Pular para o conteúdo principal

Poema: Vacuidade

Olá, caros leitores e caríssimas leitoras! Como estão?  Hoje é dia de poema por aqui. Vem conferir! Poema: Vacuidade No mundo da vacuidade eu me encontro. O vazio permeia cada canto do meu ser. A ausência de sentido me invade e confronto. Uma alma perdida sem nada a querer. Dentro dessa vastidão desprovida de luz. Sinto-me aprisionado numa existência sem brilho. A busca por propósito é uma luta árdua e confusa. Pois tudo ao meu redor se desfaz em restos de entulho. Quanto mais eu busco, mais vazio encontro. Pois a vacuidade é uma companheira constantemente presente. Nada preenche minha alma e meu desespero é um afronte. Perdido em um labirinto sem saída aparente. Vacuidade, cruel e desolada. Como posso escapar desse abismo sem fim? Sinto-me como um ator num palco sem plateia. Representando uma farsa vazia para mim. Mas no âmago desse vácuo, sutilmente. Percebo que a vacuidade é parte da jornada. É nela que encontro a oportunidade. De me redescobrir e criar minha própria estrada. Pois n

Resenha: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

 LIVRO: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres

ANO DE LANÇAMENTO: 2008

AUTOR:  Stieg Larsson

EDITORA: Companhia das Letras

NÚMERO DE PÁGINAS: 522

CLASSIFICAÇÃO: ★★★★★♦





Sinopse:

Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.

Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.

Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.




Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.




Mikael Blomkvist, um dos nossos 

protagonistas, sofreu um processo por difamação e acabou sendo condenado. Isso o colocou em xeque, tanto em relação à sua investigação quanto em relação à sua revista, a Millennium. Por isso, ele se afasta por um tempo do periódico e acaba aceitando um convite de investigar um possível assassinato da sobrinha de um milionário. Nessa investigação, Mikael acaba tendo a vida entrelaçada com a de Lisbeth, uma jovem com uma mente genial. Juntos, eles tentarão resolver o grande enigma.

Partindo dessa premissa, Stieg Larsson cria uma obra intensa, bem construída, cheia de mistérios e com personagens profundos e bem construídos. Uma obra intensa porque vai além do que os romances policiais costumam ir. Nessa obra, Larsson aborda outros aspectos sombrios da sociedade, como as agressões que as mulheres continuam sofrendo.

O enredo é bem construído porque o autor consegue unir os diversos aspectos da obra, tanto criminais quanto os sociológicos, com perfeição. Ele consegue aproveitar bem o ambiente, além dos personagens secundários. Ademais, merece destaque pelos diversos mistérios que circundam a obra, tanto em relação ao crime quanto em relação aos protagonistas, em especial a Lisbeth. Ela é uma figura central, única, potente, mas com um passado tão nublado, ou mais, do que o crime investigado.

Quantos aos personagens, raramente se encontram por aí, em livros de suspense, protagonistas tão bem construídos. Nesse quesito, Lisbeth novamente chama a atenção. Mikael é bom, mas Lisbeth é incrível. Ela é uma das protagonistas femininas mais valorizadas, bem construídas e retratadas da literatura policial, mostrando, desde o título, a importância que o autor dá às mulheres, valorizando-as dentro do enredo e denunciado as mazelas que elas sofrem na sociedade.

Além do enredo complexo e bem desenvolvido, a obra chama atenção para as nuances milimetricamente inseridas no livro, contribuindo para uma leitura agradabilíssima.

Em resumo, Os Homens que Não Amavam as Mulheres é um suspense complexo, bem construído e que retrata aspectos sociais, o que faz que a obra esteja bem acima da média. Uma obra obrigatória para todo amante de suspense. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!


Comentários

  1. Oi, Fabiano! Eu sinceramente não sei informar-lhe com precisão se saiu o livro seguinte. O que posso garantir é que, este livro inicial é estupendo. Se puder leia-o, certamente irá lhe agradar completamente. Eu particularmente prefiro o livro ao filme, muito embora o longa metragem seja de excelência também. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Uau, esse livro parece ser um dos melhores romance policiais. Costumo gostar muito desse tipo de livro, só me arrisco menos à essa leitura, mas vou me lembrar dele.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! O livro é maravilhoso. Se você gosta deste gênero vai adorar a obra. Abraço!

      Excluir
  3. Uma outra pessoa terminou o 4º livro que o autor deixou incompleto, quando faleceu. ;)

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li esse livro, mas conheço pessoas que amam. É uma pena que o autor tenha falecido antes de ver terminar a quadrilogia.

    Parabéns pela resenha!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Quando você puder leia esta obra, certamente você irá se agradar da experiência que este livro lhe proporcionará. Uma pena memo Stieg ter falecido antes de finalizá-la. Que bom que a resenha lhe agradou. Beijo!

      Excluir
  5. Obrigado pela informação Fê. Não sabia que outro autor terminou o que Stieg Larsson iniciou.

    ResponderExcluir
  6. Oie Luciano!

    MInha mae achou num bazar baratissimo, mas ainda não tive a oportunidade de ler - acho que a sua resenha é um sinal. Uma amiga tambem leu e super indicou
    E que legal que tem personagem valorizada e um suspense interessante e que desenrola bem!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâmela! Que bom que sua mãe encontrou-o barato. Quando puder você e sua mãe leiam este livro, pois é uma leitura maravilhosa. É uma das melhores obras de suspense que já li em minha vida. Beijo!

      Excluir
  7. Eu amo uma trilogia! Eu li os três primeiros livros que Stieg nos deixou. Mas me recuso a ler(acho que são mais três livros que foram lançados) depois de sua morte.
    Sabe quando você pensa que ali, naquele terceiro livro, tudo já havia terminado quando as letras do autor deixaram de existir ao menos, no papel físico?
    Eu amo Lisbeth e a acho uma personagem incrível!
    Prefiro ficar com essa imagem.
    Beijo, Luciano!!!!

    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! Entendo! A personagem Lisbeth é incrível. Beijo!

      Excluir
  8. Olá, Luciano.
    Eu amei esse livro. A trilogia é incrível. Mas não quis ler os outros que estão publicando escritos por outro autor. A Lisbeth sem dúvida é o destaque e é minha personagem favorita de romances policiais.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! O livro é incrível. Lisbeth dispensa comentários, que personagem incrível. Ela sem dúvida é um dos destaques da literatura de romance policial. Abraço!

      Excluir
  9. Tenho todo meu amor por esse livro. Gostei bastante e foi um dos primeiros livros policiais que li. A Lisbeth me conquistou totalmente.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! O livro é maravilhoso não é! Existe meio de não gostar da Lisbeth? Abraço!

      Excluir
  10. Oi
    eu já tive muita vontade de ler esse livro, pois já li tantos elogios e parece ser um suspense de arrancar o folego, mas acabei deixando de lado que a vontade foi passando, que bom que gostou e apreciou a leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! A obra é espetacular. Se o ler irá adorar o livro. Abraço!

      Excluir
  11. Oi, Luciano!
    Nossa o título é super chamativo haha, só por ele já fiquei curiosa! Estou procurando ler coisas mais leves ultimamente, mas mesmo assim achei a premissa super interessante :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! O título do livro é bastante chamativo, seu conteúdo é ainda melhor. Quando já estiver lendo obras mais densas, leia este livro. Certamente você irá amar a leitura. Abraço!

      Excluir
  12. Oiii Luciano

    Eu tenho o primeiro e o segundo livro dessa série que peguei numa troca e estou bem curiosa pra ler porque a trama parece mesmo ser super bem elaborada e intrincada, além disso,, essa série é sempre recomendada e o gênero tem me agradado bastante ultimamente.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! Aproveite a leitura, pois a obra é esplêndida. Você irá se agradar do livro. Beijo!

      Excluir
  13. Oii, como você tá?

    Eu ganhei esse livro mas ainda não tive a oportunidade de o ler, nem ao menos cheguei a assistir aos filmes porém essa obra tá na minha listinha de leitura para 2020. Desse ano não passa kkk
    Ainda mais sabendo que é um livro tão bom.

    Abraço ♥
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa vou bem! Que bom que você tem este livro, pois assim, quando tiver a oportunidade você irá se agradar da obra. O livro é maravilhoso. Abraço!

      Excluir
  14. Esse livro tá na minha lista já faz um tempo, espero lê-lo em breve. Parece ser muito instigante, adoro romance policial. Adorei a resenha!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Quando puder não deixe de conferir a obra. Você irá adorar o livro. Que bom que a resenha lhe agradou. Beijo!

      Excluir
  15. Poxa, eu me arrependo amargamente de ter deixado a chance de comprar esse livro passar. Eu estava com ele em minhas mãos, mas fiquei com receio de não gostar. Depois assisti o filme e amei. Daí bateu o arrependimento, pq o livro com certeza deve ser melhor ainda!


    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! O filme é excelente também, mas eu prefiro o livro. Você ainda pode adquirí-lo e o ler futuramente. Abraço!

      Excluir
  16. Faz um tempo que eu quero ler, mas parece que a sinopse não é suficiente para entender o livro rsrs. Gostei da sua resenha, ela me deu um novo olhar sobre o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby! Quando você o ler certamente irá gostar da leitura, pois é um excelente livro. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog