Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: O Torneio de Gorlan

LIVRO: O Torneio de Gorlan

ANO DE LANÇAMENTO: 2016

AUTOR:  John Flanagan

EDITORA: Fundamento

NÚMERO DE PÁGINAS: 296

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★





Sinopse:

Por anos, o astuto barão Morgarath enfraqueceu a Corporação dos Arqueiros, a força especial de elite que atuava como olhos e ouvidos do rei Oswald, de Araluen. Com falsas acusações, o barão tinha conseguido afastar os arqueiros leais ao rei e agora seus aliados ocupavam posições importantes na ordem dos arqueiros. Morgarath também havia convencido o soberano a enviar seu filho, o príncipe Duncan, para um feudo distante com a desculpa de que ele era muito inexperiente. As condições eram perfeitas para o golpe final: Morgarath iria tomar a coroa do rei Oswald.

Mas ele não contava com dois jovens arqueiros: Halt e Crowley! Os dois decidiram lutar contra Morgarath para defender o reino. Só que, primeiro, têm que encontrar o príncipe Duncan porque precisam do apoio de um membro da realeza para impedir Morgarath antes que seja tarde demais.

O perigoso caminho que eles trilharão os levará até o torneiro anual de Gorlan, onde vão competir em uma série de cruéis duelos. Será que Halt e Crowley conseguirão ganhar o torneiro e reconquistar a confiança do reino ou será que o ardiloso Morgarath os despistará a cada curva?

Antes de Will se tornar aprendiz de arqueiro e antes das épicas batalhas de Rangers – A ordem dos arqueiros, Halt e Crowley viveram muitas aventuras.

Acompanhe em Rangers – A origem!




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




As terras de Araluen não estão em seu melhor momento histórico. O rei parece estar perdendo o controle; lutas internas por poder estão enfraquecendo até mesmo a Corporação dos Arqueiros, legionários que defendem o povo e a justiça. O príncipe herdeiro, que deveria ser o próximo monarca, supostamente está aterrorizando aldeias e matando pessoas; por fim, Morgarath parece estar pronto para dar um grande golpe. Os tempos são sombrios; para combater à escuridão, a coragem será essencial.

Nesse cenário, nós conhecemos Halt e Crowley, arqueiros que não aceitam a situação atual do reino e prometem uma luta fervorosa contra Morgarath. Contudo, realizar tal feito não será algo fácil. Eles precisaram de ajuda, coragem e muita força de vontade. Para tal, buscam apoio de outros arqueiros e também na realeza. Ainda assim, a empreitada não será nada tranquila.

O Torneio de Gorlan, obra do John Flanagan, é uma espécie de spin-off da série Rangers, que já vendeu mais de 8 milhões de cópias. Apesar de não ter conferido a obra original, resolvi mergulhar nessa nova série, mesmo um pouco receoso, por talvez não conseguir pegar todos os detalhes e referências. Minha surpresa, porém, se deu ao perceber que o autor traçou a obra de maneira tão espetacular que ler a série original se torna desnecessário para a compreensão desse livro. Ademais, a forma como molda o enredo é completamente envolvente, não apenas para os leitores mais jovens, mas também para os adultos, tornando impossível não virar uma página após a outra freneticamente.

Neste livro, acompanharemos a saga de Halt e Crowley, dois cavaleiros que nos levarão para altas aventuras e nos farão rir diversas vezes. Entre um momento de tensão e outro, suas conversas descontraídas e tiradas engraçadas tornam o enredo mais leve, fazendo com que a leitura seja rápida e fácil, algo não tão comum nos livros de fantasia épica. Porém, essa “facilidade” na leitura não elimina a complexidade do mundo criado, que é muito bem desenvolvido. Mesmo tendo um tom mais adolescente, consegue ser bem construído e apresentar um bom grau de verossimilhança.

A inserção dos arqueiros e do seu modo de vida também é feita de uma maneira bem interessante, prendendo o leitor e fazendo com que anseie conhecer mais sobre essa Ordem. A ideia desse spin-off era aprofundar o enredo original de Rangers; porém, para os leitores iniciantes, como eu, o efeito é outro: gera vontade de conhecer tudo sobre esse universo, ficando quase impossível não comprar a coleção completa dos livros anteriores.

A escrita do autor também me surpreendeu; por ser um livro mais jovem, esperava algo mais solto. Contudo, o que encontramos é uma escrita que, apesar de leve, é bem madura. Flanagan sabe o momento certo de acelerar e desacelerar o enredo; as cenas são bem delineadas, assim como os personagens. A ambientação é feita de maneira inteligente, fazendo com que as cenas pareçam “naturais” dentro do universo criado. Recomendo!

Em resumo, O Torneio de Gorlan é uma obra envolvente, bem construída e um bom início para essa nova série. Se você gosta de fantasia épica, com certeza irá amar a obra. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!





Comentários

  1. Oi Luciano, tudo bem?
    Ainda não li a série Rangers, então fiquei feliz em saber que essa história pode ser lida sem ler a original. Depois dessa resenha maravilhosa não tem como deixar passar, vou ler <3
    Beijos!
    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Vou bem, e você? É um livro muito bom, você gostará da leitura. Beijo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, Monique! A capa é muito bonita não é? Você gostará da leitura deste livro. Abraço!

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    Até o momento eu só tinha lido uma outra resenha desse livro, no blog da Cida. Apesar de famoso não vejo os livros serem muito divulgados. Eu tenho o primeiro livro da série original, mas acredito que não vou ler porque a série é enorme e os livros são bem caros e nunca vejo em promoção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Você pode ler os livros em formato digital, eu li neste formato de e-book. Geralmente o preço de e-books são mais baratos que o livro físico. Abraço!

      Excluir
  4. Oi Luciano, como vai? Eu achei a premissa desse livro fantástica e acho que iria amar. Sou apaixonada por livros de fantasia e pelo que entendi da sua resenha é um livro bem construído. Vou adicionar na minha lista. Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica vou bem! Se você gosta de fantasia, certamente irá amar esse livro. A estória é excelente, e o livro muito bem construído. Não deixe de conferir. Beijo!

      Excluir
  5. Luciano. Essa resenha foi maravilhosa! Todos os detalhes mesmo! Você se superou!
    Vou tentar ler, mas estou com 3 livros relendo, sendo um deles " Deus Negro ", um verdadeiro manifesto contra a discriminação racial.
    Tente ler e fazer a resenha!
    Obrigada pelas visitas, amigo

    Beijos sabor carinho e uma noite de quarta-feira de paz

    Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Donetzka! Que bom que a resenha tenha lhe agradado. O livro é muito bom, se der leia-o. Tentarei ler "Deus Negro". Beijo!

      Excluir
  6. Oi, Luciano

    Eu já li algumas resenhas das obras que originaram esse spin-off. Eu não leio muitas fantasias /fantasias medievais, mas não deixo de ficar impressionada com a criatividade de alguns autores do gênero. Adoro esses nomes super criativos! E que bom que o autor criou o spin-off de uma maneira que quem não leu a obra mãe consegue entender, poupa um trabalho, né? Hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Livros de fantasia costumam ser bastante criativos. Este spin-off é excelente, dá para lê-lo sem ter lido os outros livros tranquilamente. Beijo!

      Excluir
  7. Oi, Luciano!
    Me animei em ler por saber que mesmo sendo um spin-off, nenhum detalhe passa despercebido pelo leitor haha. O duro é se eu gostar do livro e querer ler a série toda ;P Sou péssima com continuações!
    Amei a resenha :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Leia-o, você irá gostar da leitura deste livro. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  8. Incrível sua resenha. Interessante que a apesar de ser um livro jovem, tomou-se o cuidado com a escrita e o amadurecimento. Leria, com certeza.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! Que bom que gostou da resenha. Este livro é muito bom, quando puder leia-o. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  9. Oii, como vai?

    Curto muito livros nesse estilo, ainda mais quando a trama é bem escrita. De primeira ele não me chamaria a atenção se não fosse por sua resenha. Me parece uma leitura válida.

    Abraço ♥
    Larissa - Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Vou bem, e você? A leitura é muito válida. Você gostará de o ler. Abraço!

      Excluir
  10. Adoro fantasia épica e sempre que vejo indicações e resenhas, gosto de pesquisar mais sobre. Esse eu ainda não conhecia, então vou tentar procurar mais sofre ele.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Se gosta de fantasia, esta obra tem tudo para lhe agradar. Abraço!

      Excluir
  11. Oi Luciano! Eu tenho a coleção de Rangers aqui, mas ainda não comecei a ler... (#vergonha) Sempre ouço falar muito bem dessa série e imagino que o spin off não fique atrás. Que bom que você curtiu a leitura. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Que legal, aproveite e leia a coleção. Quando puder leia-o, certamente você gostará. Beijo!

      Excluir
  12. Oi Luciano,
    Vejo muitos elogios a essa série, já vi resenhas bem empolgadas, mas não sei se faz meu estilo.
    Ainda mais por ter várias séries iniciadas que preciso concluir, então prefiro esperar antes de arriscar a leitura.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Os elogios são merecidos a esta série. Quando puder leia-o, você gostará. Abraço!

      Excluir
  13. Oie Luciano!

    Acho que não estou muito na vibe desse estilo no momento, PORÉM achei super interessante que mesmo sendo uma obra mais jovem o autor desenrolou bem e não deixa o leitor a ver navios e tem uma boa narrativa! Que legal!!!
    Boa dica e ótima resenha!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! Quando estiver na vibe leia-o. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  14. Oi
    essa história parece ser boa, já vi comentarem bem dessa série de livros, o enredo chama a atenção por ser um pouco diferente, que bom que gostou da leitura e espero que continue resenhando os outros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! A estória é excelente. Espero que leia-o. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog