Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: O Livro dos Negros

OBRA: O Livro dos Negros

ANO DE LANÇAMENTO: 2015

AUTOR:  Lawrence Hill

EDITORA: Primavera

NÚMERO DE PÁGINAS: 408

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★





Sinopse:

O Livro dos Negros conta a história de Aminata Diallo, uma das personagens femininas mais fortes e marcantes da ficção contemporânea. Aminata foi sequestrada, ainda criança, na África, e vendida como escrava na Carolina do Sul.

Após a Revolução Americana, ela foge para o Canadá e escapa da vida de escrava para tentar uma nova história em liberdade. O livro traz uma história que nenhum ouvinte e nenhum leitor esquecerão.

O nome “O Livro dos Negros” se deu devido ao documento histórico, mantido por oficiais navais britânicos, ao fim da Revolução Americana. O documento oficializou os negros que serviram ao rei na Guerra e fugiram para Manhattan, no Canadá, em 1783. Apenas os negros que estivessem no Livro dos Negros poderiam escapar e conseguir sua liberdade. Aminata Diallo percorre toda uma longa trajetória com a finalidade de conseguir entrar no livro dos negros e conquistar sua liberdade.

A obra, marcante e inesquecível, tornou-se uma miniserie de sucesso nos Estados Unidos. Dirigida e escrita por Clemente Virgo (The Wire) e protagonizada pela atriz Aunjanne Ellis e Cuba Gooding Jr., vencedor do Oscar em 1996.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




A escravidão negra, apesar de parecer distante, ainda possui reflexos no nosso cotidiano. Afinal, basta ler os jornais para verificar a quantidade de crimes raciais ainda cometidos; basta olhar ao redor e enxergar a quantidade de pessoas negras vivendo em miséria extrema. Sem dúvida a escravidão foi um longo processo histórico que deixa marcas ainda hoje. Contudo, esse processo tão enraizado na sociedade não começou aleatoriamente. A presente obra, apesar de uma ficção, nos faz entender como tudo começou.

Para enxergarmos a escravidão de perto, Lawrence Hill nos leva a acompanhar a estória de Aminata Diallo. Ela é uma muçulmana livre residente na África. Contudo, a liberdade de sua infância estava com os dias contados. Um dia houve um ataque à aldeia em que ela vivia. Muitos foram mortos; os demais se tornaram cativos. A liberdade dava adeus e Aminata começaria a conhecer o nível que a maldade humana pode alcançar.

Após caminhar diversos dias assistindo a diversos abusos e agressões, a jovem Aminata acaba embarcando em um navio negreiro em direção à América do Norte. Entretanto, pior do que ser cativa era a chance de sobreviver ao navio. Doenças, pestes e morte passeavam pelos corredores. Vendo aquilo tudo, Aminata só pensava em sobreviver, alcançar a liberdade e voltar para casa.

O Livro dos Negros é uma obra enriquecedora e chocante. Enriquecedora porque permite conhecer melhor o processo de como os escravos eram presos, vendidos e como eles eram tratados no Novo Mundo. Chocante porque observamos o nível da crueldade humana, os maus tratos, a perversão. Além disso, como a narração é em primeira pessoa, a leitura fica ainda mais brutal. Torna-se impossível não se comover com o sofrimento e a dor que os escravos sofreram.

Esse choque também é proporcionado pela riqueza de detalhes da obra. Como houve claramente uma extensa pesquisa antes da escrita do livro, todo o enredo é muito realista. Não obstante, os personagens são de uma profundidade tamanha que nos convencem que são pessoas reais. Principalmente Aminata com seu jeito inteligente e forte, o que faz o leitor envolver-se logo no início do texto.

Se tudo isso não fosse o suficiente, o livro ainda conta com uma escrita leve e bem fluída. Mesmo inserindo diversos aspectos reais, a leitura não se torna nem um pouco arrastada.  Ou seja, mesmo o livro sendo grande, é possível desbravar todo o seu conteúdo e beleza com certa velocidade.

Com tantos aspectos positivos, só me resta indicar o livro. Se você quer conhecer um pouco mais sobre a escravidão e sobre a história do nosso mundo, essa obra é perfeita para você. Certamente você não irá se decepcionar. Em resumo, O Livro dos Negros é uma leitura chocante, mas necessária para todo e qualquer leitor. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!




Comentários

  1. Oi, Luciano!
    Que história triste! Tenho certeza de que é uma leitura que impacta e que te faz refletir sobre muita coisa. Leio poucos livros de não ficção, mas vou salvar essa dica para o futuro :D
    Amei a resenha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Quando puder leia este livro, pois apesar de toda a tristeza e crueldade contida na obra, a leitura se faz necessária. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  2. Oi Luciano, achei a capa muito linda, mas não é meu estilo de leitura sabe, gostei muito de ler sua resenha apesar de não ter interesse em ler, sempre bom conhecer novos livros!


    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! A capa é bonita sim. Entendo que livros não ficcionais não agradem todos os leitores, ainda mais quando se trata deste tema. Que bom que você gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  3. Oi, Fabiano! Infelizmente as pessoas negras e pobres continuarão a sofrer neste planeta tão desigual. E, isto fica em maior evidência nos países africanos e no Brasil, embora haja negros em situações de pura miséria e abandono em outros países também. Quando puder leia a obra, pois é necessária para se entender um pouco sobre a origem deste mal do mundo. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luciano!
    O livro parece ser um choque de realidade. A leitura deve ser muito forte. É preciso ter muito estômago pra lê-lo.
    Resenha extremamente rica e crítica. Adorei!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maju! O livro é sim bastante chocante. Que bom que a resenha lhe agradou. Abraço!

      Excluir
  5. Oi, Luciano

    Infelizmente ainda vemos mesmo muitos reflexos desse período tão triste da nossa história. Me embrulha o estômago cada vez que vejo notícias sobre a brutalidade com que tratam os negros, ou quando os diminuem por qualquer motivo que seja. Me pergunto de viverei para ver um mundo diferente. Não conhecia a obra em questão, mas achei a história muito válida. Nem sabia também da adaptação, mais um indício de que é uma obra digna de leitura.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! É muito triste ver pessoas sendo tratadas como inferiores só por causa da cor da pele. É uma obra que precisa ser lida pelos leitores. Beijo!

      Excluir
  6. Oi Luciano,
    Eu não conhecia o livro e acho importantíssimo sua leitura, para que sirva de alerta, para mudarmos atitudes, para que o passado não se repita. Deve ser bem forte mesmo. Dica anotada!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! É uma leitura bastante importante para conscientizar as pessoas. Abraço!

      Excluir
  7. Olá, Luciano.
    Infelizmente o racismo ainda está longe de terminar. Todos os dias vemos situações que me deixa cada vez mais envergonhada, Eu tenho esse livro no kindle desde que lançou porque ganhei ele quando comprei o kindle e até agora não li ele. Preciso corrigir isso.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! É uma leitura chocante, mas se faz necessário. Quando puder leia-o, você irá se agradar da leitura, embora seje uma leitura pesada. Abraço!

      Excluir
  8. Lendo sua resenha, me lembrei de tantas notícias recentes que vi no jornal e me pergunto quando vamos "crescer" e ver que racismo já deveria ter sido extinto há tempos. É muito triste o quanto ele ainda está enraizado na cabeça das pessoas. É uma vergonha muito grande. E essa deve ser uma leitura mesmo bem forte, ainda bem que é equilibrada com a escrita mais fluida.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Realmente é uma vergonha o que muitas pessoas fazem com o seu semelhante, é algo inadimissível, mas infelizmente é a realidade. A leitura é forte, contudo deve ser lida por todos para conscientização das pessoas. Beijo!

      Excluir
  9. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Me parece um livro bem pesado. Mesmo assim achei muito interessante ser o ponto de vista de uma mulher para relatar a crueldade na escravidão. Sempre imagino que estudamos história para compreender o passado, entender o presente e melhorar o futuro, mas tudo parece um ciclo de repetição e as pessoas necessitam ser mais conscientes sobre isso.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Vou bem, e você? A leitura desta obra é pesada, mas deve ser lida para conscientização das pessoas. Beijo!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Oi, Monique! O livro é incrível, apesar de seu conteúdo ser pesado. Abraço!

      Excluir
  11. Oi Luciano, tudo bem?
    Que dica incrível. Como você disse, as consequências da escravidão existem entre nós até hoje, e a desigualdade social originada dela é um dos nossos maiores problemas. Esse tipo de leitura deve ser um belo tapa na cara de quem se recusa a enxergar a crueldade disso.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? Que bom que a dica lhe agradou. Quando puder leia este livro. Beijo!

      Excluir
  12. Amigo Otaciano
    Esse livro é bem sério mesmo,porque fala de racismo que abomino.

    Desculpe a demora da visita e texto copiado,mas estou com marido doente e pouco tempo,mas sempre posto.

    Além disso,sem laptop,só com o celular, fica difícil para eu ler com minha visão prejudicada. As letras ficam pequenas demais.

    Só estou visitando,aos poucos, quem comenta sempre no meu blog,como você. Por hora tem que ser assim.

    Tem post novo no blog,hoje,dia 7 de setembro.

    Obrigada pela visita e volte sempre.

    Feliz feriado e fim de semana

    Beijos sabor carinho

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Donetzka! Desejo melhoras para seu esposo. E não se preocupe quanto a não visitar o meu blog, pois eu entendo a sua situação amiga. Beijo!

      Excluir
  13. Eu ainda fico chocada com o quanto o ser humano pode fazer mal a outro. Gostei da resenha e ainda não conhecia a obra, mas concordo com você que já considero a leitura necessária.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! A leitura é necessária para conscientização. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog