Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Espíritos de Gelo

LIVRO: Espíritos de Gelo

ANO DE LANÇAMENTO: 2011

AUTOR:  Raphael Draccon

EDITORA: Leya Brasil

NÚMERO DE PÁGINAS: 176

CLASSIFICAÇÃO: ★★★





Sinopse:

Espíritos de gelo é um livro que navega pelo tempo e investiga fenômenos mágicos. Resgata aspectos de culturas milenares ao passo que viaja pela contemporaneidade - envolvendo desde séries de TV e os mais novos roteiros de Hollywood a bandas de rock e suas histórias surpreendentes. Seus personagens vivem e revivem histórias que parecem... verdadeiras lendas urbanas.

Neste livro, nada, absolutamente nada, é previsível. Quais são os limites físicos e psicológicos de um ser humano? O que ele é capaz de suportar? Quem pretende entrar no universo de Espíritos de gelo e descobrir isso precisa se preparar para viver emoções intensas - pois quando amor, dinheiro e poder se misturam qualquer final pode ser trágico.





Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.





Se você espera encontrar nesse livro uma fantasia bem construída, você está errando de livro. Nesta obra, Draccon expõe outra faceta de sua escrita, onde sexo, violência e rock se misturam de uma maneira hegemônica. Esse não é um livro leve e bonitinho e, provavelmente, pode não agradar algumas pessoas.

Tudo começa quando um rapaz acorda preso em um ambiente insalubre, sendo torturado por pessoas um tanto quanto excêntricas. Os torturadores querem respostas; os métodos para consegui-las pouco importam. Socos, chutes, xingamentos, perfurações... Todas as torturas possíveis e imagináveis são utilizadas para que nosso protagonista fale. Porém, há um grande problema: ele não se lembra de seu passado.

Depois de muito apanhar, suas memórias parecem tentar voltar ao eixo. O protagonista começa a lembrar-se de alguns momentos, mesmo que desconexos. Porém, os torturadores acreditam que agressões fazem bem para a memória; então, a tortura se intensifica para que as lembranças se encaixem.

O livro é muito curto, então não me alongarei no enredo, evitando que spoilers sejam proferidos. Quando eu digo que o livro é curto, é muito mesmo. Ele tem apenas 176 páginas e a letra é enorme. Aparentemente, a fonte utilizada foi tamanho dezesseis. Ficou claro que a editora Leya deixou a letra enorme para ocupar mais espaço, a fim de que o livro não parecesse apenas um conto. Contudo o livro é um conto, se você não gosta de ler livro conto, é melhor procurar outro para lê-lo.

A escrita da obra é bem rápida e fluída, mas nada leve. As falas são repletas de agressões verbais e palavrões para todos os gostos. Até porque, querer um torturador pedindo por favor e usando por gentileza é, no mínimo, incompreensível. Logo, quem não gosta de cenas fortes e um linguajar mais vulgar pode não gostar da obra. Já aviso de antemão, para deixar os possíveis leitores avisados do que lerão pela frente.

Quanto aos personagens, conseguimos aprofundar bastante na personalidade do protagonista. A narração em primeira pessoa possibilita isso muito bem. Vemos seus defeitos, suas poucas qualidades e seus muitos erros. Através dele também conhecemos outros personagens, como sua namorada. Todos os personagens têm características bem peculiares, o que enriquece a obra.

Para quem gosta de rock, vai encontrar, nessa obra, diversas referencias às bandas clássicas desse gênero, como o Rolling Stones e o Black Sabbath. Além disso, o autor também demonstra conhecer bastante do cenário nerd, fazendo referências a essa comunidade e suas características.

Apesar da premissa da obra ser bem interessante, o desenrolar da obra não me agradou muito. Achei alguns aspectos muito exagerados e excêntricos. Por exemplo: muitos palavrões foram bem colocados, devido à construção dos personagens. Porém, outros parecem ter sido jogados despropositalmente no papel. Da mesma forma, foram colocados detalhes muito aprofundados sobre as bandas de Rock no livro. Não é o meu caso, pois gosto de quase todas as bandas mencionadas, mas, quem não é fã do gênero ficará literalmente sem saber do que os personagens falam.

Em geral, confesso que esperava mais da obra e achei o livro apenas mediano. Porém, continua sendo uma obra bastante recomendada para quem gosta da mistura de sexo, rock e violência em um só livro. Em resumo, Espíritos de Gelo é um livro raso em todos seus aspectos, mas mesmo com tais características consegue entreter o leitor. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!




Comentários

  1. Oiii Luciano

    Não conhecia esse livro do Draccon e realmente parece mais um conto, principalmente levando-se em conta que a editora até aumentou a fonte pra ganhar mais páginas. Eu não curto muito contos, e para ser bem honesta as obras desse autor me chamam pouquissimo a atenção. Dessa vez acho que vou deixar a dica passar.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! Se você não gosta de ler contos é melhor não lê-lo. Beijo!

      Excluir
  2. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Acredita que esse é o único livro do Draccon que ainda não li e depois da sua resenha vou deixar passar. Lerei em outra oportunidade, esse negócio de aumentar fonte não é comigo, seria mais fácil se publicasse como conto mesmo.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Vou bem, e você? Devo lhe dizer que você deu sorte em não ter lido este livro, provavelmente não iria lhe agradar pelos itens que mencionei na resenha. Beijo!

      Excluir
  3. Não conhecia essa outra faceta do Draccon, gosto mais dele em fantasia, que é o forte dele, aliás. Uma pena que esse livro não fluiu tão bem assim. E não tinha motivo de uma fonte tão grande para disfarçar um conto... era só assumir que era um conto e estava resolvido... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fabiano! Se você gosta deste tipo de obra com linguajar vulgar, provável que goste muito do livro. O livro é raso, contudo consegue entreter satisfatoriamente, sendo assim, para mim vale a leitura. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Este tipo de tamanho de fonte é ideal para quem possui problemas de visão. As editoras poderiam publicar livros com fontes maiores para este público leitor especificamente.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luciano!
    É raro eu ver livros que citem tortura ou palavrões em excesso. Confesso que esse me pareceu bem estranho. O título tem algo a ver com a história? Espíritos de gelo por serem personagens "frios"?
    Ótima resenha. Aprecio como você cita cada ponto na hora de avaliar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maju! O título refere-se aos personagens cruéis e sem coração presentes neste livro, sendo assim "Espíritos de Gelo" é um título mais do que apropriado à obra. Que bom que a resenha lhe agradou. Abraço!

      Excluir
  7. Oi!
    Eu tenho uma amiga que é fã nº 1 do Draccon e por influência dela tenho curiosidade em ler algum livro do escritor, já que sou fã de literatura fantástica, todavia já sei que não irei começar por esse exemplar. Ainda não havia ouvido falar em Espíritos de Gelo e caso goste dos outros livros do autor posso até vir a dar uma oportunidade a este.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andy! Draccon possui muitos livros bons de serem lidos, mas este aqui é o que menos gostei dele, embora o livro não seja ruim, mas deixou a desejar. Abraço!

      Excluir
  8. Oi Luciano, tudo bem?
    Eu já não tinha uma boa impressão da obra, e lendo sua resenha ela se confirmou.
    Vi prints desse livro como memes no Twitter e achei fraquíssima a construção das cenas, especialmente as sexuais.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Vou bem, e você? O livro é bastante raso, mas dá para o leitor se entreter satisfatoriamente. Beijo!

      Excluir
  9. A proposta do livro é muito tentadora. Eu gosto muito desse tipo de leitura. Provavelmente eu teria alguma dificuldade para gostar totalmente do livro por alguns aspectos que você mencionou, mas poderia vir a ser uma leitura agradável.


    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Quando puder leia-o, quem sabe essa obra possa lhe agradar por completo. Abraço!

      Excluir
  10. Olá, Luciano.
    Eu sempre confundo esse livro com Sementes no Gelo e engraçado que não tem nada a ver os livros hehe. Eu tenho vontade de conhecer a escrita do autor, mas não será por esse livro. Vou levar em conta seu aviso e passar longe porque não gosto de cenas desse tipo nem de palavrões hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Comece por outro livro, certamente você gostará da escrita de Draccon. Abraço!

      Excluir
  11. Olá, Luciano!
    Como você está? Espero que esteja tudo bem por aí.
    Eu gosto muito de histórias que trazem referências musicais, inclusive se posso te recomendar um é De Música Ligeira, da Aixa de la Cruz.
    Realmente uma pena a leitura não ter sido tão boa, ainda mais com um enredo que tinha tudo para dar certo.
    Resenha incrível, como sempre.


    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Eduarda! Eu estou bem! E você? Eu não li este livro de Aixa de La Cruz. Agradeço a indicação, certamente a leitura deste livro me agradará. Que bom que tenha gostado da resenha. Beijo!

      Excluir
  12. Eu não curto muito esse autor haha acho bem forçado e uma tentativa de ser um Bukowski/Palahniuk brasileiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Não dá para compará-lo com Bukowski e Palahniuk haha. Abraço!

      Excluir
  13. Oi Luciano, tudo bem?
    Confesso que o título da obra me chamou muito a atenção. E gosto muito de contos, mas ao ler sua resenha percebi que não vou gostar tanto da obra, quem sabe um dia leio haha.
    Beijos!
    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Vou bem, e você? É um livro que deixou muito a desejar, no entanto consegue entreter satisfatoriamente. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog