Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fumaça Branca

LIVRO: FUMAÇA BRANCA ANO DE LANÇAMENTO: 2022 AUTORA: TIFFANY D. JACKSON EDITORA: SEGUINTE NÚMERO DE PÁGINAS: 320 CLASSIFICAÇÃO: ☆☆☆☆☆ Sinopse Seguinte: Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… ou pode?  Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de resenha por aqui. Vamos conhece

Resenha: Pangea - Série Cativos #1

 LIVRO: Pangea - Série Cativos #1

ANO DE LANÇAMENTO: 2019

AUTORA: Aelita Lear  

EDITORA: Independente

NÚMERO DE PÁGINAS: 252

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★





Sinopse

Vo.misa Ca.asi mora em Pangea, uma instalação subterrânea que permite a sobrevivência da raça humana, já que o mundo foi desolado pela radiação proveniente da Terceira Guerra Mundial. Mas não é só isso que mudou o mundo. Agora ele é um só continente, não existem mais fronteiras e não tem mais onde se possa fugir. Ela nunca reclamou de ser classificada como a Classe mais baixa, os Bax, muito menos pensou em sair de sua zona de conforto. Sempre pensou que tudo estava organizado da forma que deveria ser. Até agora. 

Vários acontecimentos serão capazes de mudar sua concepção do mundo, fazendo-a questionar sobre a necessidade de ser dividida em Alt, Med e Bax, além da necessidade de viver confinada no subsolo. Vo.misa descobre que sua Sociedade tem em seus alicerces uma série de segredos, que não pode e não deve confiar em ninguém, nem mesmo em si mesma. Nesta jornada, Vo.misa irá aprender o valor da amizade, do amor e da capacidade questionar o que aparentemente é perfeito.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




Livros distópicos costumam me agradar positivamente, e este aqui não foi diferente. Quer saber os motivos? Confira abaixo! 

A obra conta a estória da Vo.misa, que mora numa instalação subterrânea que protege a raça humana da radiação provocada pela terceira guerra mundial. 

As regras das classes presentes no livros são rígidas e, se não cumpridas há punição para o,  infrator. A população se vê num beco sem saida, pois não há meios para fuga em Pangea. Contudo alguns se rebelam e a aventura tem início. 

Porém após a fulga de sua melhor amiga Ren (devido a lei de filho único, em uma tentativa de poupar a família) e depois de descobrir que sua mãe participava de uma rebelião que desejava expor os segredos do governo Alt aos demais, Vo.misa percebe que a realidade na qual se acostumou a viver é uma mentira. Com a ajuda de Er.rol, um Alt apaixonado por Vo.misa que é uma Bax, eles decidem sair de Pangea, descobrindo assim os mistérios de sua civilização. Partindo dessa premissa cativante e envolvente Aelita cria um livro para lá de surpreendente e verossímel, embora seja ficção científica. É surpreendente porque os acontecimentos contidos ao longo das páginas são coesos, mas com novidades que se sucedem ao virar das páginas, enganando completamente o raciocínio lógico do leitor. A verossimilhança inserida no enredo se dá principalmente na capacidade e inteligência da autora de mostrar a realidade factível de nossa sociedade contemporânea num futuro adiante e diferente. Junto de as sucessivas reviravoltas que o livro possui, temos uma leitura dinâmica e fluida, pois a escrita de Lear é envolvente, embora não seja uma escrita detalhista, ela é leve e imersiva. A divisão de partes do livro também  foi um acerto por parte da autora, pois desta maneira não há um arrastamento durante toda a narrativa. As quatro partes do livros são divisões acertadas pela sua criadora. A conexão dos personagens e da protagonista geram reflexões importantes ao leitor. A protagonista e as demais personagens foram muitíssimo bem construídos, somos capazes de sentir suas dores e aflicões e, embora nem sempre concordamos com as suas decisões, podemos entende-las. A protagonista foi que mais me agradou, muito embora os outros também não devam nada a personagem principal da obra. Ademais é uma leitura brutalmente reflexiva, pois mostra-nos claramente até onde o homem pode chegar com o seu egoísmo irrascível. Outro ponto importante do livro que devo mencionar é o fascinante universo criado pela autora. Lear usou de vários elementos para dar vida ao mundo que ela criou de forma magistral, dando ao enredo sincronismo que impressiona. É espantoso pensarmos neste universo futuramente para a raça humana, contudo é bastante factível, se pensarmos em tudo que ocorre com o planeta ultimamente causado pela raça humana. Diante de todos os aspectos mencionados, resta-me indicar a obra. Recomendo! Em resumo, Pangea é um ótimo livro inicial que consegue surpreender, mesmo não tendo algo tão inovador na premissa base do enredo da obra. Se você gosta de ficção científica, este livro irá lhe agradar por completo. Tenho certeza de que você se surpreenderá com a leitura! Se arrisque nesta obra grandiosa. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!



Comentários

  1. Muito obrigada por sua resenha! Fiquei muito contente ao ver meu livro sendo analisado tão profundamente por você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Gaby! Eu que agradeço pela confiança. Parabéns pelo seu livro, a obra é maravilhosa, fico muito feliz em saber que a resenha lhe agradou. Abraço!

      Excluir
  2. Uau! Uma ficção científica dessas! A autora tá de parabéns, não tem como não ficarmos curiosos. Minha cabeça virou um turbilhão de pensamentos depois dessa resenha haha Iniciando por: Caramba, após a Terceira Guerra Mundial, e minha nossa, deve haver muitos contritos e rancor uma sociedade reunida desse modo.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! A obra é um espetáculo. Se puder leia-o, você irá amar a leitura, se surpreenderá e ainda gerará em você reflexões profundas. A autora é muito talentosa, ela está de parabéns. Abraço!

      Excluir
  3. Oi Luciano, eu também adoro uma distopia e essa ainda tem ficção científica, isso já me desagradou um pouco, mas fiquei muito curiosa para conhecer mais, talvez dê uma chance para a obra!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Espero que você dê uma chance ao livro, pois é um livro nacional maravilhoso. Beijo!

      Excluir
  4. Oi, Luciano

    Eu gosto muito de histórias distópicas e melhor ainda por ser um nacional.
    Achei o cenário bem interessante e os nomes muito criativos, despertou minha curiosidade. Sempre é interessante quando os autores conseguem fazer essa analogia com a nossa sociedade para nos fazer pensar sobre como seria um futuro assim. Tô muito atolada de leituras no momento, mas vou guardar o nome para ler quando puder.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Este livro aqui é espetacular, se tiver a oportunidade não deixe de conferir esta leitura. Beijo!

      Excluir
  5. Oi, Fabiano! Que bom que a indicação lhe agradou. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. OIe Luciano!

    Eu confesso que não é muito meu estilo de leitura, PORÉM sua resenha foi super positiva! E parece que a autora acertou a construção, então acho que daria uma chance se tiver a oportunidade sim :D
    Faz tempo que não leio algo do tipo, então acho que sairia da zona de conforto e ainda por cima veria algo bem diferente... Essa parte de classes me lembrou o livro de um amigo, Espelho dos Olhos. Já ouviu falar? Mas é outra coisa no caso do livro dele...

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! Se o ler certamente irá gostar da leitura, pois é um livro espetacular. Sobre sua pergunta em relação ao livro citado por você eu conheço a obra, porém não li. Beijo!

      Excluir
  7. Oi, Luciano!
    Fiquei surpresa pela obra ser nacional! Quase não vejo literatura scifi brasileira, e é sempre uma grande surpresa quando encontro uma :D
    Adorei a premissa e com certeza vou querer ler, principalmente depois de sua resenha.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! É um livro nacional maravilhoso. Espero que você possa ler, certamente gostará do livro. Abraço!

      Excluir
  8. Olá, Luciano.
    Acho que deveriam caprichar mais na capa porque por ela eu nem leria a sinopse hehe. Mas me interessei pleo enredo. Eu gosto muito de livros de distopias e faz tempo que não leio nenhum.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Quando puder leia-o, você irá gostar da leitura. Abraço!

      Excluir
  9. Oii, como vai?

    Apesar de eu não ter gostado tanto assim da capa, curti demais a premissa. Tem muita coisa que eu gosto em uma leitura e de quebra, ainda é nacional! *-*

    Abraço ♥
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Vou bem e você? É um livro excelente, você vai se surpreender com a leitura. Abraço!

      Excluir
  10. Uau, você elogiou tão bem a obra que me deixou muito curiosa para conhecer.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Leia-o, você vai se surpreender com este livro. Abraço!

      Excluir
  11. Oi
    parece ser interessante, mas achei os nomes dos personagens diferentes, deve ser difícil de pronunciar.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! A obra é interessante, você irá gostar de conhecer suas personagens e a estória é excelente. Abraço!

      Excluir
  12. Eu não conhecia a obra, mas fiquei bastante curiosa, eu adoro distopias e a premissa dessa me interessou. É muito bom quando nos deparamos com uma construção bacana da história. Adorei a resenha!!!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Se você gosta de distopias esta aqui irá te satisfazer por completo. Que bom que a resenha lhe agradou. Beijo!

      Excluir
  13. Revisaste esta distopía de buena manera, lo que me motivó a leer el libro. Gracias por su recomendación.
    Saludos

    ResponderExcluir
  14. Olá, Luciano!
    A cada resenha você traz algo novo, um gênero diferente do anterior. Imagino que sua estante de livros deve ter de tudo um pouco, a minha também é assim! Kkkk
    Ótima resenha, sou muito curiosa pra ler gêneros distópicos. Acho que temos de estar bem preparados pra eles.
    Uma vez vi um filme (que inclusive faz tanto tempo que não lembro o nome) em que a história era parecida, mas era mais voltado pra suspense.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maju! Sim minha estante tem variados gêneros literários e, embora eu tenha minhas preferências, gosto de ler de tudo um pouco. Que bom que gostou da resenha e, se puder leia este livro, pois é muito esclarecedor e maravilhosamente bem construído. Abraço!

      Excluir
  15. Oiii Luciano

    A resenha ficou incrivel e embora o livro não traga nada de tão inovador, a premissa é legal e parece mesmo ser uma leitura que vale a pena. Não conhecia, adorei a capa e fiquei bem curiosa para conferir.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! A obra é maravilhosa, se puder leia o livro. Que bom que gostou da resenha. Beijo!

      Excluir
  16. Parece ser um livro muito interessante.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo nesse período, temos dois novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson! O livro é excelente. Bom fim de semana. Abraço!

      Excluir
  17. Eu não li tantas distopias, mas as que li me agradaram muito! Sua resenha me deixou interessada e eu achei a capa um arraso!

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Este aqui irá lhe agradar, caso você venha a ler o livro, pois a estória e todo o contexto são maravilhosos. Eu também gostei desta capa, embora não ache ela um arraso. Abraço!

      Excluir
  18. Gente, que livro fantástico! Já quero para mim! Eu amo scifi e esse livro me deixou curiosa, por falar da deriva continental. Expectativas foram criadas aqui... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Você irá amar este livro, pois é uma ficção científica nacional grandiosa. Eu adorei este livro. Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog