Pular para o conteúdo principal

Poema: Olhos

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras!  Como estão? Hoje é dia de poema por aqui. Vamos conferir! Poema: Olhos Nos olhos se desvenda o universo.  Janelas da alma, fonte de emoção. Espelhos d'almas, razão de nosso verso. Repletos de mistérios, fogo e paixão. Olhos, abismo profundo e intenso. Revelam segredos, dizem a verdade. Expressando sentimentos com fluência. Cativando corações com fidelidade. No brilho dos olhos encontramos o amor. Intensidade pura, que nada pode esconder. É neles que se traduz a dor e amor. Refletindo as histórias de um ser. Olhos brilhantes, vivos e encantados. Expressam magia ao mero olhar. Criam conexões, laços apaixonados. Conduzem o desejo a se consumar. São janelas que captam o mundo lá fora. Absorvendo a beleza e o esplendor. Transmitem as cores da aurora. E o brilho das estrelas em seu fulgor. Nos olhos encontramos até mesmo a paz. A serenidade de um lago tranquilo. Um oásis em meio ao caos voraz. E que nossa alma encontra abrigo. Olhos que enfeita

Resenha: Sejamos Todos Feministas

 LIVRO: Sejamos Todos Feministas

ANO DE LANÇAMENTO: 2014

AUTORA: Chimamanda Ngozi Adichie

EDITORA: Companhia das Letras

NÚMERO DE PÁGINAS: 64

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★





Sinopse:

Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!’”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os

homens”. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé. 




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




Hoje este que vos escreve analisa um livro muito aclamado por toda crítica Brasil afora. Confira abaixo!

fe·mi·nis·mo (francês féminisme) – substantivo masculino: Movimento ideológico que preconiza a ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher ou a igualdade dos direitos dela aos do homem. [Definição retirada do dicionário]

A simples definição do termo feminismo deveria ser o suficiente para concordar com a autora no seguinte ponto: devemos sim ser todos feministas. Porém, infelizmente, não é bem assim que funciona. Na teoria, a maior parte defende a participação feminina na sociedade de maneira igual – excluindo fascistas como o Bolsonaro –, mas na prática, ainda tomamos atitudes que estimulam o patriarcado, a repressão das práticas de liberdade feminina e da livre defesa das ideias das mulheres. Pior, quando elas rompem a barreira social se organizam para desconstruir tais paradigmas, são taxadas de “vitimistas” ou “feminazis”, com uma absurda analogia ao nazismo. É irracional, mas real!

Nesta obra, que na verdade é a adaptação de um discurso, Ngozi Adichie demonstra como é a situação social na Nigéria e como é necessária uma prática feminista ativa para que haja a libertação do gênero feminino. Aponta que, em seu país natal, as mulheres ainda possuem uma vida de privação devido a determinadas práticas culturais. Ademais, ela trabalha a partir de suas memórias para apresentar como a mulher que tenta se libertar é estigmatizada e como o termo feminista, nesse contexto, é como uma afronta, um desaforo; acusar a mulher de ser feminista é como dizer que ela é uma terrorista cultural.

Apesar de curta, a leitura da obra é de suma importância. Através dela conseguimos perceber o quanto ainda é preciso evoluir em todo mundo através de uma prática de liberdade. Afinal, assinar um tratado da ONU comprometendo-se a defender o direito das mulheres é muito pouco. Como a autora bem aborda no seu texto, é necessário tratar a raiz cultural do problema. E como a desconstrução cultural é lenta e cotidiana, é necessária uma postura aguerrida diariamente, pois só assim superaremos o machismo institucionalizado no Brasil e no planeta.

O melhor de tudo é que, apesar de tratar de um assunto denso, "Sejamos Todos Feministas" possui uma linguagem simples e acessível ao leitor. Como a autora preocupa-se em ser entendida por todos os públicos, a sua escrita é bem direta. Ou seja, não é necessário ter tido qualquer contato com o feminismo anteriormente para que se consiga assimilar a mensagem. Esse detalhe é importantíssimo. Isso faz com que a obra seja uma boa pedida para adolescentes e adultos, homens e mulheres de todas as idades.

Em resumo, Sejamos Todos Feministas é um livro mais do que atual e que precisa ser lido por toda a sociedade. Ele não é solução para as diferenças de gênero no Brasil, mas é ao menos uma luz para que possamos entender melhor sobre o assunto, a partir da voz de alguém que sofre tal opressão. Sem dúvidas, obra recomendada! Se você não leu leia-o brevemente, pois a leitura além de tudo é enriquecedora. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!





Comentários

  1. Oi Luciano,
    Eu já li esse livro e gostei muito! Atual, necessário e que nos dá uma sacudida para cenas do cotidiano. Gostei muito!

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! O livro é excelente. Também gostei bastante da obra, pretendo ler outros livros da autora. Abraço!

      Excluir
  2. Oi, Luciano!
    Lendo a sinopse, me lembrei de um discurso da Emma Watson onde os organizadores do evento pediram que ela não usasse a palavra 'feminista'. É incrível como o termo é visto como algo repugnante, e como muitas pessoas ainda não entendem a ideia do movimento :(
    Ainda bem que existem livros como esse, que ensinam e mostram a realidade! Já salvei a dica :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Pois é. Quando puder não deixe de ler este livro. Abraço!

      Excluir
  3. Olá, Luciano.
    Eu ainda não consegui ler esse livro mas já está no meu kindle. Acredito que o problema está na falta de informação, ou na informação errada porque muita gente ainda acredita que o feminismo é o contrário de machismo. E quem sabe o que é finge igual fazem com o racismo. Mas é aos poucos que vamos mudar as coisas e esse livro é um ótimo começo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Quando puder não deixe de o ler, você vai gostar do livro. Abraço!

      Excluir
  4. Volta e meia vejo esse livro lá na Amazon, mas nunca li, por não ser muito meu estilo de leitura. Mas gostei de saber mais sobre ele e deve mesmo seu uma leitura incrível!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! Quando tiver a oportunidade não deixe de ler este livro, certeza de que você gostará da leitura. Abraço!

      Excluir
  5. Oi, Fabiano! O livro é muito bom e essencial para a sociedade contemporânea. Quando puder leia-o, você se agradará da leitura. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luciano!
    Ótima resenha. Concordo com o comentário acima do Fabiano, muitas coisas do movimento se deturparam no meio do caminho devido ao extremismo. Mas o movimento em si tem um ideal mais do que necessário e talvez essencial pra que nossa sociedade evolua - todos nós em conjunto (tanto os homens como as mulheres, até porque o machismo interfere diretamente na vida dos homens também).
    Estou com o livro salvo no meu Kindle mas não cheguei a ler ainda. Vou conferir.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maju! Livros como este precisam ser lido pelos leitores para se informarem sobre o feminismo, pois muita gente não sabe o que é, infelizmente. Quando puder leia o livro, certamente você irá gostar. Que bom que a resenha lhe agradou. Abraço!

      Excluir
  7. Oi, Luciano. Tudo bem?
    Que resenha maravilhosa e concordo, não é uma solução, mas é uma luz e uma porta para começarmos a compreendermos o feminismo e respeitar as mulheres e o movimento.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa vou bem e você? Que bom que gostou da resenha. O livro é excelente. Beijo,

      Excluir
  8. Oi Luciano, tudo bem?
    Sem palavras pra como é bom ver um homem resenhando e enaltecendo essa obra maravilhosa e e esse assunto relevante. Parabéns por dar espaço ao tema e obrigada por se colocar ao nosso lado na luta. Esse livro é fantástico e meeega ilustrativo pra evidenciar as desigualdades de gênero.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri vou bem e você? Este livro é fantástco e precisa ser lido por toda sociedade leitora. Beijo!

      Excluir
  9. Oi, Luciano Tudo bem?
    Minha nossa, esse livro tem que ser estudado mesmo. Esse é um dos assuntos mais atuais também discutidos nas escolas, tu nem imagina quanto alvoroço dá um debate desse assunto. É inacreditável como a cultura patriarcal machista permanece, mesmo com anos as mulheres batendo na mesma tecla. Pelo menos vemos que evolui para mais pessoas apoiando a causa.
    Esse livro tem que estar em todas as bibliotecas das cidade. Quanto mais jovens souberem da história da autora, mais poderemos fazer a diferença, lembro que quando adolescente eu não dava bola pra esse assunto, só quando algo chocante acontece bem na nossa frente, faz a gente despertar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! Vou bem e você? Seria essencial ver o livro nas bibliotecas das escolas. Há muita desinformação quanto a este assunto, infelizmente muitas pessoas nem sabem o que de fato é o feminismo. Abraço!

      Excluir
  10. Acho incrível que essa obra seja gratuita na Amazon. Também recomendo bastante por ser um tema de extrema importância e que precisa ser comentado.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Quanto mais pessoas lerem o livro melhor, pois além de a obra ser excelente, ficarão informados e conscientes sobre este assunto. Abraço!

      Excluir
  11. Oi
    essa leitura desperta meu interesse, parece ser uma obra essencial para todos, ainda mais para aqueles que veem o feminismo maus olhos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Quando puder leia-o, você irá se agradar da leitura, pois o livro é grandioso, embora seu tamanho físico seja diminuto. Abraço!

      Excluir
  12. Essa é minha próxima leitura! Fiquei ainda mais ansiosa depois que li sua resenha rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby! Você irá gostar da leitura deste livro. Que bom que gostou da resenha. Abraço!

      Excluir
  13. Oi Luciano,
    Gostei muito desse livro justamente pelo seu tamanho e escrita mais "didática", acho que pode ser uma boa opção para pessoas que querem começar a entender mais sobre o movimento, já que essa foi a minha intenção quando comecei a ler, e funcionou muito bem.
    Bela resenha, fico feliz que tenha aproveitado o livro!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! O livro é bastante esclarecedor. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  14. Chimamanda traz o tipo de leitura que deveria ser obrigatória a todos nós, no bom sentido.
    Não somente por isso do feminismo(o real),mas pelo grito de liberdade e igualdade que ela emana de suas letras!
    Uma mulher!!!Com tudo que tem direito!
    Beijo, Luciano!

    Angela

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Como não amar Chimamanda? Impossível, a mulher é uma deusa. Acho que a leitura dos livros dela deveriam ser implementadas nas escolas, quem sabe assim a próxima geração não reproduz esses atos horrendos que vivenciamos hoje em dia, né?!
    Eu amei sua resenha.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Eduarda! Não tem como não amá-la. Deveriam ser implementados nas escolas sem dúvida. Que bom que a resenha lhe agradou. Beijo!

      Excluir
  16. Oi, Luciano

    Parabéns por trazer um livro com a temática para o seu blog. Quisera eu que todos os homens do mundo tivessem essa boa visão que você conseguiu ter do tema com o auxílio da Chimamanda. E me deu um imenso prazer você ter chamado o Bolsonaro de fascista! hahahaha Ainda temos muito chão para percorrer, ser mulher não é fácil, por isso precisamos sempre de pessoas como você, que procuram entender o que buscamos e como buscamos. <3

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! É um longo caminho para as mulheres percorrerem, mas com livros como este certamente ajudarão muitos homens a entender o verdadeiro significado de feminismo. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog