ANO DE LANÇAMENTO: 2016

AUTOR:  Juan Gabriel Vásquez

EDITORA: Bertrand Brasil

NÚMERO DE PÁGINAS: 140

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★





Sinopse:

Javier Mallarino é uma lenda viva, o caricaturista político mais influente do país. Os políticos o temem e o governo lhe presta homenagens. Aos sessenta e cinco anos, depois de quatro décadas de uma carreira brilhante, ele pode dizer que tem o país aos seus pés. Mas tudo isso mudará quando receber a visita inesperada de uma mulher. Após retornar com ela à lembrança de uma noite já remota, Mallarino se verá obrigado a reavaliar toda a sua vida e questionar sua posição neste mundo. No exigente gênero do romance curto, que produziu tantas obras-primas na tradição latino-americana, Vásquez nos presenteia com sua obra mais íntima: uma intensa reflexão sobre a debilidade dos julgamentos públicos e privados, sobre os encontros irreversíveis que alteram para sempre aquilo que acreditamos definitivo em nós mesmos.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




Desbravar As Reputações foi um tiro no escuro para mim. Desconhecia o autor por completo, mas resolvi ler a obra por causa do tema abordado, da capa, que me pareceu bem expressiva e representativa, e da opinião de Mario Vargas Llosa. Após terminar a leitura da obra, a certeza é: preciso ler outros títulos de Vásquez.

A obra começa com uma possível homenagem a Mallarino. Ele é um cartunista famoso, o maior da Colômbia. Durante muitos anos, ele fez presença na vida política nacional, seja destruindo reputações de políticos ou denunciando a situação precária do povo. Depois de tantos anos modificando a opinião pública, o governo quer homenageá-lo.

Por fim, após alguma reflexão, o cartunista cede e resolve receber a homenagem oferecida. Contudo, este ato irá gerar uma série de conflitos internos, na esfera sentimental e familiar, entre seus amigos e também com sua consciência. No evento, alguns acontecimentos tornam-se o estopim do desenterro de memórias. A partir destas, o livro é construído.

Através de Mallarino, Vásquez toca em uma série de assuntos densos e complexos. O primeiro ponto e o mais evidente é o papel da imprensa dentro de uma sociedade. Percebe-se, sem qualquer dificuldade, como uma notícia ou uma caricatura pode destruir a vida de uma pessoa ou de um grupo. Quando temos a vinculação de algo em uma fonte de notícias, há, por trás, muito mais do que apenas um fato sendo exposto: há um jogo político-ideológico que, muitas vezes, não nos damos conta. A imprensa passa a ter um poder tão assustador que gera a seguinte reflexão: até onde ela pode ou deve ir?

Além disso, Juan Gabriel trabalha muito bem a questão da memória coletiva. Sabe aquela estória de que o povo não tem memória? Pois bem, é verdade. No Brasil temos inúmeros exemplos dessa desmemoriação coletiva, principalmente no ramo político. Isso é abordado com perfeição na obra. O que acontece hoje, o povo esquece na semana seguinte. É assustador esse dado, mas é real! Há sempre um novo fato a ser pensado, um novo escândalo a ser revelado. Contudo, esse processo de esquecimento histórico não deve e não pode ser natural.

Contudo, Mallarino também sofre com essa falta de memória coletiva, mesmo que em menor nível. Quando se dá conta disso, a culpa permeia a sua mente. Na verdade, no protagonista há uma falha memória coletiva e individual. Isso, juntamente com sua vida amorosa e familiar altamente dilacerada, faz com que acompanhemos de maneira muito interessante o lado psicológico do protagonista.

Outro ponto bastante interessante da obra é a forma de seu início e do fim. O livro começa com um fato aparentemente aleatório, uma homenagem que um cartunista recebe do governo. Da mesma forma, termina de maneira quase abrupta, quase que inesperada. Há, claramente, um fluxo temporal do antes e do depois. As Reputações é um recorte. O objetivo é nos fazer pensar, não acompanhar um romance fechado.

Desta maneira, resta-me indicar a obra. Se você procura um livro profundo, que gere reflexão e aborde assuntos complexos que estão cotidianamente presentes na nossa sociedade, essa obra é mais do que indicada para você. Em resumo, As Reputações é um livro crítico e inteligente, sobretudo profundo, capaz de abordar questões importantes ao qual não nos damos conta devido à correria do cotidiano do século XXI. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima! 




Comentários

  1. Oi Luciano, tudo bem?

    Às vezes ao escolher um livro no escuro, pode revelar uma boa surpresa. Não conhecia o autor e nem o livro, mas de fato é uma obra bem atual. É só olhar para política global atual e os ataques que estão acontecendo na França para compreender o poder que imprensa tem tanto para bem, como para o mal.

    Gostei bastante da premissa de As Reputações e fiquei bem curiosa em conhecer mais da história, especialmente porque trabalho na área de Comunicação.

    Beijos e um ótimo final de semana;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane. Vou bem, e você? Que bom que gostou. Espero que leia o livro, pois é uma obra fascinante e inteligentíssima. Beijo!

      Excluir
  2. Olá, Luciano.
    Estamos vendo bem como o povo esquece fácil agora nas campanhas politicas. Eu não me conformo. Achei essa capa muito expressiva também, mas acredito ser um livro que eu não leria. Não sou muito fã de livros de não-ficção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! O livro é excelente! Que pena que não costuma ler livros deste gênero. Abraço!

      Excluir
  3. Outra resenha maravilhosa,amigo. E tudo a ver com o que ocorre mesmo. Esquecimento coletivo e,na hora de votar,ele surge rapidamente!

    Pus seu blog em favoritos.


    Obrigada pelas visitas e volte sempre!

    Tem post novo hoje,dia 31 de outubro.

    Beijos sabor carinho e uma noite de sexta_feira abençoada


    Donetzka_ Done Alvarez no Facebook


    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Donetzka! Que bom que a resenha tenha lhe agradado. Espero que leia o livro, pois é um livro inteligente e necessário, além é claro, muito bem escrito. Beijo!

      Excluir
  4. Oi, Fabiano! Infelizmente muitas pessoas tem memória fraca. Espero que leia o livro, pois é uma obra excelente e necessária. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano,
    Por mais que seja uma obra intensa e profunda, não é uma obra que chama minha atenção no momento. Estou em uma fase mais amorzinho mesmo....

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! O livro irá agregar muito conteúdo em sua vida sobre questões importantes da sociedade contemporânea. Abraço!

      Excluir
  6. Às vezes ler um livro "no escuro' é uma boa surpresa, como foi para você. Eu também não conhecia o autor, mas fiquei interessada na forma como ele aborda o tema. É realmente uma forma de criticar o censo comum e que vale a pena a indicação.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Quando puder leia-o, você se surpreenderá positivamente. Beijo!

      Excluir
  7. Oi, Luciano!
    Acho que se encontrasse esse livro numa estante ele não me chamaria a atenção logo de cara. Fiquei surpresa ao ver a complexidade da obra e as críticas nela construídas!
    A resenha ficou ótima :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Que bom que a resenha lhe agradou. O livro é excelente, se puder leia-o. Abraço!

      Excluir
  8. Oi Luciano, tudo bem?
    Excelente resenha, deu pra sentir como o livro vai muito além da superfície da sinopse. Eu acho impossível a imprensa ser imparcial, e explorar esse assunto é algo que achei muito bacana nessa dica literária.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Que bom que a resenha lhe agradou. Se puder não deixe de conferir o livro. Beijo!

      Excluir
  9. Apesar de ser um livro bastante completo, não acho que eu iria aproveitar a leitura 100% por não ter costume com esse estilo de livro. Mas também me parece uma ótima dica para iniciar.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Certamente é um livro que lhe agradará, caso o leia. Abraço!

      Excluir
  10. Olá!
    Como você está? Espero que esteja bem.
    Que bela resenha, e que belo livro. Eu ainda não conhecia a história, achei o enredo muito interessante. Obrigada pela dica.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Eduarda! Eu estou bem, e você? Que bom que a resenha tenha lhe agradado. Se puder leia-o, você gostará da leitura. Beijo!

      Excluir
  11. Oi
    parece ser uma obra complexa, porém eu prefiro livros que fogem um pouco da realidade, mas pelo que comentou aparenta ser uma grande obra para se ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. O livro parece abordar temas muito interessante para fazer o leitor refletir. Gostei da indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Que bom que a dica lhe agradou, espero que você possa ler o livro. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog